Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Santuário do Socorro
Designação
DesignaçãoSantuário do Socorro
Outras Designações / PesquisasSantuário do Senhor do Socorro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Santuário
TipologiaSantuário
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Ponte de Lima/Labruja
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.841818-8.593506
DistritoViana do Castelo
ConcelhoPonte de Lima
FreguesiaLabruja
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEdificado na segunda metade do século XVIII, o Santuário do Senhor do Socorro destaca-se pelo forte efeito cenográfico que a escadaria precedente lhe confere, integrando-se nos denominados templos de peregrinação, que tanta fortuna conheceram no período barroco e de que são exemplos mais destacados o Bom Jesus de Braga e o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego.
Acentuando esta cenografia, a escadaria inicia-se pela abertura em leque, com muro coroado por representações de anjos com trombetas e, na sua continuação, animado por pilastras, encimadas por esculturas alternadas com fogaréus.
A igreja, de nave única e capela-mor com os alçados exteriores ondulados, ergue-se no eixo das escadas e a sua fachada principal, profusamente decorada, deixa adivinhar uma linguagem rococó. Flanqueiam o alçado duas torres sineiras, cobertas por cúpulas em forma de bolbo e divididas em três registos, no primeiro dos quais se abre uma janela de sacada. Unem-se ao frontispício da igreja através da balaustrada que termina o corpo central e se prolonga sobre o segundo registo das torres, repetindo-se no remate destas últimas.
Ao centro, a galilé abre-se em arco de asa de cesto, sobre o qual se encontra um amplo janelão, ladeado por nichos com as imagens de São Pedro e do Papa Clemente XIV ( Inventário Artístico da Região Norte, III, p. 36). Este, liga-se ao frontão curvo, em cujo tímpano se exibem as armas reais, testemunhando, muito possivelmente, o empenho a coroa na edificação do templo.
No interior, ganha especial importância a talha dourada, rocaille , bem presente nos altares laterais, colaterais, retábulo-mor e púlpito, constituindo um importante núcleo da última fase deste gosto (DIAS, 1996). Os restantes exemplares, como a talha que reveste o arco de triunfo, são mais tardios. Na capela-mor, o espaço é circular e coberto por cúpula e lanternim.
Ressalta de todo o conjunto um forte dinamismo, obtido pela animação dos panos murários, pelo próprio movimento dos alçados da capela-mor, e acentuado por toda a cenografia envolvente.
De acordo com a inscrição patente no portal, a igreja foi edificada em data próxima de 1773, mas os trabalhos ter-se-ão prolongado nos anos seguintes. Um desenho de 1854 mostra um projecto para o escadório e Via Sacra que começou a ser construído na zona posterior da igreja. Não é possível determinar, contudo, se este correspondia ao traçado original ou se foi um projecto posterior que visava terminar a escadaria, pois no referido desenho esta encontra-se à frente do templo e não atrás. Em todo o caso, a ideia de edificar uma longa via sacra, com capelas a acompanhar o percurso foi abandonada em data incerta. Apenas se construiu a escadaria e uma das capelas previstas, de linhas simples, coroada por cúpula e com altar no interior ( Inventário Artístico da Região Norte, III, pp. 36 e 37).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Alto MinhoALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira deEdição1987Lisboa
"Santuário do Nosso Senhor do Socorro", Colectânea de Autores LimianosDIAS, ManuelEdição1996
Inventário Artístico da Região Norte - III (Concelho de Ponte de Lima)Edição1974Portosérie «Estudos Regionais» - n.º 10

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt