Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Solar da família Caiado Ferrão, incluindo a capela anexa com o seu recheio
Designação
DesignaçãoSolar da família Caiado Ferrão, incluindo a capela anexa com o seu recheio
Outras Designações / PesquisasSolar da Família Caiado Ferrão e a Capela com seu recheio (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Solar
TipologiaSolar
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/São João da Pesqueira/Trevões e Espinhosa
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça Visconde Ló FerreiraTrevões Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.081519-7.434183
DistritoViseu
ConcelhoSão João da Pesqueira
FreguesiaTrevões e Espinhosa
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 251/70, DG, I Série, n.º 129, de 3-06-1970 (ver Decreto)
ZEPPortaria n.º 222/2010, DR, 2.ª Série, n.º 55, de 19-03-2010 (sem restrições) (ZEP do Solar do Paço Episcopal, da Igreja de Santa Marinha e do Solar dos Caiado Ferrão) (ver Portaria)
Despacho de homologação de 7-10-2009 do Ministro da Cultura
Parecer favorável de 16-05-2007 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 20-03-2007 da DRPorto (ZEP conjunta do Solar do Paço Episcopal, do Solar da família Caiado Ferrão e da Igreja Matriz de Santa Marinha de Trevões)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO solar da família Caiado Ferrão é um dos edifícios mais imponentes de Trevões, destacando-se pela sua longa fachada, aberta por uma série de vãos, que termina na frontaria da capela, bastante mais elevada e profusamente decorada.
As mais antigas referências que se conhecem relativamente a este imóvel, remontam a 1674, época em que terá sido edificada a parte mais antiga do conjunto, e que corresponde ao corpo mais baixo, de linhas depuradas. A reedificação setecentista, responsável pelo corpo seguinte e pela capela, datam da década de 1760, devendo-se a iniciativa desta campanha de obras a Francisco Xavier de Almeida Caiado Melo e Vasconcelos. O ano de 1768, inscrito na portaria (TOTA PVL / CRA ESTA MARJA), e o de 1771 (Francisco Xavier d'Almeida caiado de Melo e Vasconcelos mandou fazer esta obra. Anno de 1771), na capela, permitem balizar mais precisamente o período desta intervenção.
A fachada do imóvel divide-se em três corpos, o primeiro com uma escada paralela ao alçado, de acesso à porta do piso superior. O intermédio, mais alto e rematado por cornija, apresenta três janelas no andar nobre, decoradas com enrolamentos e acantos, a que correspondem, no piso térreo, duas portas e uma janela, ao centro, todos com lintel em arco abatido. O corpo da igreja é o que mais se destaca, encontrando-se ligeiramente avançado em relação à fachada do edifício, sendo delimitado por duas pilastras e elevando-se bastante acima da linha do telhado. Ao centro, abre-se o portal, definido por pilastras que suportam o entablamento e o frontão curvo, interrompido pela janela superior. Esta, é ladeada por pináculos, e decorada por acantos e outros enrolamentos, terminando numa cornija curva que acompanha o desenho do entablamento do edifício. O frontão contracurvado, no remate, é flanqueado por dois pináculos assentes sobre plintos, e uma cruz ao centro, exibindo, no tímpano, o brasão de armas dos Almeida, Caiado e Coutinho.
No interior, muitas das divisões apresentam tecto de maceira, mas é a capela que mais se destaca, com as pinturas executadas por Pascoal Parente. Artista italiano, natural de Resina, Nápoles, chegou a Portugal em data desconhecida, sabendo-se que em 1756 estava já a trabalhar em Coimbra (DIAS, 1976). É bastante extensa a obra que lhe é atribuída na região de Coimbra, de Viseu, e das Beiras. Em Trevões, na casa Caiado Ferrão, a sua actividade centrou-se na capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, onde executou o retábulo, o tecto da nave, e os frescos das paredes. As pinturas do forro de algumas salas do edifício de habitação eram, também, da sua autoria, mas infelizmente, não se conservaram até aos nossos dias (CRAVEIRO, 1982, p. 12).
A tela do retábulo invoca Nossa Senhora da Conceição, numa composição e iconografia tradicionais (IDEM). Nas paredes da nave, representam-se arquitecturas fingidas que sugerem profundidade, com nichos e medalhões com anjos. Já no tecto, mantêm-se as arquitecturas simuladas e ilusórias e, ao centro, Nossa Senhora assiste à luta de São Miguel Arcanjo com um animal alado. O vocabulário decorativo rococó, utilizado por Pascoal Parente nesta obra, denota a época avançada do século XVIII em que foi executada, testemunhando, ainda, "o nível artístico na pintura portuguesa provincial da segunda metade do século XVIII" (IDEM, p. 14).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
As obras de Pasquale Parente na Beira Alta, in Sep. Estudos Italianos em PortugalDIAS, PedroEdição1976
"As pinturas de Pasquale Parente em Trevões", O Mundo da Arte, n.º 7, pp. 9-14CRAVEIRO, Maria de LurdesEdição1982Coimbra
São João da Pesqueira: monografia do concelhoMONTEIRO, J. GonçalvesEdição1993São João da Pesqueira
A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João VMELO, MagnoEdição1998Lisboa
Cozinhas. Espaço e ArquitecturaPEREIRA, Ana MarquesEdição2006Lisboa

IMAGENS

Solar da família Caiado Ferrão - Planta com a delimitação e a ZP em vigor até à fixação da ZEP

Solar da família Caiado Ferrão - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt