Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Anta do Cerejeiro
Designação
DesignaçãoAnta do Cerejeiro
Outras Designações / PesquisasAnta do Cerejeiro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / (Ver Ficha em www.arqueologia.patrimoniocultural.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Anta
TipologiaAnta
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Castelo de Vide/Santiago Maior
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- Cerejeiro e Covões- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.489427-7.471942
DistritoPortalegre
ConcelhoCastelo de Vide
FreguesiaSantiago Maior
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Anta do Cerejeiro localiza-se a nascente do Monte do Pomarinho, freguesia de Santiago Maior, concelho de Castelo de Vide. Encontra-se sensivelmente a 4,7 km a sudeste da vila de Póvoa e Meadas. Implanta-se a uma cota de 345 metros de altitude, junto à ribeira de São João.
Dos inúmeros monumentos megalíticos existentes na região destaca-se, pela proximidade, a Anta da Várzea dos Mourões edificada a 800 metros para sul. O elevado grau de destruição impede a reconhecimento da sua tipologia, estando preservados apenas dois esteios de granito in situ. Um outro, tombado, foi colocado sobre o leito da ribeira de forma a facilitar a sua travessia. Não são percetíveis quaisquer vestígios da mamoa ou da existência de um corredor.
História
A edificação da Anta do Cerejeiro baliza-se genericamente entre meados do 4º milénio e meados do 3º milénio a.n.e. (Neolítico Final, Calcolítico).
São conhecidas referências documentais a monumentos megalíticos na bacia hidrográfica do Rio Sever desde 1489, constando nas Ordenanzas del Concejo de Valencia de Alcantara onde assumem a função de marcos territoriais. No entanto, torna-se quase impossível reconhecer as mencionadas.
A identificação e divulgação deste monumento deve-se a Maria Conceição Rodrigues, no âmbito da prospecção arqueológica realizada para a elaboração da Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de Vide. Em 1982 foi conduzida uma escavação pelo Grupo de Arqueologia de Castelo de Vide, cujo espólio recolhido foi recentemente estudado por Ana Paroleiro no âmbito da sua dissertação de mestrado, Estudo dos Recipientes Cerâmicos dos Monumentos Megalíticos do Concelho de Castelo de Vide, apresentada em 2016.
Ana Vale
DGPC, 2020
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de VideRODRIGUES, Maria da Conceição MonteiroEdição1975Lisboa130 est. + 1 mapa, il. Publicado a 1975
"Monumentos megalíticos da bacia hidrográfica do Rio Sever", IBN MARUÁNOLIVEIRA, Jorge deEdição1997Marvãon.º 7, p. 774

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt