Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro, também denominado «Casa dos Arcos» (primitiva Escola de Desenho Industrial Fernando Caldeira)
Designação
DesignaçãoEdifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro, também denominado «Casa dos Arcos» (primitiva Escola de Desenho Industrial Fernando Caldeira)
Outras Designações / PesquisasCapitania do Porto de Aveiro / Casa dos Arcos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Aveiro/Glória e Vera Cruz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Viana do CasteloAveiro Número de Polícia: 37
LATITUDE LONGITUDE
40.641546-8.652685
DistritoAveiro
ConcelhoAveiro
FreguesiaGlória e Vera Cruz
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
Despacho de homologação de 18-03-1997 do Ministro da Cultura
Parecer favorável de 11-03-1997 do Conselho Consultivo do IPPAR
Proposta de 3-01-1997 da DR de Coimbra para a classificação como IIP
Despacho de abertura de 5-06-1996 do vice-presidente do IPPAR
Proposta de classificação de 20-05-1996, de particulares
ZEPDespacho de 7-11-2011 do diretor do IGESPAR, I.P. a devolver o processo à DRC do Centro para formalizar propostas de ZEP individuais
Parecer favorável de 7-11-2011 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura, devendo ser fixada uma ZEP para cada imóvel classificado
Proposta de 2-10-2009 da DRC do Centro para a ZEP conjunta do Conjunto arquitectónico constituído pelos edifícios da "Casa Paris"; "Ourivesaria Matias" e "Pastelaria Avenida" e da antiga Capitania do Porto de Aveiro
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736227
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO edifício da antiga Capitania de Aveiro é considerado um dos mais significativos exemplos de arte nova na região de Aveiro e do país. As obras que recentemente decorram neste espaço transformaram o edifício, de grande simbolismo, na Sala de Visitas da cidade (Câmara Municipal de Aveiro, 2003), encontrando-se aqui instalada a Assembleia Municipal de Aveiro. A recuperação do imóvel foi um projecto da responsabilidade do Arquitecto Silva Dias, tendo sido inaugurado no dia 25 de Abril de 2004. Para além da Assembleia, está prevista também a instalação de salas de exposições temporárias.
Originalmente, o edifício era uma moagem, projectada em 1830 pelo Arquitecto Joaquim José de Oliveira, por encomenda do fundador da Vista Alegre, José Ferreira Pinto Basto. A implantação junto à Ria, com um grande número de arcos submersos, justifica-se pela sua primeira vocação industrial, quando a fábrica de moagem funcionava com moinhos de maré.
Já no final do século XIX, um projecto do arquitecto Augusto Silva Rocha, responsável pela traça de tantos outros edifícios Arte Nova na cidade, adaptou o imóvel à Escola de Desenho Industrial, da qual era o presidente. A denominada Casa dos Arcos apresenta, no primeiro piso da fachada principal, um conjunto de vãos em arco abatido, unidos pelo varandim de serralharia, com motivos florais, de linguagem Arte Nova.
O segundo piso foi-lhe acrescentado já em 1908. O seu desenho procurou respeitar a arcaria inferior, sendo que a cada arco correspondem duas janelas. Ao centro, a varanda em arco abatido é muito semelhante às restantes, destacando-se este corpo central por ser mais alto e rematado por um frontão triangular, ladeado por volutas. Todo o conjunto é coroado por modilhões.
A entrada para o edifício insere-se na fachada lateral esquerda, situada na Rua principal. A porta tem na bandeira gradeamento Arte Nova e, por cima, um painel de azulejo de dimensões reduzidas, azul e amarelo, com o ano de 1918. Esta, deverá corresponder à última intervenção realizada, que coincide com a data em que o imóvel foi adquirido por um comerciante, antes de ser vendido ao Ministério da Marinha, em 1925.
O azulejo, de motivos florais, surge ainda nesta mesma fachada, mas no segundo piso. Do lado esquerdo, a fachada é mais alta, com um torreão rematado por modilhões, e uma janela com azulejos de temática marítima. Os restantes alçados são relativamente simples, sendo que um portão de gradeamento Arte Nova permite o acesso à zona posterior do edifício.
No novo projecto de reabilitação, assinado por Dias da Silva, a fachada Poente da Capitania foi recuperada, mantendo o seu cromatismo, bem como os elementos decorativos e a relação volumétrica com a cobertura. Por sua vez, a fachada Norte (na Avenida Dr. Lourenço Peixinho), foi reconstruída, e a fachada Sul beneficiou de "um novo desenho com elementos decorativos relacionados com a fachada Poente" (Câmara Municipal de Aveiro).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Aveiro recupera arte nova em ruínas", Jornal ExpressoQUEIRÓZ, António Eça deEdição1999Lisboa
Francisco da Silva Rocha (1864-1957), Tese de Mestrado em História da Arte, apresentada à Universidade do PortoFERNANDES, Maria JoãoEdição1999Porto
Aveiro: cidade Arte NovaBORGES, JaimeEdição1999AveiroGuia coordenado por Jaime Borges
"Edifício da Capitania em obras", site da Câmara Municipal de AveiroEdiçãoAveiroNotícia retirada de http://www.cm-aveiro em 22 de Maio de 2003
"Aveiro: Fundos para restauro de Arte Nova desaproveitados", Notícias de AveiroEdição2001Aveiro

IMAGENS

Antiga Capitania do Porto de Aveiro - Vista geral

Antiga Capitania do Porto de Aveiro - Fachada principal: corpo central

Antiga Capitania do Porto de Aveiro - Fachada lateral norte

Antiga Capitania do Porto de Aveiro - Vista geral

Antiga Capitania do Porto de Aveiro - Fachada lateral norte

Antiga Capitania do Porto de Aveiro - Fachada lateral sul

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt