Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Paço de São Cipriano
Designação
DesignaçãoPaço de São Cipriano
Outras Designações / PesquisasJardim da Quinta do Paço de São Cipriano (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Paço de São Cipriano (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Paço
TipologiaPaço
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Guimarães/Tabuadelo e São Faustino
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Lugar da Igreja- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.397116-8.288165
DistritoBraga
ConcelhoGuimarães
FreguesiaTabuadelo e São Faustino
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA primeira menção ao Paço de São Cipriano data de 1415, sendo a casa parte integrante da Honra de São Cibrão de Tabuadelo. O Paço proporcionava abrigo aos inúmeros peregrinos que cruzavam a região, a caminho de Santiago de Compostela, e que acorriam a Santa Maria da Oliveira de Guimarães, onde a devoção mariana se contava como a mais antiga da Península.
Do edifício primitivo resta a austera torre ameiada, núcleo tradicional dos mais antigos solares, em torno da qual se foram distribuindo construções posteriores. O Paço sofreu alterações de monta no século XVIII, certamente no tempo de Domingos Gonçalves de Castro Cibrão, então senhor da casa e da honra, e cuja família, radicada no Minho, terá adoptado a palavra Cibrão, corruptela arcaica de Cipriano, como apelido. Datam desta remodelação a maior parte das construções hoje existentes, incluindo a habitação principal, uma casa de rés-do-chão e primeiro andar distribuída por vários corpos articulados, de planta em U, rodeando um pátio interior dominado pela mole do torreão. A entrada principal, feita através de uma escadaria exterior de acesso ao piso nobre e voltada para um terreiro, é típica dos solares rurais da região, acrescentando mais aparato às frontarias. As construções estão envolvidas pela mata de árvores seculares e espelhos de água, integrando um ameno jardim de buxos e topiária, do lado do terreiro; o pátio interior exibe, ao centro, uma fonte com taça onde domina a figura de Neptuno, rodeado por quatro golfinhos jorrando água. Existem ainda vários lambris e bancos cobertos por azulejos setecentistas policromados.
Entre os testemunhos do acolhimento que aqui recebiam os romeiros, e que certifica igualmente da nobreza e importância da honra de São Cipriano, estava uma albergaria para pobres, que deixou de funcionar por volta de 1825 (António Lambert Pereira da SILVA, 1924). Por sua vez, a capela (dedicada a Santo António) funciona aqui num edifício isolado, de acordo com o que é habitual encontrar em solares mais antigos; esta característica permitia a abertura do oratório ao culto público, contribuindo para o prestígio da família proprietária, e denunciando o apoio espiritual ministrado aos peregrinos. Esta capela foi inteiramente reconstruída em 1758, sendo hoje um corpo quadrangular coroado por sineira e rasgado por um singelo portal de verga recta, encimado por frontão triangular.
Em finais do século XVIII, a casa estava na posse dos descendentes das famílias Cibrão e Santiago, de quem restam marcas heráldicas nas armas esculpidas no portão de entrada da propriedade, que abre para o terreiro. Foi justamente por ordem de João da Costa Santiago Carvalho e Sousa que todo o conjunto sofreu cuidadosas obras de recuperação, no início do século XX. E foram ainda os Santiago Sottomayor, últimos herdeiros da propriedade, quem promoveu a adaptação do Paço a Turismo de Habitação, em funcionamento desde 1982, permitindo a manutenção das habitações e dos seus frondosos jardins, sem deturpação da função original da torre quatrocentista e suas dependências. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Palácios e solares portuguezes (Col. Encyclopedia pela imagem)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1900Porto
"Paço de S. Cipriano", in Guia de Portugal, v.4, t. II : Entre Douro e Minho, Minho, pp. 1262-1263SILVA, António Lambert Pereira daEdição1924LisboaApesar do presente volume do Guia ser da responsabilidade de Santana Dionósio, esta estrada foi redigida por António Lambert Pereira da Silva.
Guimarães - roteiro turísticoFONTE, Barroso daEdição1995GuimarãesFotografias de José Bastos
Casas Nobres de PortugalBINNEY, MarcusEdição1987Lisboa
Cozinhas. Espaço e ArquitecturaPEREIRA, Ana MarquesEdição2006Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt