Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Cruzeiro de Cervães
Designação
DesignaçãoCruzeiro de Cervães
Outras Designações / PesquisasCruzeiro de Cervães (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Cruzeiro
TipologiaCruzeiro
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Vila Verde/Cervães
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Lugar de Sobral Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.595779-8.522729
DistritoBraga
ConcelhoVila Verde
FreguesiaCervães
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 40 361, DG, I Série, n.º 228, de 20-10-1955 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaApesar de constituir um dos mais importantes marcos culturais da freguesia de Cervães, este cruzeiro não foi ainda objecto de um rigoroso e monográfico estudo. Desta forma, desconhece-se a sua exacta cronologia, assim como pode discutir-se se o local onde se encontra corresponde ao original.
Estilisticamente, o cruzeiro distingue-se em duas partes distintas: o suporte e a composição escultórica do coroamento. Esta última parece ser a mais antiga revelando, na sua aparente inexpressividade e modéstia escultórica, uma linguagem muito comum pelas décadas finais da Idade Média, entre os finais do século XV e os primeiros anos do XVI.
Trata-se de uma cruz relativamente bem delineada, tendo em consideração que o material trabalhado é o granito, com extremidades decoradas com motivos vegetalistas e a base com um anel torso.
Numa das faces, representou-se Cristo Crucificado, enquadrado por baldaquino de feição tardo-gótica, e ladeado por duas figuras sobre pequenas mísulas, talvez não os Evangelistas, como pretendem Isabel Sereno e João Santos (DGEMN, on-line, 1994), mas sim Nossa Senhora e São João, figuras que costumam acompanhar as composições do Calvário. Na outra face, ilustra-se Nossa Senhora com o Menino, fazendo deste cruzeiro um verdadeiro eco do princípio e do fim da história de Jesus na Terra, o alfa e o ómega da tradição cristã. A representação de Nossa Senhora nas duas faces ilustra também a Paixão de Maria, que se inicia com a morte de seu filho, ligando-se, assim, as duas mais importantes figuras da religiosidade cristã nos finais da Idade Média. A Virgem com o Menino é igualmente ladeada por duas figuras de difícil interpretação, sendo de admitir tratar-se de São José e São João Baptista, embora esta seja uma interpretação que careça de um estudo rigoroso do monumento.
Posteriormente, provavelmente já no século XVII, o cruzeiro foi adaptado ao actual suporte. Dele faz parte o embasamento quadrangular, composto por quatro degraus e delimitado nos ângulos por pequenos pilares facetados encimados por achatados pináculos, a base igualmente quadrangular onde assenta o suporte da coluna que compõe o fuste e o coroamento deste, em capitel toscano.
A diferença estilística entre o cruzeiro e o restante conjunto faz supor que, em determinado momento da época moderna, se pretendeu monumentalizar este elemento patrimonial, um típico cruzeiro de caminhos do final da Idade Média, que se instituiu como marco histórico-cultural da localidade de Cervães, em pleno centro nevrálgico da povoação.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
As Terras de Vila Verde do Minho no Dicionário Geográfico do Reino de Portugal até 1758SILVA, Domingos M. daEdição1985Vila Verde
Monografia do concelho de Vila VerdeAZEVEDO, Correia deEdição1958Amares
Apontamentos para a história de Vila VerdeLOPES, João José AlmeidaEdição1993Vila Verde
História, Arte e Paisagens do Distrito de Braga - I - Concelho de Vila VerdeEdição1963Braga

IMAGENS

Cruzeiro de Cervães - Vista geral

Cruzeiro de Cervães - Remate com crucifixo

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt