Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Convento de São Francisco da Cidade
Designação
DesignaçãoConvento de São Francisco da Cidade
Outras Designações / PesquisasMuseu do Chiado (Museu Nacional de Arte Contemporânea) / Convento de São Francisco da Cidade / Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa / Academia Nacional das Belas Artes (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Santa Maria Maior
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua CapeloLisboa Número de Polícia:
Rua Serpa PintoLisboa Número de Polícia:
Largo da Academia Nacional de Belas-ArtesLisboa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.70905-9.140954
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaSanta Maria Maior
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
Edital N.º 78/84 (data?) da CM de Lisboa
Edital N.º 53/84 de 9-07-1984 da CM de Lisboa
Despacho de concordância de 20-02-1982 do Secretário de Estado da Cultura
Despacho de concordância de 16-02-1983 da presidente do IPPC
Parecer de 11-02-1983 da Assessoria Técnica do IPPC a propor a classificação como IIP
Proposta de classificação de 18-10-1982 do IPPC
ZEPDespacho de 18-10-2011 do diretor do IGESPAR, I.P. a concordar com o parecer e a devolver o processo à DRC de Lisboa e Vale do Tejo para apresentar propostas de ZEP individuais, ou conjuntas nos casos em que tal se justifique
Parecer de 10-10-2011 da SPA do Conselho Nacional de Cultura a propor o arquivamento
Proposta de 22-08-2006 da DR de Lisboa para a ZEP conjunta do Castelo de São Jorge e restos das cercas de Lisboa, Baixa Pombalina e imóveis classificados na sua área envolvente
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Implantado na Baixa de Lisboa, o antigo Convento de São Francisco da Cidade é um complexo edificado constituído pelos corpos do Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado, integrado no espaço onde se erguia a antiga Igreja de São Francisco, e das alas conventuais, onde se localizam a Faculdade de Belas Artes de Lisboa e a Academia Nacional de Belas Artes, que se organizam em torno de dois claustros retangulares e três pátios, formando uma planta irregular.
Os volumes edificados foram transformados por obras sucessivas de adaptação às atuais funções culturais e educativas que o antigo cenóbio franciscano alberga.
O museu apresenta uma longa fachada, virada à R. Serpa Pinto, com muro vazado por óculos e dividida em três registos, com duas portas de arco rebaixado que ladeiam a entrada retangular, no piso térreo, e janelas retangulares nos superiores.
A fachada oposta, que abre para o Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, apresenta fachada ritmada pela abertura de janelas a espaços regulares, com porta de entrada edificada no corpo esquerdo, precedida por escadas.
A igreja, demolida ao longo do século XIX, localizava-se no extremo sul do complexo, virada ao Arsenal. As antigas alas conventuais, onde estão instaladas a faculdade e a academia, são rasgadas por janelas e dividem-se em três e quatro pisos, consoante o desnível do terreno. Destaca-se o claustro principal, com vestígios das arcadas primitivas, e uma cisterna de planta quadrada, ao centro coberta, por abóbada de berço. O claustro secundário é ajardinado.
No interior, o espaço correspondente à antiga portaria mantém o amplo vão de volta perfeita, ao passo que nos corredores subsiste a cobertura em abóbadas, quer de berço quer de aresta. As duas escadarias principais conservam lambril de azulejos rococós polícromos.
História
O Convento de São Francisco da Cidade foi fundado em 1217 por Frei Zacarias que, com autorização do rei D. Afonso II, implantou o cenóbio no chamado Monte Fragoso, local ermo de Lisboa situado numa escarpa sobre a praia de Cataquefarás, onde atualmente se localiza o Largo do Corpo Santo. O edifício foi o quarto complexo conventual dos Franciscanos erigido na capital, e da estrutura gótica nada subsiste para além de vestígios, como capitéis.
O convento, um dos maiores da cidade, foi objeto de diversas intervenções ao longo das centúrias seguintes, tendo sido reedificado entre 1517 e 1528, numa obra onde trabalhou, entre outros mestres, o arquiteto João de Castilho. À época, o complexo comportava, além da igreja e dos espaços de residência conventual, um hospital e um albergue.
No século XVII o cenóbio voltava a receber obras, datando de 1655 a Casa do Capítulo, traçada por João Nunes Tinoco, e de 1673 a abertura do Hospital da Ordem Terceira de São Francisco. Dessa centúria datará, também, a cisterna que hoje se encontra no pátio da faculdade.
Nos anos de 1708 e 1741 o convento sofreu dois grandes incêndios, e quando terminava a segunda reconstrução do espaço, Lisboa foi abalada pelo terramoto de 1755, que deixou o cenóbio franciscano, uma vez mais, num estado particularmente ruinoso. Embora se inicie de imediato a reedificação do espaço, o edifício não estava concluído quando da extinção das Ordens religiosas, em 1834.
A partir de 1836 o extinto convento passou a albergar a Biblioteca Nacional de Portugal, que aí funcionou até 1965, e a Academia de Belas-Artes; o espaço da Biblioteca seria ocupado, depois de 65, pela Faculdade de Belas Artes. Em 1839 o templo foi demolido, e as suas colunas integradas nos frontispícios do Teatro D. Maria II e da Escola Politécnica. No ano de 1862 instalou-se no espaço remanescente a Galeria Nacional de Pintura, que em 1911 deu origem ao Museu Nacional de Arte Contemporânea.
Atualmente, o edifício é partilhado pela Faculdade, pelo Museu, pela Academia e pela Polícia de Segurança Pública, que aí mantém armazéns.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPTeatro Nacional de São Carlos
Outra ClassificaçãoLisboa Pombalina
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Historia Serafica da Ordem dos Frades Menores de S. Francisco na Provincia de Portugal.SOLEDADE, Frei Fernando daEdiçãoPublicado a 1656-1720
Historia Serafica da Ordem dos Frades Menores de S. Francisco na Provincia de Portugal.ESPERANCA, Frei Manuel daEdiçãoPublicado a 1656-1720
Lisboa em 1758. Memórias Paroquiais de LisboaPORTUGAL, Fernando; MATOS, Alfredo deEdição1974LisboaLisboa
Conventos de LisboaCAEIRO, BaltazarEdição1989Lisboa
Monumentos e edifícios notáveis do distrito de Lisboa, vol. V (2º tomo)ALMEIDA, D. Fernando deEdição1975Lisboa
O Convento de S. Francisco da CidadeCALADO, MargaridaEdição2000Lisboa
"O património artístico da Faculdade de belas Artes: o edifício e as suas memórias, as colecções, o arquivo, os legados, um projecto de museu". Património da Universidade de Lisboa. Ciência e Arte, pp. 157-172PEREIRA, Fernando António BaptistaEdição2011Lisboa
História dos Mosteiros, Conventos e Casas Religiosas de Lisboa, Vol. IIEdição1804Lisboa

IMAGENS

Convento de São Francisco da Cidade - Fachada nascente (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)

Convento de São Francisco da Cidade - Antigo claustro e actual pátio da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Convento de São Francisco da Cidade - Interior: porta da Academia Nacional de Belas-Artes

Convento de São Francisco da Cidade - Interior: corredor da Escola Superior de Belas-Artes

Convento de São Francisco da Cidade - Fachada do Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea (Rua de Serpa Pinto)

Convento de São Francisco da Cidade - Interior: zona de recepção do Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt