Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Arroios
Designação
DesignaçãoCapela de Arroios
Outras Designações / PesquisasCapela de Nossa Senhora das Dores / Capela de Arroios (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Vila Real/Arroios
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- entre as povoações de Arroios e CoutoArroios Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.289522-7.705767
DistritoVila Real
ConcelhoVila Real
FreguesiaArroios
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDedicada a Nossa Senhora das Dores, esta capela é uma construção barroca, que outrora integrou a Casa de Arroios. Era propriedade de D. Matilde Carolina Cardoso de Meneses Girão, mas tornou-se pertença do primeiro Conde de Margaride, depois do seu casamento, em 1866, com a filha de D. Matilde.
A Capela destaca-se pela fachada, que é marcada por um forte sentido de verticalidade. Este, manifesta-se através das pilastras, molduradas e com capitéis coríntios que ladeiam o portal no primeiro registo, mas que são prolongadas em altura através de molduras, no frontão, e de pináculos sobre plintos, que rematam o registo superior da fachada. Os motivos decorativos, circunscrevem-se à janela e às zonas enquadradas pelas pilastras. No eixo central, formado pelo portal, de moldura de linhas rectas, e pela janela curvilínea, inscreve-se, no tímpano do frontão, o brasão de armas da família a que pertencia a Capela e a Casa. O frontão contracurvado é rematado, ao centro, por uma cruz latina.
Do lado do Evangelho, e num plano mais afastado, sobressai o volume da sacristia.
Toda a arquitectura revela grande unidade, sendo as fachadas laterais percorridas pelo mesmo entablamento que observamos na principal, e os cunhais marcados por pilastras molduradas. Estas, não apresentam capitel coríntio nos cunhais correspondentes à capela-mor, mas são prolongadas por pináculos sobre plintos. Na empena, ergue-se uma cruz, mais baixa que a da fachada principal.
No interior, destaca-se o altar, de talha barroca em tons de branco e dourado. Este encontra-se num plano superior em relação à capela-mor, e o acesso é feito através de três degraus de planta semicircular. O coro alto apresenta uma balaustrada também de talha branca, tal como o púlpito. Ambos partilham uma escadaria de acesso, situada entre a nave a sacristia.
Edificada, muito possivelmente, no decorrer do século XVIII, a capela de Arroios insere-se na tradição barroca do Norte do país, com uma decoração pesada e robusta na zona superior da fachada. Todavia, é evidente a delicadeza e pormenor dos elementos da janela e dos capitéis, que revelam a abertura a uma linguagem rocaille. A diferença entre ambos os registos é flagrante, destacando-se o frontão por uma mais intensa e vigorosa decoração.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Património Artístico da Região DurienseAZEVEDO, José Correia deEdição1972Portop. 118

IMAGENS

Capela de Arroios - Fachada principal: registo superior e remate

Capela de Arroios - Fachadas lateral direita e posterior

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt