Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa da Renda
Designação
DesignaçãoCasa da Renda
Outras Designações / PesquisasCasa da Renda (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Figueira da Foz/Alhadas
Endereço / Local
LATITUDE LONGITUDE
40.192625-8.791999
DistritoCoimbra
ConcelhoFigueira da Foz
FreguesiaAlhadas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaEdital n.º 41/05 de 13-01-2005 da CM da Figueira da Foz
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada no centro da povoação de Alhadas, circundada por um espaço arborizado com muro, a Casa da Renda é uma habitação de cariz agrícola que se encontra num avançado estado de ruína. As estruturas edificadas organizam-se numa planta irregular em V, com pátio intermédio, que se implantam num terreno triangular, do qual ocupam duas faces.
O edifício localizado a oeste divide-se em dois andares, tendo entrada para o piso térreo através de uma porta larga de verga curva, com corredor de acesso ao pátio. Para o andar superior é necessário subir a escadaria lateral, protegida por alpendre com varandim assente em arcaria, pelo qual se acede ao vestíbulo, e, de imediato, a uma sala de grandes dimensões, onde se albergou originalmente um celeiro. A este compartimento corresponde, no piso térreo, uma outra sala com abóbada de nervuras e colunas, que deverá ter funcionado como lagar.
O pátio permite novos acessos ao piso superior, também por escada lateral, e no corpo seguinte encontram-se as cozinhas e outras dependências que foram já muito alteradas, mas que exibem tetos de estuque. Ainda no pátio, destaca-se um poço de pedra.
História
A Casa da Renda de Alhadas é um antigo celeiro que teve como função, até ao século XVIII, armazenar os géneros que o povo da localidade pagava ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. A denominação advém do facto dos monges não fazerem uma cobrança direta, tendo os rendeiros como intermediários entre o mosteiro e a população.
O Couto de Santa Cruz era o mais poderoso da região durante a época medieval e, apesar de ter perdido parte dessa importância a favor da Universidade de Coimbra, já no século XVI, o mosteiro manteve grande parte dos domínios territoriais do Mondego até à centúria de Setecentos, tendo mandado construir vários celeiros em determinadas localidades da região para guardar os produtos agrícolas que lhe eram pagos - as rendas.
Um deles foi precisamente este da freguesia de São Pedro de Alhadas, que integrava o referido couto desde o século XII, não se conhecendo, no entanto, a data da sua edificação primitiva. No entanto, é possível reconhecer, na sua arquitetura depurada e de cariz utilitário, algumas intervenções já dos finais da época moderna, como a da sala do antigo lagar, talvez do século XVIII, e a decoração de algumas das salas do segundo corpo, com trabalhos em estuque.
Apesar do avançado estado de ruína em que se encontra a Casa da Renda, esta é, sem dúvida, um importante testemunho do poder e da organização senhorial que os Crúzios de Coimbra detiveram até à extinção das ordens religiosas.
A Casa da Renda de Alhadas foi classificada como de interesse municipal em 2005.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Regime senhorial, sociedade e vida agrária: o Mosteiro de Santa Cruz e a região de Coimbra (1700-1834), Tese de dout. apresentada à Fac. de Letras da Univ. de CoimbraNETO, Margarida SobralEdição1991Coimbra
Processo de Classificação da Casa da Renda, IPPAR/DRCEdição2004Coimbra

IMAGENS

Casa da Renda - Interior: moldura circular da decoração em estuque do tecto de uma sala (CMFF, 1996)

Casa da Renda - Fachada posterior norte virada ao jardim (CMFF, 1996)

Casa da Renda - Interior: pormenor de decoração em estuque de um canto do tecto de uma sala (CMFF, 1996)

Casa da Renda - Fachadas Oeste e Norte na sua articulação com o jardim (CMFF, 1996)

Casa da Renda - Zona alpendrada de acesso ao primeiro andar com balaustrada de anteparo que enquadra o arco abatido do portal de entrada no piso térreo (CMFF, 1996)

Casa da Renda - Vista lateral

Casa da Renda - Vista lateral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt