Igreja Paroquial de Santa Eufémia de Lavandeira | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Igreja Paroquial de Santa Eufémia de Lavandeira | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Igreja de Santa Eufémia, paroquial de Lavandeira / Igreja Paroquial de Lavandeira / Igreja de Santa Eufémia / Igreja de São Salvador (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Igreja | ||||||||||||
Tipologia | Igreja | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Bragança/Carrazeda de Ansiães/Lavandeira, Beira Grande e Selores | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Bragança | ||||||||||||
Concelho | Carrazeda de Ansiães | ||||||||||||
Freguesia | Lavandeira, Beira Grande e Selores | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 12707538 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | A elevação da localidade de Lavandeira a paróquia, em 1734, sob a invocação de São Salvador, reflectiu-se, também, na sua igreja, até aí dedicada a Santa Eufémia. É neste crescendo de importância que se deve procurar as razões da campanha decorativa barroca de que o templo foi objecto, na primeira metade do século XVIII, e que visava, com certeza, dignificar a nova igreja paroquial. Implantada num declive acentuado, que os volumes da igreja acompanham, esta impõe-se na malha urbana não apenas pelas suas dimensões, mas principalmente pela colunata toscana, que sustenta o alpendre. A linguagem maneirista que aqui se observa, estende-se à totalidade do templo, muito embora a intervenção barroca seja notória em determinados elementos. Assim, o portal principal, de linhas rectas, e flanqueado por duplas pilastras, é encimado por um nicho recortado, com um inscrição referente à invocação a Santa Eufémia, de gosto barroco, tal como o portal que se abre no alçado lateral Norte, com frontão de volutas, interrompido por um querubim. O volume da capela-mor diferencia-se do da nave por ser mais abaixo e estreito, sendo que todos os corpos são delimitados por pilastras nos cunhais, elevadas por pináculos de remate esférico. Do lado da sineira, que se desenvolve no plano da fachada principal, o alçado é composto pelo volume da torre, e pelo da sacristia, mais salientes, embora esta última se encontre no prolongamento da capela-mor. No interior, de nave única (com coro-alto e púlpito), com arco triunfal a pleno centro a articular este espaço com a capela-mor, é mais evidente a campanha barroca, que veio dinamizar o espaço maneirista, ao forrar a cobertura com caixotões e revestir outras áreas de talha dourada. O tecto da nave exibe motivos hagiográficos diversos, enquanto o da nave ilustra uma versão da Árvore de Jessé, ou seja, a árvore da descendência de Jesus - uma temática menos bem vista pelo Concílio de Tento, mas que conheceu grande fortuna no nosso país ao ligar-se à iconografia de Nossa Senhora da Conceição (PEREIRA, 1992, pp. 228-229). Neste caso, a representação respeita a passagem do Evangelho de São Mateus, embora apresente uma versão reduzida e historicamente desordenada (IDEM, pp. 229-240). A talha dourada, de gosto proto-barroco, ou nacional, encontra-se presente nos altares laterais e colaterais, desenvolvendo-se, a partir deste últimos, e envolvendo o arco triunfal, como se de um gigantesco retábulo se ratasse, que emoldura e enquadra o retábulo-mor, criando um ambiente de ouro, que se estende às molduras do tecto. Todo este conjunto é complementado pelas pinturas dos panos murários quer da nave quer da capela-mor. Alusivos a cenas bíblicas, foram executados a azul e branco, no que pensamos ser uma tentativa de imitar os revestimentos azulejares que, habitualmente e nos interiores barrocos, se conjugam com a talha. Trata-se de uma solução de grande interesse, onde se respeita, inclusivamente, o lambril cm enrolamentos e folhagens, próprio dos painéis cerâmicos, embora aqui bastante simplificado. (Rosário Carvalho) | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | Alto Douro Vinhateiro | ||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 7 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 3 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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Carrazeda de Ansiões. Notas Monograficas | FERREIRA, Candida Florinda | Edição | Publicado a 1932 | ||
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias... | PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de | Edição | 1990 | Lisboa | |
"A Árvore de Jessé - um exemplar da igreja de Lavandeira", Brigantia, vol. XII, n.º 3, pp. 221-240 | PEREIRA, Henrique Manuel S. | Edição | 1992 | Bragança | |
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias... | FERREIRA, Pedro Augusto | Edição | 1990 | Lisboa |
Igreja Paroquial de Santa Eufémia de Lavandeira - Vista geral (IPPC)
Igreja Paroquial de Santa Eufémia de Lavandeira - Fachada lateral, vendo-se a torre sineira e a sacristia (IPPC)
Igreja Paroquial de Santa Eufémia de Lavandeira - Fachada lateral direita (IPPC)
Igreja Paroquial de Santa Eufémia de Lavandeira - Fachada principal: portal (IPPC)
Igreja Paroquial de Santa Eufémia de Lavandeira - Fachada lateral esquerda (IPPC)
Igreja Paroquial de Santa Eufémia de Lavandeira - Interior: retábulo-mor (IPPC)
Igreja Paroquial de Santa Eufémia de Lavandeira - Interior: pormenor do tecto de caixotões com pinturas representando santos (IPPC)