Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício do séc. XVIII denominado «Casa Grande», ou dos Almeidas
Designação
DesignaçãoEdifício do séc. XVIII denominado «Casa Grande», ou dos Almeidas
Outras Designações / PesquisasCasa dos Almeidas / Casa Grande / Casa dos Almeida (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Sardoal/Sardoal
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Luís de CamõesSardoal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.534917-8.161349
DistritoSantarém
ConcelhoSardoal
FreguesiaSardoal
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 735/74, DG, I Série, n.º 297, de 21-12-1974 (ver Decreto)
Despacho de homologação de 4-01-1972 do Subsecretário de Estado da Administração Escolar
Novo parecer de 17-12-1071 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação do imóvel como IIP
Despacho de homologação de 17-11-1971 do Subsecretário de Estado da Administração Escolar
Parecer de 5-11-1971 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação do imóvel no seu todo como IIP
Propostas de classificação de 12-01-1971 da CM de Sardoal para as várias partes do imóvel divididas por diferentes proprietários
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImplantada em pleno centro do Sardoal, junto à Câmara Municipal, a Casa Grande conserva, na sua designação alternativa, a memória da família a quem originalmente terá pertencido- os Almeida. Na verdade, esta ideia não é suportada por nenhuma evidência mais concreta do que a tradição, e a própria denominação do imóvel . Reza o mesmo costume que toda a área fronteira a esta casa lhe pertencia (GONÇALVES, 1992, p. 156). Os dados de que dispomos, na actualidade, não nos permitem confirmar esta questão, mas a verdade é que a localização privilegiada e central da Casa Grande indicia a sua pertença a uma importante e influente família, como o eram os Almeida, Senhores da vila e detentores de importantes cargos ao nível do reino (D. Francisco foi o 1º Vice-Rei da Índia e, também, Comendador do Sardoal).
Da mesma forma, não conhecemos a configuração original do edifício, que foi objecto de alterações significativas no decorrer do século XVIII, quando a família Moura e Mendonça se tornou proprietária (SEQUEIRA, 1949). A sua longa fachada, formada por corpos diferenciados, corrobora a existência de diversas campanhas de obras, a última das quais conferiu ao conjunto as características Setecentistas que hoje conserva.
Num dos extremos do alçado, a capela destaca-se pelo frontão contracurvado flanqueado por urnas, pelo portal de frontão curvo e pela janela do coro. O corpo seguinte da fachada é aberto por um conjunto regular de janelas de sacada, a que correspondem, no piso térreo, alguns vãos. Merecem especial referência as 3 mansardas de cornija curva que se elevam sobre a linha do telhado. O volume central é rematado por frontão triangular, apresentando porta central com janelas laterais no piso térreo. No andar nobre, abrem-se três janelas, com lintéis curvos as laterais e a central com frontão curvo interrompido, todas elas unidas por uma única sacada, abaulada ao centro. Esta tipologia parece fazer avançar a cronologia deste corpo para uma época mais adiantada do século XVIII. Por fim, a última secção, de dimensões inferiores, desenvolve-se, também, em dois pisos, com portas e janelas.
No interior, ganha especial importância a escadaria de ligação ao andar nobre, e a ligação ao coro da capela, cujo tecto da nave exibe as armas de Nossa Senhora do Carmo, a quem é dedicada.
O imóvel, cuja propriedade se encontrava dividida, tem vindo a ser adquirido pela Câmara Municipal para aí instalar a Biblioteca e uma galeria de exposições.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPPelourinho do Sardoal
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Sardoal, do passado ao presenteGONÇALVES, Luís ManuelEdição1992Sardoal
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt