Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Nossa Senhora da Luz
Designação
DesignaçãoIgreja de Nossa Senhora da Luz
Outras Designações / PesquisasIgreja do Antigo Convento dos Religiosos Agostinhos Calçados / Igreja do Convento de Nossa Senhora da Luz / Igreja de Nossa Senhora da Luz do Convento dos Religiosos Agostinhos Calçados / Igreja de Nossa Senhora da Luz (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Arronches/Assunção
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo General Norton de MatosArronches Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.123807-7.283714
DistritoPortalegre
ConcelhoArronches
FreguesiaAssunção
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Igreja de Nossa Senhora da Luz de Arronches foi fundada em 1570, por suposta iniciativa de frei Hilário de Jesus e de frei Francisco da Ressurreição, religiosos agostinhos, e sob os auspícios de D. Sebastião, destinando-se para a sua construção o local de uma primitiva ermida da mesma invocação. A ermida foi doada para este efeito a frei Diogo de S. Miguel, provincial da ordem de Santo Agostinho, por ordem do Bispo de Portalegre, D. André de Noronha. Junto à nova igreja erguer-se-ia igualmente uma casa monástica, o Convento dos Agostinhos Calçados, ou de Nossa Senhora da Luz.
A fachada principal do templo é antecedida por uma galilé vazada, nos três lados, por arcadas redondas sobre capiteis dórico-romanos e colunas lisas, em granito, à qual se acede por uma escadaria. Os cunhais da fachada são reforçados com maciços contrafortes graníticos de secção quadrada, divididos em dois registos, marcados pelo correr de uma cornija dupla que remata toda a galilé. Esta possui abóbada de cruzaria de ogivas, com fechos ainda em granito, e abriga o elegante pórtico renascença, em mármore, rasgado em arco redondo sobre pilastras, e ornado com medalhões e bustos em alto-relevo nos cantos, sob frontão concheado. A fachada é ainda aberta por uma janela de verga recta, sob empena triangular. À esquerda levanta-se a torre sineira, rematada por pequena cúpula.
O interior da igreja, de nave única, tem planta centrada, quase em cruz grega, composta pela capela-mor e por duas capelas laterais, cobertas por cúpulas e zimbórios assentes em quatro conchas. Na capela-mor conserva-se ainda um brasão de armas esgrafitado. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Chronica da ordem dos conegos regrantes do patriarcha S. AgostinhoSANTA MARIA, Frei Nicolau deEdição1668Publicado a 1668
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt