Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Quinta da Caneira
Designação
DesignaçãoQuinta da Caneira
Outras Designações / PesquisasCasa da Quinta da Caneira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Murtosa/Murtosa
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Vasco da GamaMurtosa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.733183-8.643447
DistritoAveiro
ConcelhoMurtosa
FreguesiaMurtosa
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaDR, 3.ª Série, n.º 170. de 25-07-2002
Edital de 1-07-2002 da CM de Murtosa, publicado no jornal Diário de Aveiro n.º 5206, de 5-07-2002
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Edificada numa zona rural junto à Ria de Aveiro, na Murtosa, a Quinta da Caneira foi fundada no século XVII, abrangendo um conjunto de várias edificações construídas ao longo das duas centúrias seguintes, integrando a casa principal, de planimetria em U, a capela, e o edifício da adega, que servia também de armazém.
A casa principal seria, na construção primitiva, um retângulo de dimensão reduzida e de dois pisos, a que se acrescentaram dois corpos laterais. Numa segunda fase, foram construídos os volumes que formam um U e, num período mais recente, este U foi fechado. O corpo central é elevado em relação aos laterais e, na fachada principal, uma varanda destaca-se dos restantes vãos de linhas retas. Sobre a porta principal da casa foi colocado o brasão de José Velloso da Cruz, que a partir de 1863 patrocinou obras na casa, durante as quais se terão também feito as esculturas em terracota, de motivos marinhos, que se encontram sobre a cornija do edifício.
A capela, dedicada a Santa Teresa e construída nos finais do século XIX por António Velloso da Cruz, apresenta planta retangular com fachada principal ladeada por pilastras-cunhais e rasgada ao centro por portal de verga reta encimado por janelão. O frontispício é rematado por frontão triangular, onde foi colocado no tímpano o brasão dos Velloso. No interior, o espaço de nave única apresenta tribuna, um arco triunfal pintado e altar com retábulo de talha. A proximidade deste templo familiar com a via pública possibilitava a sua utilização por parte da população.
O edifício do armazém, que serve também de adega, apresenta planta retangular, erguendo-se junto à capela.
História
A Quinta da Caneira foi a propriedade agrícola mais extensa do concelho de Murtosa. As suas terras pertenciam inicialmente aos bens foreiros do Convento de São Bento de Avé-Maria, no Porto, mas no século XVII surgem como primeiros proprietários da quinta Manuel Henriques de Morais e sua mulher, Joana de Oliveira, cuja família se manteve na posse da propriedade até meados do século XIX (Cunha: 1965).
Dos Henriques a Quinta da Caneira passou, por título oneroso, para a família Velloso Cruz, de Vila Nova de Gaia. Foram estes proprietários que patrocinaram diversas obras de beneficiação na propriedade, e por isso o seu brasão familiar surge em diversos edifícios da Caneira.
Mantendo-se propriedade privada, a Quinta da Caneira foi classificada como de interesse municipal em 2002
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração de Aurélio Oliveira, CM Murtosa)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventario Artistico de Portugal - Cidade de Coimbra.GONCALVES, António NogueiraEdição1947LisboaPublicado a 1947
Inventario Artistico de Portugal - Cidade de Coimbra.CORREIA, VergílioEdição1947LisboaPublicado a 1947
"Resumo Histórico e caracterização da Quinta da Caneira", Processo de Classificação, IPPAR/DRCRICCA, Augusto Mariano Van-Zeller de CarvalhoEdição2002Murtosa
"Resumo Histórico e caracterização da Quinta da Caneira", Processo de Classificação, IPPAR/DRCCAMPOS, Paulo Manuel MartinsEdição2002Murtosa
Notas marinhoas: notícias históricas da Murtosa e das freguesias marinhoas do concelho de EstarrejaCUNHA, José Tavares Afonso eEdição1972Albergaria-a-Velha

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920

Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt