Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Solar dos Alarcões
Designação
DesignaçãoSolar dos Alarcões
Outras Designações / PesquisasSolar dos Andrades e Alarcões / Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Montemor-o-Velho/Montemor-o-Velho e Gatões
Endereço / Local
LATITUDE LONGITUDE
40.171833-8.686568
DistritoCoimbra
ConcelhoMontemor-o-Velho
FreguesiaMontemor-o-Velho e Gatões
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
Cronologia2-08-2004
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado no centro de Montemor-o-Velho, nas proximidades da Igreja Matriz, o Solar dos Alarcões destaca-se na malha urbana pela imponência da sua estrutura. De planta retangular irregular, o edifício divide-se em dois pisos, apresentando uma fachada repartida em três corpos, marcada por quatro elegantes pilastras que marcam a divisão. Os panos laterais são simétricos, com uma porta central ladeada por janelas, no piso térreo, e três janelas no superior (a central de sacada), enquanto o corpo central exibe três registos, o térreo com portada em arco e duas janelas, o intermédio com três janelas de sacada precedidas por guarda de ferro e o último, rematado em empena, com duas janelas e o brasão da família Alarcão.
O interior, que foi objeto de obras de reforma e readaptação a espaço público, preserva muito pouco da sua planimetria e disposição originais. Mantêm o átrio em calçada, alguns tetos em estuque, com motivos ornamentais, e portas ogivais.
A casa integra, ainda, o espaço de uma antiga capela, de gosto neomanuelino, que se desenvolve em planta retangular, exibindo na fachada o brasão da família, sobre um portal de evocação quinhentista.
História
A existência de habitações dos antepassados da família Alarcão em Montemor-o-Velho remonta a 1498 quando, no registo de uma compra de propriedades, se documentaram as primeiras edificações no terreno onde atualmente se ergue o Solar dos Alarcões.
A herdade pertencia, então, à família Fonseca de Andrade, que por casamento se uniu à família de origem espanhola de apelido Alarcão, que chegou a Portugal no reinado de D. Sebastião, instalando-se depois em Montemor-o-Velho.
A habitação que existiu na propriedade seria composta por vários edifícios, construídos ao longo da época moderna, até que no ano de 1870 D. Maria do Ó Osório Cabral Pereira Forjaz de Meneses, viúva de José de Alarcão Velásques Sarmento Osório, mandou edificar uma grande casa solarenga, que configura a construção que ainda hoje conhecemos.
O seu filho D. João de Alarcão, notável figura pública de Montemor-o-Velho, que ocupou vários cargos de prestígio ligados à cultura, ao ensino e à política - tendo sido nomeado, duas vezes, reitor da Universidade de Coimbra, e Ministro das Obras Públicas em 1905 - foi responsável por algumas alterações no solar entre os finais do século XIX e os primeiros anos da centúria seguinte. A ele se deve a construção de um celeiro e depósito para pipas de água e vinho, em 1889, entre outros melhoramentos de cariz funcional na casa, tendo também mandado edificar a Capela de Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1913.
A partir dos anos 60 do século XX, a família Alarcão abandonou o solar, e na década seguinte, o espaço foi ocupado pelos Serviços Hidráulicos do Mondego. Vendido sucessivamente em 1985 e 1988, entrou em progressiva degradação.
Foi adquirido em 1992 pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que em 1999 delineou o projeto de uma nova biblioteca municipal para ser instalada na antiga habitação, e o classificou como de interesse municipal em 2004. Depois de um largo período de obras de restauro e reorganização dos espaços, no ano de 2007 a Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho foi inaugurada no renovado Solar dos Alarcões.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Terras de Montemor-o-VelhoCONCEIÇÃO, Augusto dos SantosEdição1944Coimbra
"Reutilização do Solar dos Alarcões - proposta de criação de uma casa municipal da cultura", Câmara Municipal de Montemor-o-VelhoCAESSA, Ana Isabel de SáEdição1993Montemor-o-Velho
Concelho de Montemor-o-Velho - A terra e a genteGÓIS, António Correia deEdição1995Montemor-o-Velho

IMAGENS

Solar dos Alarcões - Vista geral

Planta com a delimitação do imóvel classificado

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt