Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Anta do Couto do Zé Godinho
Designação
DesignaçãoAnta do Couto do Zé Godinho
Outras Designações / PesquisasAnta do Vale da Estrada / Anta do Couto de Zé Godinho (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / (Ver Ficha em www.arqueologia.patrimoniocultural.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Anta
TipologiaAnta
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Castelo de Vide/Santiago Maior
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Couto do Zé GodinhoVale da Estrada Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.481431-7.517003
DistritoPortalegre
ConcelhoCastelo de Vide
FreguesiaSantiago Maior
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Anta do Couto do Zé Godinho localiza-se na Tapada do Vale, freguesia de Santiago Maior, concelho de Castelo de Vide. Encontra-se sensivelmente a 3 km a sul da vila de Póvoa e Meadas. Implanta-se num outeiro, a uma cota de 375 metros.
Este monumento funerário megalítico é constituído por uma câmara poligonal irregular delimitada por sete esteios de granito, dos quais se preservam cinco, embora dois apresentem-se fraturados. Esta mede, no seu eixo maior, 3 metros e, no menor, 2,6 metros. O chapéu está ausente. Corredor com 4 metros de comprimento, orientado a nascente, definido por três ortóstatos, dois no lado sul e outro no lado norte. Ainda estão patentes evidentes vestígios da mamoa. A câmara foi reutilizada como abrigo de pastores e, no final do século passado, registam-se algumas alterações à disposição dos esteios.
História
A edificação do Couto do Zé Godinho baliza-se genericamente entre meados do 4º milénio e meados do 3º milénio a.n.e. (Neolítico Final, Calcolítico). Nunca foram realizadas escavações arqueológicas nesta anta e apenas foi recolhida uma mó em granito.
São conhecidas referências documentais a monumentos megalíticos na bacia hidrográfica do Rio Sever desde 1489, constando nas Ordenanzas del Concejo de Valencia de Alcantara onde assumem a função de marcos territoriais. No entanto, torna-se quase impossível reconhecer as mencionadas.
A identificação e divulgação deste monumento deve-se a Maria Conceição Rodrigues, no âmbito da prospecção arqueológica realizada para a elaboração da Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de Vide.
Ana Vale
DGPC, 2020
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de VideRODRIGUES, Maria da Conceição MonteiroEdição1975Lisboa130 est. + 1 mapa, il. Publicado a 1975
"Monumentos megalíticos da bacia hidrográfica do Rio Sever", IBN MARUÁNOLIVEIRA, Jorge deEdição1997Marvãon.º 7, p. 774
"Materiais arqueológicos da região de Castelo de Vide", Actas do 1º Encontro de História Regional de Local do Distrito de Portalegre-Edição1987

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt