Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Sítio arqueológico romano do Cerrado do Castelo
Designação
DesignaçãoSítio arqueológico romano do Cerrado do Castelo
Outras Designações / PesquisasSítio Arqueológico Romano do Cerrado do Castelo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Termas
TipologiaTermas
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Grândola/Grândola e Santa Margarida da Serra
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- dentro do recinto da Escola Primária de GrândolaGrândola Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.172107-8.567483
DistritoSetúbal
ConcelhoGrândola
FreguesiaGrândola e Santa Margarida da Serra
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaConstruídas durante o século I d. C., com uma reutilização que se prolongou até aos séculos III e IV d. C., propiciando, desta forma, a realização de algumas obras de adaptação e melhoramento, estas termas do período romano no nosso território terão sido pela primeira vez referidas por José Leite de Vasconcelos em 1914.
Entretanto, entre as décadas de vinte e de quarenta do século XX teve lugar a edificação da actual Escola Primária de Grândola precisamente no local onde tinham sido detectadas estas estruturas antigas, o que resultou na destruição de diversos dos seus principais vestígios.
Por fim, foi entre 1989 e 1990 que se procedeu à primeira grande campanha de escavações arqueológicas neste importante sítio, sob coordenação geral de Marisol Ferreira e de João Faria. Estruturada em duas grandes fases a fim de se proceder a sondagens nos terrenos adjacentes ao perîmetro da Escola, para onde se projectava, aliás, expandi-la, pretendeu-se com esta metodologia de investigação obter uma leitura mais abrangente e aproximada da realidade primordial destas termas, nomeadamente no tocante à sua extensão. Estes dois anos revelaram-se, felizmente, suficientes para se identificarem vestígios de algumas das estruturas preexistentes, o que se revelou determinante para a sua classificação em 1996.
Naquele que poderá ser considerado como o primeiro núcelo destas termas descobriu-se um conjunto das suas mais antigas estruturas, divididas entre si na forma de compartimentos bem delineados por muros, encontrando-se todos pavimentados em opus signium. A esta hipotética primeira fase corresponderão elementos arquitectónicos, como quatro tanques de pequenas dimensões, duas salas e uma piscina - natatio -, por cima da qual encontraram-se dois fornos circulares para o fabrico de imbrices, ou seja, telhas de canudo.
A construção destes fornos deverá ter ocorrido numa altura em que o local foi completamente abandonado, embora seja possível que os fornos pertencessem a um hipocaustum, e que tenham sido sujeitos a uma ulterior reutilização.
Na sequência das investigações levadas a cabo no perîmetro adjacente à Escola Primária, encontrou-se uma sepultura de inumação, realizada com lateres, e à qual se encontrou associado um colar de ouro, engastado, além de algumas moedas de bronze dos tempos de Augusto, de Alexandre Severo, de Constantino, bem como uma de Emerita Augusta.
Estas últimas evidências parecem indicar a existência de estruturas habitacionais às quais se encontrariam agremiadas as termas, assim como de outras estritamente vocacionadas para a prática agrícola - além de um provável povoado -, como se poderá deduzir pela proximidade da ribeira de Grândola e pela existência de uma barragem romana localizada a c. de 2 km a S. destes vestígios arqueológicos. Com efeito, o facto desta última estrutura romana encontrar-se a uma cota mais elevada, facilitava, não apenas a irrigação dos terrenos de cultivo, em si, como o próprio abastecimento de águas imprescindíveis ao normal funcionamento das termas romanas.
[AMartins]
ProcessoAs termas encontram-se dentro do recinto da Escola Primária de Grândola, à qual se pode aceder pela EN. 120 e, já dentro da localidade, percorrer a R. D. Nuno Álvares Pereira, ou a R. Nossa Senhora da Penha
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias9

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Aproveitamentos Hidraulicos Romanos a Sul do TejoCARDOSO, JoãoEdiçãoPublicado a 1986
Ceramica comum local e regional de ConimbrigaALARCÃO, Jorge Manuel N. L.EdiçãoPublicado a 1974
"Excursão Archeologica `Extremadura Transtagana", O Archeologo PortuguêsVASCONCELOS, José Leite deEdição1914Data do Editor : 1914
Grândola Antiga, Album AlentejanoMATEUS, ManuelEdição
Les sigillés Fuilles de ConimbrigaDELGADO, ManuelaEdição
Les sigillés Fuilles de ConimbrigaMAYET, FrançoiseEdição
Les sigillés Fuilles de ConimbrigaSILVA, Maria Adília Rocha Moutinho Alarcão eEdição
Estação Romana do Cerrado do Castelo (Escola Primária de Grândola)FERREIRA, Marisol AiresEdição1991Data do Editor : 1991
Estação Romana do Cerrado do Castelo (Escola Primária de Grândola)FARIA, João Carlos LázaroEdição1991Data do Editor : 1991
Catálogo Tesouros da Arqueologia PortuguesaVÁRIAEdição
Portugal RomanoALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1988LisboaLisboa Data do Editor : 1988
"O Domínio Romano", Nova História de PortugalEdição1990Data do Editor : 1990

IMAGENS

Sítio arqueológico romano do Cerrado do Castelo - Vista parcial das ruínas e gradeamento de protecção

Sítio arqueológico romano do Cerrado do Castelo - Vista parcial das ruínas e gradeamento de protecção

Sítio arqueológico romano do Cerrado do Castelo - Vista parcial das ruínas e gradeamento de protecção

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt