Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da Misericórdia
Designação
DesignaçãoIgreja da Misericórdia
Outras Designações / PesquisasIgreja da Misericórdia de Silves / Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Silves (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Silves/Silves
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da SéSilves Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.190029-8.438988
DistritoFaro
ConcelhoSilves
FreguesiaSilves
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 44 075, DG, I Série, n.º 281, de 5-12-1961 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica Implantada em pleno centro nevrálgico da cidade amuralhada, diante do portal principal da Sé e muito perto da cota mais alta do acentuado declive da cidade, a igreja da Misericórdia de Silves é um dos mais emblemáticos edifícios da urbe, estatuto para que muito contribui o portal lateral manuelino, único elemento da construção original que ainda actualmente se conserva.
Com efeito, data de inícios do século XVI a edificação da primitiva igreja da Misericórdia de Silves. O portal lateral, hoje ligeiramente acima da cota da rua, denuncia claramente essa cronologia, compondo-se de duas arquivoltas profusamente decoradas com elementos característicos da simbólica manuelina, como os toros que saem da boca de uma figura aparentemente demoníaca, as bases polifacetadas, ou ainda o perfil contracruvado do arco.
Todo o restante edifício foi profundamente alterado na época moderna ou, em alternativa, as obras terão demorado demasiado a ponto de o projecto inicial, manuelino, ter sido convertido em maneirista. A construção que hoje vemos data, com grande probabilidade, da segunda metade do século XVI, como parece testemunhar a estrutura tardo-quinhentista do templo. A fachada principal, virada a Sul, é bastante simples, compondo-se apenas de um portal de arco de volta perfeita enquadrado por uma moldura rectangular, esta sobrepujada por um frontão triangular. O interior aponta igualmente para uma datação quinhentista avançada, como o prova a abóbada de berço que cobre a sua nave única, e o retábulo-mor, este já do século XVII. Encaixadas na sua moldura de talha, várias pinturas representam as obras corporais de Misericórdia, tema que tem claras analogias com o executado para a Misericórdia de Faro (NOÉ e GORDALINA, 2002).
No século XVIII, após o terramoto de 1755, a igreja foi objecto de algumas obras, construindo-se uma nova Casa do Despacho e renovando-se alguns elementos decorativos do interior. Mais recentemente, o restauro do século XX, iniciado em 1946, levou à definição do aspecto global que a igreja hoje apresenta. Entre os trabalhos então executados, salienta-se o apeamento do coro e a renovação integral do pavimento.
Apesar da aparente singeleza da construção, patente nas paredes despidas e com poucas aberturas para iluminação, a igreja da Misericórdia de Silves mantém a sua imponência de outrora, não apenas pelo local privilegiado em que se encontra implantada, mas também pela excelência do portal lateral, um dos elementos mais importantes do ciclo manuelino actualmente conservados no barlavento algarvio.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCastelo de SilvesCisterna Islâmica da Rua do CasteloSé Catedral de Silves
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"As sete obras corporais de Misericórdia pintadas no retábulo maneirista da Misericórdia de Silves", Monumentos, nº23, pp.116-127SERRÃO, VítorEdição2005Lisboa
Tesouros artísticos do AlgarveROSA, José António Pinheiro eEdição1990
"Decoração arquitectónica manuelina na região de Silves (séculos XV-XVI)", Revista Xelb, nº3, 1996, pp.79-142RAMOS, Manuel Francisco CasteloEdição1996Silves
Silves. Guia turísticoDOMINGUES, José Domingos GarciaEdição1958Silves
Silves. Guia turístico da cidade e do concelhoDOMINGUES, José Domingos GarciaEdição2002Silves2ªed.
As Misericórdias do AlgarvePINTO, Maria Helena MendesEdição1968Lisboa
As Misericórdias do AlgarvePINTO, Victor Roberto MendesEdição1968Lisboa

IMAGENS

Igreja da Misericórdia de Silves - Portal manuelino

Igreja da Misericórdia de Silves - Portal manuelino: pormenor

Igreja da Misericórdia de Silves - Portal manuelino: pormenor de capitel

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt