Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Cedovim
Designação
DesignaçãoPelourinho de Cedovim
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Cedovim (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Vila Nova de Foz Côa/Cedovim
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça do MunicípioCedovim Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.027287-7.310295
DistritoGuarda
ConcelhoVila Nova de Foz Côa
FreguesiaCedovim
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaCedovim, ou Cedaviz , teve primeiro foral em 1271, dado por D. Afonso III; nessa mesma centúria o território tinha já os limites actuais. D. Manuel outrogou-lhe foral novo em 1512. Foi um importante concelho, recebendo muitos privilégios da Coroa. A sua autonomia terminou em 1836, quando foi extinto e integrado em Freixo de Numão. Em 1853 passou definitivamente para Vila Nova de Foz Côa. A freguesia conserva ainda um pelourinho de gaiola, erguido no largo fronteiro aos edifícios da antiga Casa da Câmara, do tribunal e cadeia comarcã, e da capela de Nossa Senhora do Amparo.
O pelourinho levanta-se sobre plataforma de três degraus circulares de aresta, o térreo mais elevado, embora parcialmente embebido no terreno. A coluna assenta em base circular, semelhante a um quarto degrau, mas com rebordo. Eleva-se em fuste cilíndrico e liso, com secçáo ligeiramente decrescente em direcção ao topo. É constituída por dois troços, sendo o segundo muito mais pequeno, e unido ao anterior por meio de gatos de ferro; poderá ser o resultado de um restauro. O capitel é na verdade a base da gaiola do remate, assente em pequena moldura circular; nela pode ler-se a data de 1574. O corpo inferior da gaiola é composto por uma peça tronco-cilíndrica, ritmada por seis mísulas, de onde arrancam outros tantos colunelos cilíndricos, rematados por pináculos de secção quadrangular, com coroamento embolado. A cúpula assenta num colunelo liso central, e nos seis laterais. É um cone bastante alongado, rematado por um pequeno anel junto do topo, e por esfera armilar encimada por bandeirola de catavento.
Embora a tipologia do pelourinho pareca apontar para o período manuelino, e logo para o primeiro quartel do século XVI, a data nele inscrita deverá respeitar à sua construção. O talhe das peças, bem como alguns detalhes formais, não se enquadram na produção manuelina. É provável que a escolha de um modelo arcaizante, assim como a aposição da esfera armilar, emblema pessoal de D. Manuel, tenha simplesmente a intenção de celebrar o foral de 1512.
Sílvia Leite
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Cedovim - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt