Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da Misericórdia de Caminha
Designação
DesignaçãoIgreja da Misericórdia de Caminha
Outras Designações / PesquisasIgreja da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Caminha/Caminha (Matriz) e Vilarelho
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo Calouste GulbenkianCaminha Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.876249-8.838212
DistritoViana do Castelo
ConcelhoCaminha
FreguesiaCaminha (Matriz) e Vilarelho
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 209/2019, DR, 2.ª série, n.º 54, de 18-03-2019 (ver Portaria)
Relatório final do procedimento aprovado por despacho de 14-12-2018 da diretora-geral da DGPC
Anúncio n.º 125/2018, DR, 2.ª série, n.º 142, de 25-07-2018 (ver Anúncio)
Despacho de concordância de 16-05-2018 da diretora-geral da DGPC
Parecer favorável de 2-05-2018 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de 14-10-2015 da DRC do Norte para a classificação como MIP
Anúncio n.º 92/2014, DR, 2.ª série, n.º 76, de 17-04-2014 (ver Anúncio)
Despacho de abertura de 14-02-2014 do diretor-geral da DGPC
Proposta de 28-01-2014 da DRC do Norte para a abertura de procedimento de classificação
Requerimento de classificação de 4-11-2013 da Santa Casa da Misericórdia de Caminha
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada na Rua Direita, no centro da vila, a Igreja da Misericórdia de Caminha desenvolve-se numa planta longitudinal retangular, composta pelos volumes da nave e da cabeceira, mais estreita. A esta adossa-se, no topo, a Casa do Consistório da irmandade. O templo exibe uma estrutura eclética, resultante de diferentes campanhas de obras executadas em épocas distintas.
A fachada principal, dividida em três registos, apresenta um projeto seiscentista com elementos de inspiração nórdica, integrando ao centro um portal quinhentista. Do lado esquerdo ergue-se a torre sineira, que exibe no piso térreo um arco de volta perfeita, abrindo para um pátio interno fechado por grades, e no piso intermédio uma fresta com moldura de pedra, sendo rematada por sineira vazada encimada por volutas.
No pano central do frontispício rasga-se o portal principal, de volta perfeita, enquadrado por alfiz retangular decorado por motivos lombardos, numa sequência de florões, bucrânios, seres híbridos, taças em gomos, cornucópias e águias, que repousam sobre putti. O arco é ladeado por dois colunelos decorados por pequenas caveiras, assentes em bases onde se insculpem uma harpia e duas serpentes em luta, e capitéis decorados com taças e motivos florais encimados por caveira. No extradorso do arco foram esculpidos dois medalhões com as imagens dos santos Cosme e Damião. Sobre o portal, no registo superior, rasga-se uma janela retangular com moldura de madeira. O conjunto é rematado por frontão triangular com nicho central ladeado por volutas em relevo, onde se alberga a imagem pétrea de Nossa Senhora da Misericórdia.
A fachada lateral esquerda apresenta uma loggia dupla, com arcadas no piso térreo e galeria assente sobre colunelos no superior, ao qual se acede por escadas edificadas na extremidade esquerda. No frontispício lateral oposto, que apresenta janelas retangulares no piso superior, encontra-se a porta transversal de acesso à nave, encimada por volutas, o volume saliente de uma das capelas laterais e o pano murário da cabeceira, recolhido e com janela de sacada no primeiro andar.
O espaço interior, de nave única coberta por teto de madeira em caixotões pintados com motivos de brutesco, é precedido por coro-alto de madeira pintada, em forma de U, com cadeiral dos mesários. As paredes são revestidas por lambril de azulejos estampilhados, azuis e amarelos, e do lado do Evangelho ergue-se o púlpito, em talha dourada. Em cada um dos lados foi erguida uma capela, em talha policromada.
Um imponente arco triunfal em talha abre para a capela-mor, sendo esta também coberta por azulejos de estampilha. O altar-mor e o respetivo retábulo são totalmente revestidos a talha policromada, de gosto barroco, albergando a imagem da Senhora da Misericórdia.
História
Instituída em 1516, a Misericórdia de Caminha fundou o seu templo próprio, com respetiva casa do consistório, no ano de 1551. A obra, dirigida por Cristóvão Gomes, prolongou-se até 1561, ano em que foi terminado o programa decorativo interior, no qual se integrava o coro alto executado por Pedro Gonçalves e a pintura da capela-mor, da autoria de Francisco de Padilha.
A fachada quinhentista foi alterada em 1650, mantendo, no entanto, o portal original; nessa mesma época edificou-se, também, a Casa do Consistório. Desta data datará, ainda, o revestimento azulejar do templo.
Por seu turno, o restante conjunto ornamental foi renovado na primeira metade do século XVIII; entre 1721 e 1723 foi executado o novo retábulo-mor, da autoria de António Rodrigues Fontes, e nos anos de 1733 e 1734 ergueram-se os retábulos laterais, executados por Manuel Coelho.
A Igreja da Misericórdia está em vias de classificação desde 2014.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPTorre do Relógio
Outra ClassificaçãoCentro Histórico de Caminha
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
André de Padilha e a pintura quinhentista: entre o Minho e a GalizaSERRÃO, VítorEdição1998Lisboa
"A igreja e as casas do consistório da Misericórdia de Caminha". 1.º Encontro das Misericórdias do Alto Minho, pp. 256 - 259CORREIA, Torcato AugustoEdição2001Viana do Castelo
Caminha e seu concelhoALVES, LourençoEdição1985Caminha
"Caminha através dos tempos. Igrejas, Capelas, Mosteiros e Conventos", Caminiana, nº2, pp.127-159SILVA, João M. F.Edição1980Caminha
As Casas da Misericórdia: confrarias da Misericórdia e a arquitectura quinhentista portuguesa. Tese de doutoramento.PINHO, Joana Maria Balsa Carvalho deEdição2013Lisboa

IMAGENS

Igreja da Misericórdia de Caminha - Planta com a delimitação do imóvel em vias de classificação e a ZGP em vigor (Já foi classificado)

Igreja da Misericórdia de Caminha - Planta anexa à portaria de classificação como MIM, com a delimitação e a ZGP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt