Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa e Quinta de Sá
Designação
DesignaçãoCasa e Quinta de Sá
Outras Designações / PesquisasCasa da Quinta de Sá (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Ponte de Lima/Sá
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Quinta de SáGalveia Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.773787-8.617147
DistritoViana do Castelo
ConcelhoPonte de Lima
Freguesia
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 108/2015, DR, 2.ª série, n.º 34, de 18-02-2015 (ver Portaria)
Declaração de retificação n.º 604/2013, DR, 2.ª série, n.º 97, de 21-05-2013 (retificou e republicou o anúncio anterior) (ver Declaração)
Anúncio n.º 20/2013, DR, 2.ª série, n.º 13, de 18-01-2013 (ver Anúncio)
Parecer favorável de 17-12-2012 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de 14-11-2012 da DRC do Norte para a classificação como MIP
Procedimento (indevidamente) prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Despacho de abertura de 23-12-2009 do director do IGESPAR, I.P.
Proposta de abertura de 21-12-2009 da DRC do Norte
Pedido de parecer de 3-05-2005 da CM de Ponte de Lima sobre a classificação como de IM
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSolar e quinta com construções que datam dos séculos XVII-XVIII. Configura uma casa senhorial típica da aristocracia rural da época, na Ribeira Lima, unindo a vertente residencial com uma exploração agrícola extensa e bem organizada (milho e vinha). O conjunto é constituído pelo solar e dependências anexas, incluindo capela, casa de caseiros, cavalariças, adega, eira, espigueiros, lagar e tanque, e pelos jardins, terreiros, lago e mata de carvalhos, para além dos campos de cultivo. A zona de habitação é cercada e acessível por diversos portais, um dos quais ostenta uma inscrição onde se pode ler que foi erguido por Dona Violante Pereira Pinto e seu marido, Dr. Tristão Pereira Pinto de Araújo de Azevedo, em 1714.
A casa principal, em granito, possui dois pisos, sendo o térreo mais antigo, certamente ainda seiscentista. O piso superior terá sido acrescentado no século XVIII, como sucedeu em muitas casas nobres do Minho, à medida que viam o seu património enriquecido com os proventos da exploração mineira no Brasil. No piso nobre pontuam três amplos salões, integrando ornamentos e mobiliário de época, que acusam campanhas decorativas mais recentes. O piso térreo, de onde parte a escadaria exterior em pedra, alpendrada e de um só lanço, que dá acesso à zona habitacional, tem tectos forrados a madeira. Sob este piso ficam as antigas cortes de gado.
O edifício da capela, anexo à casa principal, possui uma elegante fachada barroca, com portal de verga recta e frontão quebrado de volutas sob óculo quadrilobado, a eixo, e empena triangular com urnas e cruz central. O acesso à capela faz-se igualmente a partir do salão de entrada, com ligação directa ao coro alto. A capela é da invocação de Nossa Senhora da Conceição, encontrando-se a imagem estofada da virgem no seu interior, resguardada num interessante retábulo de talha, em estilo nacional.
O conjunto encontra-se em óptimo estado de conservação, após obras de reabilitação que souberam preservar o cunho original das construções e elementos decorativos. O edifício possui implantação privilegiada no terreno, de forma a dominar os campos de cultivo. Junto da casa fica a eira, construída em grandes lajes de granito, e ladeada por dois espigueiros. As dependências agrícolas e casa dos caseiros são igualmente em granito da região, e o lagar e adega estão completos, conservando traves e madeiramentos, maquinarias, pipos, talhas, medidas de cereais, charruas, e muitos outros artefactos agrícolas. Junto da adega fica o grande tanque de rega, de espaldar, que comunica com outro mais pequeno, junto dos campos de cultivo. A casa é rodeada por jardins com um pomar de laranjas, e por um largo terreiro nas traseiras, formado pelos corpos da casa e da adega, de onde parte uma alameda de oliveiras. A mata estende-se na lateral da quinta, sendo formada por um núcleo original de vetustos carvalhos e sobreiros, para além de algumas árvores mais recentes.
A casa está ligada à figura de António Pereira Pinto de Araújo de Azevedo, tetraneto do primeiro senhor de Sá, nomeado Conde da Barca por D. João VI poucos anos após ter acompanhado a Família Real na fuga para o Brasil, onde exerceu diversos postos políticos da maior importância.
Sílvia Leite / DIDA / IGESPAR, I.P. / 2009
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens12
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Casa e Quinta de Sá - Portão

Casa e Quinta de Sá - Espigueiro

Casa e Quinta de Sá - Vista geral da casa

Casa e Quinta de Sá - Anexos

Casa e Quinta de Sá - Relógio de sol

Casa e Quinta de Sá - Planta com a delimitação do bem em vias e da respetiva ZP (já foi classificado)

Casa e Quinta de Sá - Escadaria de acesso principal

Casa e Quinta de Sá - Interior do lagar

Casa e Quinta de Sá - Tanque

Casa e Quinta de Sá - Tanque

Casa e Quinta de Sá - Fachada principal da casa e capela

Casa e Quinta de Sá - Planta com a delimitação e a ZGP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt