Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja e Oratórios de Nossa Senhora da Consolação
Designação
DesignaçãoIgreja e Oratórios de Nossa Senhora da Consolação
Outras Designações / PesquisasIgreja de São Gualter (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Guimarães/Oliveira, São Paio e São Sebastião
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida da República do BrasilGuimarães Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.441364-8.290306
DistritoBraga
ConcelhoGuimarães
FreguesiaOliveira, São Paio e São Sebastião
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaAntes da actual igreja, existia, no Campo da Feira, uma capela de dimensões reduzidas, mandada edificar em 1594, e que dispunha de confraria fechada (OLIVEIRA, 2003, p. 15). Esta confraria seria responsável, mais tarde, pela reestruturação do templo. Contudo, a falta de recursos levou a que durante muitos anos as obras estivessem paradas, até que em 1767 a Mesa decidiu avançar para uma solução definitiva, seleccionando um arquitecto e encomendando-lhe o risco do novo edifício (OLIVEIRA, 2003, pp. 24-29).
Iniciada em 1769, data em que as plantas chegaram a Guimarães, a igreja de Nossa Senhora da Consolação deverá ser a última obra concebida por André Soares (1720-1769), o artista bracarense que, no Norte do país, "(...) levou mais longe as potencialidades do barroco e melhor interpretou as possibilidades e limites de um rococó de expressão católica" (PEREIRA, 1989, p. 457).
Nesta obra vimaranense, André Soares revela o caminho que seguiu desde o risco da Casa da Câmara de Braga, privilegiando uma maior depuração arquitectónica e decorativa, em detrimento do gosto rocaille que marcou outras obras suas, como a Capela de Santa Maria Madalena da Falperra.
Em termos planimétricos, a igreja é rectangular, com nave única de ângulos côncavos, e fachada principal ondulada. Contudo, esta acaba por ter pouco impacto ao nível da espacialidade interna, uma vez que a divisão entre vestíbulo e nave é bem acentuada (PAIS DA SILVA, 1993, p. 126).
Ao conceber uma fachada convexa, o arquitecto fez projectar a secção central da mesma onde, na esteira de outras obras da sua autoria, concentrou os elementos decorativos em torno de um eixo vertical formado pelo portal, janela de sacada, e frontão. Consequentemente, as janelas do coro encontram-se recuadas e oblíquas em relação ao eixo do edifício.
As torres laterais, mais recuadas, foram erguidas na década de 1860, pelo arquitecto portuense Pedro Ferreira. Estas não estavam previstas nos desenhos de André Soares e, de acordo com algumas gravuras do século XIX (entre as quais uma litografia de George Vivian), o aspecto inicial da fachada da igreja era mais desafogado, fazendo sobressair a secção central e aumentando o efeito cénico de dinamismo, provocado pela ondulação do pano murário (SMITH, 1973, p. 39). As torres, desproporcionadas em relação ao conjunto, eliminaram a unidade da fachada (OLIVEIRA, 2003, p. 29).
Esta teatralidade era ainda acentuada pela zona envolvente, principalmente através da ponte que se desenvolve no eixo da igreja. As esculturas de granito que a decoravam, foram posteriormente transferidas para a fachada da igreja (PIMENTEL 1989, p. 187), sendo o seu frontispício revestido por azulejos.
A actual escada remonta, igualmente, aos meados do século XIX, com as balaustradas e esculturas de forte efeito cenográfico.
No interior, destaca-se o retábulo e tribuna, da autoria do mestre entalhador José António da Cunha. A morte precoce de André Soares terá impedido que este desenhasse também o interior, embora o plano seguido pareça ter respeitado o projecto do arquitecto (OLIVEIRA, 2003, p. 29).
Esta igreja aproxima-se ainda do modelo utilizado por André Soares na igreja da Lapa de Arcos de Valdevez, quer a nível da fachada, quer ainda ao nível da planta. Curiosamente, evoca também outros edifícios brasileiros, principalmente a igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Ouro Preto, em Minas Gerais, com planta de ângulos convexos e fachada de motivos semelhantes aos utilizados por Soares (SMITH, 1973, p. 40).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCentro Histórico de Guimarães e Zona de CourosConjunto das antigas Fábricas de CurtumesCruzeiro da Senhora da GuiaIgreja de Nossa Senhora da OliveiraMuralhas de GuimarãesPadrão Comemorativo da Batalha do SaladoPaços municipais de Guimarães
Outra ClassificaçãoCentro Histórico de Guimarães e Zona de Couros
Nº de Imagens9
Nº de Bibliografias9

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Três artistas de Braga (1735-1775)", Bracara Augusta (Actas do Congresso a Arte em Portugal no século XVIII)SMITH, Robert C.Edição1973BragaTomo II
"Os alvores do rococó em Guimarães", Os alvores do rococó em Guimarães e outros estudos sobre o barroco e o rococó no MinhoOLIVEIRA, Eduardo Pires deEdição2003Braga
"Guimarães", Dicionário da Arte Barroca em PortugalGANDRA, Manuel JoaquimEdição1989Lisboa
O BarrocoSERRÃO, VítorEdição2003Lisboa
Guimarães apontamentos para a sua históriaCALDAS, Pe. António José FerreiraEdição1996GuimarãesEd. Câmara Municipal de Guimarães e Sociedade Martins Sarmento Org. António Amaro das Neves e J. Santos Simões
Guimarães - roteiro turísticoFONTE, Barroso daEdição1995GuimarãesFotografias de José Bastos
André Soares, arquitecto do MinhoSMITH, Robert C.Edição1973Lisboa
"A Casa da Câmara de Braga (1753-1756)", Bracara AugustaSMITH, Robert C.Edição1968Bragavol. XXII, Janeiro-Dezembro de 1968, n.º 51-54 (63-66). pp. 283-320
"SOARES, André", Dicionário da Arte Barroca em PortugalPEREIRA, José FernandesEdição1989Lisboa

IMAGENS

Igreja de Nossa Senhora da Consolação - Vista geral

Igreja de Nossa Senhora da Consolação - Fachada principal: registo superior e torres sineiras

Igreja de Nossa Senhora da Consolação - Fachada lateral direita

Igreja de Nossa Senhora da Consolação - Torres sineiras

Igreja de Nossa Senhora da Consolação - Interior: retábulo da capela-mor

Igreja de Nossa Senhora da Consolação - Interior: nave e capela-mor

Igreja de Nossa Senhora da Consolação - Interior: porta lateral reutilizada com altar com imagem de Nossa Senhora das Dores

Igreja de Nossa Senhora da Consolação - Interior: retábulo lateral

Oratório - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt