Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Lagar de Azeite do Pinhalzinho, na Quinta do Pinhalzinho
Designação
DesignaçãoLagar de Azeite do Pinhalzinho, na Quinta do Pinhalzinho
Outras Designações / PesquisasLagar de Azeite do Pinhalzinho / Lagar de Azeite da Quinta do Pinhalzinho (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Seixal/Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Quinta do PinhalzinhoAldeia de Paio Pires Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.6216-9.07958
DistritoSetúbal
ConcelhoSeixal
FreguesiaSeixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaEdital 06/2001 de 27-04-2001 da AM do Seixal
Deliberação de 27-04-2001da AM do Seixal a aprovar a classificação como de IM
Deliberação n.º 271/2001 de 4-04-2001 a aprovar a classificação como de IM
Em 12-10-2000 foi dado conhecimento do despacho à CM do Seixal
Despacho de concordância de 20-09-2000 do vice-presidente do IPPAR, com o consequente arquivamento do procedimento de classificação de âmbito nacional
Proposta de 19-09-2000 do Departamento de Estudos do IPPAR para a não atribuição de uma classificação de âmbito nacional
Em 14-07-1999 a CM do Seixal enviou nova documentação para instrução do processo de classificação
Proposta de classificação de 22-03-1999 da CM do Seixal
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181504
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
O Lagar de Azeite do Pinhalzinho, situado numa quinta com o mesmo nome, encontra-se no perímetro urbano da Aldeia de Paio Pires. O imóvel insere-se hoje na propriedade da empresa de "Transportes Gama, S.A." que instalou, no espaço da antiga quinta, desde 1992, garagem, escritórios e serviços de apoio. Contudo, na envolvente direta do imóvel, subsistem vários exemplares do olival da antiga propriedade que deram origem à construção deste lagar segundo os processos tradicionais.
O edifício apresenta uma volumetria paralelepipédica e estrutura de paredes autoportantes em alvenaria de adobe e argamassa de cal, rebocada e pintada. Os vãos, emoldurados a cantaria, contêm arcos de ressalva, em tijolo maciço, sobre as vergas. A cobertura é de duas águas com estrutura em asnas de madeira e revestimento em telha-vã cerâmica, do tipo Marselha, com beirados em telha de meia-cana. Em termos de organização espacial, o lagar conserva as suas caraterísticas funcionais, organizando-se em dois espaços essenciais: o de laboração, de piso único, acolhendo a casa das tulhas, lagar e inferno e o espaço residencial, destinado ao proprietário ou arrendatário do engenho, de dois andares compartimentados em várias dependências e localizado num dos extremos do conjunto. No interior do imóvel, podemos encontrar também in situ , o equipamento principal de fabrico de azeite, que se enquadra nos processos de produção tradicionais: um moinho de três galgas cilíndricas, em granito, acionado por meio de tração animal, utilizado na trituração e moenda da azeitona e uma prensa de duas colunas e parafuso central em ferro, associada a sarilho (através do qual se procedia ao aperto), onde a massa da azeitona, depois de devidamente enseirada e encastelada, era prensada e espremida, extraindo-se o azeite. No mesmo espaço existe ainda uma estrutura, construída em tijolo cerâmico, com duas tarefas para decantação do azeite, fornalha e chaminé, estrutura parcialmente reconstruída aquando da última intervenção de reabilitação do imóvel, realizada pelo proprietário, entre 2008 e 2009. Permanece no lagar o vasilhame metálico para onde o azeite era vertido depois de depurado, bem como diversos utensílios de medida, entre outros objetos associados a esta atividade, também eles intervencionados pelo proprietário.
Do imóvel fazem parte outros compartimentos, como a abegoaria e dormitório (casa dos bois), e a casa do bagaço (adaptada a casa de habitação).

História
Não se conhece a data de fundação da quinta - denominada Quinta de Vale de Abelha e Quinta do Pinhalzinho - onde se insere este equipamento agrícola. O edifício, construído para albergar inicialmente um lagar de vinho do qual ainda subsistem alguns vestígios, deverá remontar ao século XIX, atendendo ao seu sistema construtivo, materiais da construção, morfologia das edificações e tipologia de equipamento.
Na sequência de venda da propriedade, o lagar de vinho terá sido deslocado para outro local, adaptando-se então o imóvel a lagar de azeite.
Em 1926, o lagar de azeite foi comprado a Pedro António Monteiro Barros, por José de Sousa e Maria do Rosário, tendo transitado para o seu filho, José de Sousa e família, que o manteve em atividade até 1956. De facto, foi sobretudo a partir da memória oral que se conseguiu efetuar a leitura e a interpretação do espaço de laboração do lagar, bem como de outros espaços associados e complementares àquela função.
O espaço foi recuperado em 2009 pela empresa "Transportes Gama, S.A", encontrando-se aberto esporadicamente, para visitas.
Maria Ramalho/DGPC/2016 com a colaboração de Fátima Afonso, Jorge Raposo, João Paulo Santos e Ana Luísa Duarte/Divisão de Património Histórico e Museus da C.M. Seixal.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens26
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Ecomuseu municipal do Seixal. Das realizações aos problemas actuais, na perspectiva do desenvolvimento local", VII Encontro Nacional Museologia e Autarquias, pp.73-95FILIPE, GraçaEdição1998Seixal
História do Concelho do Seixal: I - Cronologia.NABAIS, AntónioEdição1981Seixal
Retalhos da minha terra: monografia do Concelho do Seixal.REBELO, Manuel d'OliveiraEdição1959Seixal
INVENTÁRIO e estudo do património industrial do concelho do Seixal: lagares de azeiteEdição2001Seixal
Lagares de azeite : entre a ruralidade e a industrializaçãoEdição1992Seixal
Agricultura e espaços rurais no Concelho do Seixal.Edição1992Seixal
Lagar de azeite da Quinta do PinhalzinhoEdição1995

IMAGENS

Lagar de Azeite do Pinhalzinho - Vista geral

Lagar de Azeite do Pinhalzinho - Vista geral do edifício habitado

Lagar de Azeite do Pinhalzinho - Fachada voltada ao rio: painel de azulejos com inscrição e data

Lagar de Azeite do Pinhalzinho - Vista geral do conjunto edificado

Lagar de Azeite do Pinhalzinho - Pátio interno (zona habitada)

Lagar de Azeite do Pinhalzinho - Dependências adossadas à estrutura original

Lagar de Azeite do Pinhalzinho - Interior: prensa de duas colunas e parafuso axial

Lagar de Azeite do Pinhalzinho - Interior: moinho de galgas e eixo central

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Pormenor da prensa para massa de azeitona, tendo, à direita da imagem, o respetivo sarilho. João P. Santos, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Aspeto interior da área oficinal de produção de azeite, com moinho de galgas e vasilhame. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Aspeto do interior salientando-se o moinho de três galgas cilíndricas em granito. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Perspetiva interior de ligação à área oficinal de produção de azeite. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Perspetiva interior de ligação entre a casa das tulhas e a área de produção de azeite. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Aspeto interior, com pormenor de vasilhame de recolha de azeite junto a painel interpretativo do lagar. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Aspeto exterior do lagar de azeite e da zona residencial a partir da via pública. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Perspetiva interior da casa das tulhas. Ao fundo, na parede, a concavidade onde encastrava a vara e lagariça do antigo lagar de vinho. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Área interior de ligação entre o moinho de galgas e a casa das tulhas. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Perspetiva interior da área de decantação de azeite e de prensagem da massa de azeitona. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Aspeto exterior do lagar de azeite e da zona residencial a partir da Quinta do Pinhalzinho. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Pormenor dos tijolos de adobe utilizados na construção do imóvel. João P. Santos, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Pormenor dos tijolos de construção dos panos de parede. João P. Santos, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Aspeto exterior e acesso ao lagar de azeite. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Aspeto exterior do lagar de azeite e da zona residencial, a partir da via pública. Jorge Raposo, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Perspetiva dos objetos expostos e dos materiais de construção à vista, na área de ligação entre a área de produção de azeite e a casa das tulhas. João P. Santos, 2015.

Lagar da Quinta do Pinhalzinho em Paio Pires (Transportes Gama, SA) - Aspeto interior, pormenor da prensa para massa de azeitona, tendo, à direita da imagem, o respetivo sarilho. Jorge Raposo, 2015.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt