Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Anta dos Coureleiros V
Designação
DesignaçãoAnta dos Coureleiros V
Outras Designações / PesquisasAnta 5 dos Coureleiros / Anta dos Coureleiros V (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / (Ver Ficha em www.arqueologia.patrimoniocultural.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Anta
TipologiaAnta
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Castelo de Vide/Santiago Maior
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Sítio dos CoureleirosCoureleiros Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.450198-7.466594
DistritoPortalegre
ConcelhoCastelo de Vide
FreguesiaSantiago Maior
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSítio
A Anta de Coureleiros III, localiza-se no lugar dos Coureleiros, freguesia de Santiago Maior, concelho de Castelo de Vide. Encontra-se a cerca de 3,2 km a noroeste da sede de freguesia. Implanta-se em encosta, a uma cota de 420 metros, sensivelmente a 850 metros a oeste da Ribeira de São João. A construção de um muro divisório quebrou a ligação entre a câmara e o corredor e reutilizou um dos seus esteios.
Integra-se na Necrópole Megalítica dos Coureleiros, constituída por cinco monumentos (Anta dos Coureleiros I, Anta de Couleiros, Anta dos Coureleiros III, Anta dos Coureleiros IV e Anta dos Coureleiros V), divulgada por George e Vera Leisner em 1959. As distintas denominações conferidas às suas antas pelos investigadores podem conduzir a dificuldades na respetiva identificação. Assim, a Anta dos Coureleiros V foi originalmente nomeada pelo casal Leisner como Anta 3 da Herdade dos Coureleiros; Maria Conceição Rodrigues, por sua vez, atribui-lhe a nome de Coureleiros 5; finalmente, Jorge de Oliveira, propõe uma numeração ordenada de sul para norte, designando-a Coureleiros V.
Dista cerca de 845 metros da Anta de Coureleiros I, 750 metros da Anta de Courleiros, 690 metros da Anta dos Coureleiros III e 745 metros da Anta dos Coureleiros IV. Da referida necrópole é a anta que está mais afastada, em direção a norte.
Este monumento funerário megalítico apresenta câmara e corredor bem diferenciados. A câmara poligonal é delimitada por sete esteios, dos quais três mantêm-se inteiros e in situ. O estado de conservação e a ausência de escavações arqueológicas não permite aferir as dimensões da câmara. O chapéu está tombado. Dispunha de corredor orientado a sudeste, com 1,13 metros de comprimento, permanecendo visíveis dois ostóstatos.
História
A edificação da Anta dos Coureleiros V baliza-se, genericamente, entre o final do Neolítico e inícios do Calcolítico, na transição entre o 4º e o 3º milénio a.n.e.
São conhecidas referências documentais a monumentos megalíticos na bacia hidrográfica do Rio Sever desde 1489, constando nas Ordenanzas del Concejo de Valencia de Alcantara onde assumem a função de marcos territoriais. No entanto, torna-se quase impossível discernir as mencionadas.
Pereira da Costa no estudo Noções sobre o estado pré-histórico da terra e do homem seguidas da descripção de alguns dolmins ou antas de Portugal, publicado em 1868, refere um dos monumentos dos Coureleiros que designa dolmin ou Anta de Corleiros. Mereceu, igualmente, a atenção de George e Vera Leisner, sendo aludida na publicação de 1959, Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen.Mais tarde, nos finais do século passado, é incluída nos trabalhos da Carta Arqueológica de Castelo de Vide executada por Maria Conceição Rodrigues e no Levantamento Arqueológico do mesmo concelho, elaborado por Jorge de Oliveira.
Ana Vale
DGPC, 2020
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de VideRODRIGUES, Maria da Conceição MonteiroEdição1975Lisboa130 est. + 1 mapa, il. Publicado a 1975
"Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen", Madrider ForschungenLEISNER, Georg KlausEdição1959Berlim
"Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen", Madrider ForschungenLEISNER, VeraEdição1959Berlim
Portugal, 1001 sights an archaeological an historical guide (University of Calgary, Alberta, Canadá)ANDERSON, James M.Edição1994London
Portugal, 1001 sights an archaeological an historical guide (University of Calgary, Alberta, Canadá)LEA, M. SheridenEdição1994London
"O megalitismo no concelho de Castelo de Vide ", Actas das 1ªs Jornadas de Arqueologia do Nordeste Alentejano-Edição1987Coimbra
Estudo dos Recipientes Cerâmicos dos Monumentos MegalíticosPAROLEIRO, Ana Emília BarrosEdição2016Dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Pré-história, Faculdade de letras da Universidade do Porto

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt