Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Alto dos Canastros
Designação
DesignaçãoAlto dos Canastros
Outras Designações / PesquisasEspigueiros em Cerdeira de Jales (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Vila Pouca de Aguiar/Vreia de Jales
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Cerdeira de Jales Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.445263-7.598033
DistritoVila Real
ConcelhoVila Pouca de Aguiar
FreguesiaVreia de Jales
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaDeliberação de 30-06-2006 da AM de Vila Pouca de Aguiar
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado no topo da aldeia de Cerdeira de Jales, em Vila Pouca de Aguiar, num terreno onde predominam afloramentos graníticos, o denominado Alto dos Canastros corresponde a um conjunto de 10 espigueiros.
Os espigueiros, também designados canastros ou caniços, são estruturas retangulares em granito e madeira, assentes sobre um conjunto de pilastras que formam uma espécie de estacaria.
Na parte superior da composição, o espigueiro propriamente dito, vê-se a fachada com porta rasgada ao centro, permitindo o acesso ao espaço interior, que serve de armazenamento de cereais. Este frontispício é rematado em empena triangular, que em alguns canastros foram decorados com uma cruz em relevo. As fachadas laterais dividem-se em duas secções, marcadas ao centro por pilastra de granito, encerradas com um ripado de madeira ligado por travessa a meio.
Estes canastros foram edificados numa cota elevada, e em grupo isolado, para que a exposição ao vento e ao sol fossem aproveitadas na sua máxima potencialidade.
História
Os canastros de Cerdeira de Jales são estruturas de armazenamento agrícola, muito comuns na região norte do país, destinadas a armazenar milho durante o seu período de secagem, ou sequeiro. Uma vez que a secagem do milho resulta da passagem de ar entre as espigas, as paredes laterais dos espigueiros são constituídas por uma trama de madeira com aberturas, e a largura da construção é reduzida. O assentamento sobre estacas ou pés pretende evitar o contacto direto com o solo, de forma a proteger o grão da humidade e dos roedores.
No concelho de Vila Pouca de Aguiar concentra-se uma elevada percentagem da produção de milho da região, pelo que se podem encontrar espigueiros em várias freguesias.
No entanto, o caso do conjunto dos 10 espigueiros de Cerdeira de Jales é singular, uma vez que se integra num espaço comunitário nos arredores do núcleo populacional, que também inclui a tradicional eira, superfície destinada a estender e malhar o milho.
Como tal, o Alto dos Canastros foi classificado como de interesse municipal, atendendo à necessidade de preservação destes exemplares isolados da arquitetura vernacular transmontana, cada vez mais raros, bem como considerando a dimensão do agrupamento, o seu enquadramento geográfico, e a sua função coletiva. Os espigueiros documentam o uso de materiais locais e técnicas ancestrais, comuns até às décadas de 60 e 70, e constituem um autêntico monumento ao trabalho rural, nomeadamente a uma atividade que hoje é principalmente uma operação cultural, embora ainda seja prática corrente na região.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Espigueiros portuguesesDIAS, JorgeEdição1963Porto
Espigueiros portuguesesOLIVEIRA, Ernesto Veiga deEdição1963Porto
Espigueiros portuguesesGALHANO, FernandoEdição1963Porto
"Os espigueiros são monumentos de arte popular que evocam a cultura do milho". www.folclore-online.comGOMES, CarlosEdição

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt