Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Penedo de granito insculturado conhecido por «Pedra do Cavalinho»
Designação
DesignaçãoPenedo de granito insculturado conhecido por «Pedra do Cavalinho»
Outras Designações / PesquisasPenedo de granito insculturado conhecido por Pedra do Cavalinho (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Arte Rupestre
TipologiaArte Rupestre
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Ponte de Lima/Arcozelo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- a 5 m a S do muro de suporte do adro da Capela de Santo Ovídio, no monte do mesmo nome- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.780192-8.605927
DistritoViana do Castelo
ConcelhoPonte de Lima
FreguesiaArcozelo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO território da Península Ibérica parece, de facto, assemelhar-se a um verdadeiro museu de Arte Pré-histórica ao ar livre, tal como o definiram alguns pensadores do início do século XX, numa altura em que as dúvidas oitocentistas relativas à sua autenticidade e atribuição cronológica pareciam dissipar-se de vez do horizonte das discussões mantidas entre as principais figuras da Arqueologia e Antropologia pré-históricas europeia. Pelo contrário, as primeiras décadas da nova centúria trouxeram uma profusão de trabalhos desenvolvidos nesta área, influenciados que estariam os investigadores ibéricos pelas análises percursoras do conhecido arqueólogo Henri-Édouard-Prosper Breuil (?-1961). Entre nós, foi a nomes tão marcantes dos estudos arqueológicos portugueses, como, entre outros, os de Eugène Jalhay (1891-1950), António Augusto Esteves Mendes Corrêa (1888-?) e Abel Viana (?-1964), que coube a missão de prospectar boa parte do Noroeste peninsular, identificando diversas estações arqueológicas, entre as quais sítios com gravuras e pinturas rupestres, inventariando-as e classificando-as no âmbito dos projectos de salvaguarda então traçados pelos organismos estatais vocacionados para a área patrimonial, dos quais sobressaía, sem dúvida, o arrolamento como a trave mestra.
Quanto às gravuras rupestres, propriamente ditas, passado que se encontrava o período glaciar, as comunidades pré-históricas terão privilegiado superfícies rochosas a céu aberto ou pequenos abrigos pouco profundos como material de suporte das suas gravuras, muitas vezes de forma isolada e de difícil acesso, como sucede tantas vezes nas estações do Noroeste peninsular, como no caso em epígrafe, denunciando, no fundo, um quotidiano de raiz mais sedentária.
Classificado em 1982 como "Imóvel de Interesse Público", o "Penedo de granito insculturado conhecido por Pedra do Cavalinho", localiza-se a sensivelmente cinco metros do muro de suporte do adro da capela de S.to Ovídio, no monte do mesmo nome.
Estamos, assim, em presença de uma gravura rupestre de motivo zoomórfico, constituída por um equídeo isolado, inserto na tipologia do grupo I, conhecido por Antigo ou Clássico, certamente por ser o que perdurou mais tempo e caracterizar de modo mais afirmativo a denominada "Arte do Noroeste Peninsular", que encerrará as especificidades geralmente atribuídas às gravuras "Galego-atlânticas", com uma distribuição geográfica predominantemente costeira. Embora os motivos prevalecentes neste grupo sejam os círculos simples e, sobretudo, concêntricos, surgem de igual modo elementos tão diversificados quanto meandros, linhas rectas e curvas e, ainda, zoomorfos, como no caso do equídeo presente no penedo em análise.
Cronologicamente enquadrado entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, o petróglifo representa de modo esquemático um cavalo e um cavaleiro, provavelmente obtidos com um percutor de pedra ou com metal.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Arte Rupestre pós-glaciária. Esquematismo e abstração", História da Arte em PortugalBAPTISTA, António MartinhoEdição1986Lisboavol. 1, pp. 30 - 59

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt