Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Quinta de São Lourenço, considerada no seu todo - habitação e dependências da lavoura, capela (São Sebastião), portão de entrada, jardim e terrenos anexos que a delimitam e ainda os conjuntos de azulejos que decoram os imóveis e jardins e (...)
Designação
DesignaçãoQuinta de São Lourenço, considerada no seu todo - habitação e dependências da lavoura, capela (São Sebastião), portão de entrada, jardim e terrenos anexos que a delimitam e ainda os conjuntos de azulejos que decoram os imóveis e jardins e (...)
Outras Designações / Pesquisas(...) as pinturas da capela / Casa e Capela da Quinta de São Lourenço (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Quinta
TipologiaQuinta
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Almada/Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Pragal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.676708-9.185731
DistritoSetúbal
ConcelhoAlmada
FreguesiaAlmada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
Edital N.º 11 de 28-01-1981 da CM de Almada
Despacho de homologação de 2-09-1980
Parecer de 29-08-1980 da COISPCN a propor a classificação como IIP
Proposta de classificação de 8-03-1978 do FFH
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaÀ semelhança de outras quintas do concelho de Almada, a Quinta de São Lourenço beneficia de uma situação geográfica privilegiada, localizando-se no cume de uma encosta que desce até ao Tejo, onde existiu, outrora, um pequeno ancoradouro de acesso directo à propriedade. Somente a edificação de um complexo industrial nas imediações veio alterar a excelência desta integração paisagística.
São muito escassas as informações disponíveis que se referem a São Lourenço. Pouco ou nada sabemos sobre a sua origem, e a cronologia que avançamos tem por base o inventários do conjunto de azulejos que reveste boa parte dos espaços da casa, e que ainda se conserva no local. A edificação da casa de habitação, de um piso único, deverá remontar ao século XVII. Assim o indicam as suas principais características arquitectónicas, corroboradas pela existência de azulejos seiscentistas, de padrão azul e branco, no alpendre e na fachada (DUARTE; MANGUCCI, 1998, p. 57). Com planta em forma de L, o edifício é composto por uma ala residencial, e por outra, mais comprida, onde se integra a capela, prolongada por anexos destinados a fins agrícolas. A fachada principal é antecedida por uma estrutura formada por colunas toscanas sobre um soco alto. No alçado imediatamente perpendicular, a capela destaca-se pelo portal, encimado por frontão triangular e cruz na empena, denunciando uma arquitectura de influência pombalina. O espaço interno divide-se em três naves, separadas por colunas toscanas (aliás, esta é a ordem empregue em toda a quinta), e com tribunas. A abóbada da nave é pintada, e este espaço separa-se da capela-mor através de um arco triunfal de colunas também toscanas. Nesta fachada, o segundo piso é um acrescento já do século XIX.
A depuração e linearidade do desenho evoca o gosto seiscentista, também presente no portão de acesso a este amplo terreiro definido pela habitação. De arco de volta perfeita, com aparelho rusticado, exibe, ao centro, a pedra de armas dos Cunha, proprietários da Quinta. O terreiro é delimitado por um muro recortado, formando uma série de bancos.
Uma lápide com a data de 1713 poderá indiciar nova campanha de obras. Mas serão os azulejos do interior que estabelecem uma cronologia de intervenções. Assim, em 1742 terão sido encomendados os painéis mais conhecidos deste conjunto, aplicados na sala principal da casa. Um deles, com o brasão dos Cunha, exibe a data referida. Seria, contudo, a iconografia naval, com representações de batalhas, desenhos de navios, e instrumentos náuticos que tornaria notados estes azulejos (RAPOSO, REIS, 1994, pp. 190-115). A datação pintada não deveria suscitar dúvidas, mas a verdade é que Santos Simões se interroga sobre a sua validade, pois a composição dos azulejos parece indicar uma cronologia posterior, denotando já um gosto rococó muito marcado (SIMÕES, 1979, p. 366). Para além desta interessante temática, os restantes painéis exibem cenas galantes, e outras menos comuns, como é o caso das representações de animais.
O interior da capela foi revestido naquela que é considerada a última campanha azulejar, pombalina, ocorrida no terceiro quartel do século XVIII. Os azulejos foram aplicados em silhares, em todos os panos murários e, na capela-mor, destaca-se a representação do Martírio de São Lourenço.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Azulejaria em Portugal no século XVIIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1979Lisboa
"Os azulejos náuticos da Quinta de São Lourenço", Oceanos, n.º 17, pp 109-115RAPOSO, Francisco HipólitoEdição1994Lisboa
"Os azulejos náuticos da Quinta de São Lourenço", Oceanos, n.º 17, pp 109-115REIS, António Estácio dosEdição1994Lisboa
"Património Azulejar de Almada - Quintas da Bomba e de S. Lourenço", Actas das 2ªas Jornadas de Estudos sobre o Concelho de Almada, pp. 55-59DUARTE, Ana LuisaEdição1998Almada
"Património Azulejar de Almada - Quintas da Bomba e de S. Lourenço", Actas das 2ªas Jornadas de Estudos sobre o Concelho de Almada, pp. 55-59MANGUCCI, CelsoEdição1998Almada
"Azulejos quem os cuida", Al-madan, II série, n.º 1 ,DUARTE, Ana LuisaEdição1992Almada
"Azulejos quem os cuida", Al-madan, II série, n.º 1 ,MANGUCCI, CelsoEdição1992Almada
"Quinta de S. Lourenço uma ruína de Interesse Público", Al-madan, II série, n.º 1MANGUCCI, CelsoEdição1992Almada
"Quinta de S. Lourenço uma ruína de Interesse Público", Al-madan, II série, n.º 1SILVA, FranciscoEdição1992Almada
A casa Rural dos Arredores de Lisboa no Século XVIIICALDAS, João VieiraEdição1999Porto

IMAGENS

Quinta de São Lourenço - Planta com a delimitação e a ZP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt