Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Celeiro na cerca do Convento de São Francisco
Designação
DesignaçãoCeleiro na cerca do Convento de São Francisco
Outras Designações / PesquisasCeleiro do Convento de São Francisco / Torre da Horta dos Cães (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Faro/Faro (Sé e São Pedro)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Manuel PenteadoFaro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.014609-7.929915
DistritoFaro
ConcelhoFaro
FreguesiaFaro (Sé e São Pedro)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaErigido na primeira metade do século XVIII, num terreiro então denominado Horta dos Cães, que se situava entre a cerca muralhada construída em torno de Faro no século XVII e a cerca do Convento de São Francisco, este edifício é a única edificação civil de planta octogonal existente no Algarve.
Foi mandado construir pelo Desembargador Veríssimo de Mendonça Manuel, que ao longo de toda a primeira metade da centúria de Setecentos patrocinou a construção de diversas obras em Faro, nomeadamente o conjunto da Quinta do Ourives, a Casa das Figuras e o Solar do Capitão-mor. Indissociável deste percurso mecenático do Desembargador é a figura de Diogo Tavares de Ataíde, mestre pedreiro algarvio que executou todas as obras encomendadas por Mendonça Manuel.
Foi pois este arquitecto local quem terá desenhado o celeiro da Horta dos Cães, um alto edifício de planta centralizada octogonal, com dois pisos separados interiormente por abóbada de aresta oitavada, que no seu conjunto se apresenta com excepcional "equilíbrio volumétrico" (CORREIA, 2006, p.106).
O piso térreo é rasgado por oito óculos, aos quais correspondem no interior os panos da abóbada. Numa das faces foi rasgado o portal principal de volta perfeita, sobrepujado por um brasão de armas em massa, integrado em conjunto de gosto rocaille, pertencente a Manuel Mascarenhas de Figueiredo Manuel, neto do Desembargador, que terá completado a obra iniciada pelo avô (idem, ibidem, p.112).
Desta segunda campanha de obras, ordenada entre 1761 e 1789, terão resultado também as interessantes figuras em massa que ladeiam o portal principal e que "(...) tendo embora pontos de contacto com outros trabalhos de massa, como a Casa das Figuras, denunciam já outro tempo estético, o rococó." (idem, ibidem, p.114). À direita está colocado um homem coberto por pele de leão, com uma maça e a hidra de Lena, cuja legenda identifica claramente como o herói mitológico HÉRCULES. À esquerda, um índio gigante que luta com um crocodilo é acompanhado pela inscrição "CABO DE BOA ESPERANÇA ADAMASTOR".
No piso superior abrem-se sete janelas rectangulares, também com molduras de massa, e uma porta, do lado oposto à entrada principal do piso anterior, à qual se acede por uma escada de ferro, que substitui a original, de cantaria.
A tradição atribui ao edifício da Horta dos Cães a função de celeiro, mas a verdade é que actualmente considera-se que o torreão octogonal foi construído para servir como uma espécie de casa de fresco, que integraria o que "(...) se supõe ter sido uma quinta de recreio." (idem, ibidem, p.109). Mas mais importante do que o seu uso funcional será a intenção do Desembargador ao mandar edificar esta grande torre. Assim, é possível que o seu objectivo fosse erigir "(...) um marco visível do seu poder no limite urbano de Faro, encostado à nova cerca seiscentista (...)", sendo portanto "(...) o resultado da afirmação pessoal do seu encomendante, enquanto "arquitectura de poder"."(idem, ibidem,pp.110-111).
Catarina Oliveira
DIDA/IGESPAR/ Abril de 2008
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPMuralha seiscentista de Faro (troços)
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monumentos e edifícios notáveis do concelho de Faro.ROSA, José António Pinheiro eEdição1984Faro
Faro, evolução urbana e patrimónioPAULA, Rui MendesEdição1993Faro
"A Torre da Horta dos Cães", Monumentos, 24CORREIA, José Eduardo HortaEdição2006Lisboa
Faro. A arte na história da cidadeLAMEIRA, FranciscoEdição1999Faro
Faro. Edificações NotáveisLAMEIRA, FranciscoEdição1995Faro
Faro, evolução urbana e patrimónioPAULA, Frederico MendesEdição1993Faro

IMAGENS

Celeiro na cerca do Convento de São Francisco - Vista geral

Celeiro na cerca do Convento de São Francisco - Pormenor de relevos figurativos

Celeiro na cerca do Convento de São Francisco - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt