Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela do Espírito Santo dos Mareantes
Designação
DesignaçãoCapela do Espírito Santo dos Mareantes
Outras Designações / PesquisasCapela do Espírito Santo dos Mareantes (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Sesimbra/Sesimbra (Santiago)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Cândido dos ReisSesimbra Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.443873-9.101726
DistritoSetúbal
ConcelhoSesimbra
FreguesiaSesimbra (Santiago)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181505
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDa primitiva capela e hospital do Espírito Santo dos Mareantes, edificada no final do século XV pela confraria com o mesmo nome e da qual faziam parte pescadores e mareantes, restam apenas alguns vestígios. Eles permitem-nos, no entanto, traçar, em linhas gerais, a história desta instituição e do imóvel que se lhe encontra associado, o qual resulta das profundas alterações arquitectónicas e estruturais de que foi alvo, no século XVIII.
No contexto assistencial que antecedeu a criação e difusão das Misericórdias, cabia às albergarias e hospícios a protecção dos mais desfavorecidos. No caso de Sesimbra, a fundação da capela e hospital do Espírito Santo dos Mareantes ficou a dever-se a uma das mais antigas corporações de pescadores do nosso país (SERRÃO, SERRÃO, 1997, p. 41). O primitivo imóvel, situado na nova área de expansão da então Ribeira de Sesimbra (afastando-se do núcleo fortificado e desenvolvido em torno da igreja de Santa Maria do Castelo) consignava a existência de uma capela e, no piso inferior, do referido hospício. As Visitações efectuadas ao local pelos freires da Ordem de Santiago, no decorrer do século XVI (1516, 1527, 1553, 1564, 1570), permitem reconstituir a capela, que apresentava paredes de cal revestidas a madeira, um altar da invocação do Espírito Santo, grades de pau pintadas, quatro janelas, e uma porta, que equivaliam às seguintes dimensões: 15 varas de comprimento e 7 de largura (IDEM). No piso inferior, encontravam-se as camas para os pobres e doentes. Numa outra Visitação, de 1553, descrevem-se as pinturas do retábulo que, como veremos, se conservaram até à actualidade.
Por outro lado, e como tem vindo a ser destacado pelos diversos investigadores, as Visitações revelam dados importantes no que diz respeito ao importante poder sócio-económico da Confraria, com uma quantidade de bens considerável, e ainda com um significativo conjunto de obras de arte (IDEM).
O século XVIII veio introduzir profundas alterações ao esquema vigente, que a documentação deixa adivinhar serem apenas uma consequência se situações que se arrastavam há já algum tempo. Assim, é novamente uma Visitação, desta feita com data de 1739, que indica a utilização como estrebaria do antigo hospício, ordenando que se acabe com esta prática e se encha o espaço com pedra (IDEM, p. 42). A fachada, considerada como uma obra de um "barroquismo severo" (IDEM, p. 40), não se deverá afastar muito desta data, tal como o altar-mor, de talha dourada que se encontrava no interior e do qual subsistem duas colunas salomónicas, guardadas no Museu Arqueológico de Sesimbra. Assim, percebemos que a capela foi alvo de uma actualização estética na primeira metade do século XVIII, que inutilizou definitivamente o hospício. Este acabou, no entanto, por chegar aos nossos dias, tendo sido descoberta a sua estrutura primitiva aquando de uma campanha de escavações arqueológicas levadas a cabo entre 1979 e 1981. Na realidade, a comparação entre os achados e as Visitações do início do século XVI são correspondentes, o que permitiu reconstituir "pela primeira vez entre nós, o quadro de uma albergaria portuguesa dos finais da Idade Média" (IDEM, p. 42; FRANCO, SERRÃO, 1985). Nas paredes detectaram-se curiosos desenhos de navios, a negro.
Por outro lado, as duas tábuas maneiristas representando a Adoração dos Pastores e a Adoração dos Magos vieram revelar, através de radiografias efectuadas no antigo Instituto José de Figueiredo, que as originais ainda se conservavam sob esta camada pictórica. Assim, Nossa Senhora do Rosário e o Pentecostes subjacentes correspondem às temáticas descritas na Visitação de 1553 (CRUZ, 1996, pp. 83-103). Tendo-se optado por recuperar as pinturas originais, estas vieram a ser atribuídas à oficina do pintor régio Gregório Lopes.
(RCarvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens17
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Sesimbra monumental e artísticaSERRÃO, Eduardo da CunhaEdição1986Sesimbra
Sesimbra monumental e artísticaSERRÃO, VítorEdição1986Sesimbra
"Vestígios da antiga capela do Espírito Santo dos Mareantes em Sesimbra", Actas das III Jornadas Arqueológicas, p. 387-407SERRÃO, Eduardo da CunhaEdição
"Vestígios da antiga capela do Espírito Santo dos Mareantes em Sesimbra", Actas das III Jornadas Arqueológicas, p. 387-407SERRÃO, VítorEdição
"Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo", Actas do Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios XCRUZ, António João de Carvalho daEdição1996Coimbra

IMAGENS

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Fachada principal

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Fachada principal

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Fachada principal

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Fachada principal

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Fachada principal: registo superior

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Fachada principal (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Interior do antigo hospício: porta ogival (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Interior do antigo hospício: museografia (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Fachada principal: remate (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Interior: museografia (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Fachada principal (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Interior do antigo hospício: vista parcial (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Interior: museografia (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Interior: museografia (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Fachada principal (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Interior do antigo hospício: vista parcial (CMS, 2014)

Capela do Espírito Santo dos Mareantes - Interior do antigo hospício: vista parcial (CMS, 2014)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt