Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja do Convento das Capuchinhas ou da Madre de Deus
Designação
DesignaçãoIgreja do Convento das Capuchinhas ou da Madre de Deus
Outras Designações / PesquisasIgreja da Madre de Deus / Oficinas de São José / Convento da Madre de Deus / Igreja do Convento das Capuchinhas / Centro Juvenil de São José (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Guimarães/Oliveira, São Paio e São Sebastião
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida de D. João IVGuimarães Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.439356-8.289133
DistritoBraga
ConcelhoGuimarães
FreguesiaOliveira, São Paio e São Sebastião
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 8/83, DR, I Série, n.º 19, de 24-01-1983 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9823128
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNo final do século XVII, Guimarães conheceu uma forte evolução urbanística, para a qual muito contribuíram as instituições religiosas que à época se instalaram na cidade ou reestruturaram os seus edifícios. Na origem deste fenómeno "(...) estarão certamente o recrudescimento da riqueza, o apogeu de uma religiosidade intensamente vivida em luzidas procissões e festejos solenes, o episcopado de D. José de Bragança, período muito glorioso, marcado por pomposas festividades, que se multiplicavam em outeiros, alcancias, fortilhas e cavalhadas, e o próprio apadrinhamento que o arcebispo deu a muitas das obras religiosas então levadas a cabo" (GANDRA, 1989, p. 218).
À semelhança do que aconteceu com muitos estabelecimentos religiosos da cidade, também o convento das Capuchinhas, como é conhecido em Guimarães, foi fundado no século XVII, mais precisamente em 1681, sendo que as obras acabaram por se prolongar até à centúria seguinte.
Este, teve origem num outro recolhimento, dedicado a Santa Isabel, e fundado por Catarina Chagas, que ali existia desde 1672. O novo convento, cuja edificação se deveu à mesma religiosa, remonta ao ano de 1681, estando as obras concluídas três anos mais tarde. Contudo, a regra de Santa Clara só foi confirmada pelo Papa em 1693, e tornada efectiva em 1716, graças à acção do então Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, ao nomear abadessa a sua irmã, vinda do convento da Madre de Deus, em Lisboa (CALDAS, 1996, p. 344).
Durante o período em que esta foi abadessa, introduziram-se uma série de melhoramentos na igreja, entre os quais se destaca o revestimento azulejar da capela-mor. Atribuído ao monogramista P.M.P., o pintor de azulejos de nome desconhecido que integrou o denominado "ciclo dos grandes mestres", este conjunto de painéis representa várias cenas da Vida da Sagrada Família - Sonho de São José; Anunciação da Virgem; Apresentação do Templo; Fuga para o Egipto; Adoração dos Pastores; Casamento da Virgem; Adoração dos Reis Magos. Santos Simões refere a data de 1717 como a mais provável para a sua realização, chamando ainda a atenção para as molduras, claramente barrocas, e de influência dos Oliveira Bernardes.
Ainda deste período são as imagens de São José e Nossa Senhora, esculpidas em Lisboa e oferecidas pelo então capelão de D. João V, o padre Luiz António da Costa Pego (CALDAS, 1996, p. 345). A coroa de prata de Nossa Senhora havia sido presente do Rei, tal como o resplendor de São José foi oferecido pelo príncipe D. José.
No adro da igreja encontra-se um cruzeiro com a data de 1755, sendo ainda de salientar o chafariz do século XVIII, existente no claustro.
Mais recentemente, o convento albergou as Oficinas de São José, depois transformadas no Centro Juvenil de São José. As adaptações sucessivas permitiram manter apenas o risco original da igreja e claustro, caracterizados por uma enorme simplicidade.
(Rosário Carvalho)
ProcessoAv. de D. João IV
Abrangido em ZEP ou ZPCentro Histórico de Guimarães e Zona de Couros
Outra Classificação
Nº de Imagens13
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Guimarães apontamentos para a sua históriaCALDAS, Pe. António José FerreiraEdição1996GuimarãesEd. Câmara Municipal de Guimarães e Sociedade Martins Sarmento Org. António Amaro das Neves e J. Santos Simões
Guimarães - roteiro turísticoFONTE, Barroso daEdição1995GuimarãesFotografias de José Bastos
Azulejos artísticos de Guimarães (séculos XVI, XVII, XVIII)GUIMARÃES, Agostinho Gomes FernandesEdição1983Porto
História Breve das Oficinas de São José de GuimarãesABREU, AraújoEdição1989BarcelosEdição comemorativa do 75º aniversário da Fundação das Oficinas de São José
História Breve das Oficinas de São José de GuimarãesFONSECA, Álvaro Baltasar Moreira daEdição1989BarcelosEdição comemorativa do 75º aniversário da Fundação das Oficinas de São José

IMAGENS

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Fachada principal da igreja

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Fachada Sul do antigo convento

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Fachada do antigo convento

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Portal principal da igreja

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Claustro do antigo convento

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Interior da igreja: retábulo-mor

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Interior da capela-mor: revestimento azulejar da parede lateral do lado do Evangelho) com representações da Fuga para o Egipto, Apresentação do Templo e Morte de São José

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Interior da capela-mor: revestimento azulejar da parede lateral do lado da Epístola com representação da Adoração dos Pastores, Casamento da Virgem e Adoração dos Reis Magos

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Interior da igreja: retábulo lateral do lado do Evangelho

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Interior da igreja: retábulo lateral dedicado a São José, do lado da Epístola

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Fachada principal da igreja (JNE, 1969)

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Interior da capela-mor: parede lateral da Epístola revestida a azulejos (DGEMN, 1980)

Igreja do Convento das Capuchinhas (Madre de Deus) - Interior da capela-mor: parede lateral do Evangelho revestida a azulejos (DGEMN, 1980)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt