Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Forte do Cavalo
Designação
DesignaçãoForte do Cavalo
Outras Designações / PesquisasForte de São Teodósio / Farol do Forte do Cavalo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Forte
TipologiaForte
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Sesimbra/Sesimbra (Castelo)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- no extremo oeste da baía de SesimbraSesimbra Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.434868-9.116733
DistritoSetúbal
ConcelhoSesimbra
FreguesiaSesimbra (Castelo)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736327
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Erigido na Ponta do Cavalo, no extremo sudoeste da baía de Sesimbra, o Forte de São Teodósio, ou Forte de São Teodósio do Cavalo apresenta uma planta poligonal irregular composta por dois baluartes quadrangulares, com muros em talude rematados por parapeito (inicialmente destinado à disposição de canhões). A antiga porta de armas corresponde a um grande portão em arco rebaixado, acessível por rampa, que se situa no pano murário nordeste.
O espaço interior do complexo que intermeia entre os baluartes é ocupado pela praça de armas, também de desenho irregular, ao centro da qual se ergue uma torre circular virada à baía. Atrás desta existe um edifício longo retangular, de piso único, cuja fachada é rasgada por portas e janelas de peito e que originalmente albergava os aquartelamentos. À direita ergue-se um outro edifício, mais pequeno, de secção quadrangular e piso único, com porta larga na fachada principal ladeada por duas janelas. No baluarte do extremo sul ergue-se um farol metálico com lanterna e varandim.
História
O Forte de São Teodósio foi edificado entre 1648 e 1652, tendo como objetivo defesa da orla marítima de Sesimbra. Em rigor, a construção de uma fortaleza na extremidade da baía desta vila piscatória integrava-se no plano de modernização da defesa costeira empreendido pela Coroa Portuguesa durante o período das Guerras de Restauração, que previa a remodelação de fortalezas já existentes, reforçando o seu poder de fogo, e a construção de novas e mais modernas fortalezas, situadas em postos estratégicos, como era o caso da Ponta do Cavalo.
O projeto da fortaleza foi executado pelo engenheiro Sebastião Pereira de Frias, e na torre interior exibe-se uma lápide alusiva à fundação: "Reinando D. João IV em Portugal e mandando as armas o Príncipe D. Theodósio, e as de Setúbal e seu partido João Nunes da Cunha, se destinou esta fortaleza de S. Theodósio, sendo capitão-mor Francisco de Matos Machado, Vedores o Juiz de fora Francisco Salgado de Moraes, Manoel Carvalho de Vargas, Manoel Farto do Olival e António Martins da Silva, engenheiro Sebastião Pereira de Frias. Ano de 1652".
O forte funcionou em pleno na centúria seguinte, cruzando fogo com o Forte de Santiago, no centro da vila. Com o terramoto de 1755, a estrutura sofreu grandes danos; no entanto, nunca perdeu a sua importância enquanto ponto estratégico militar. Durante a Guerra Peninsular, nomeadamente ao longo da Primeira Invasão das tropas de Napoleão, o Forte do Cavalo estava guarnecido e artilhado, servindo a defesa do território nacional. Abandonado em 1822, voltou a receber guarnição durante as Guerras Liberais.
Em 1895 iniciou-se no seu interior a instalação do farolim, que começou a funcionar no ano seguinte. Já no século XX a planimetria original do Forte de São Teodósio do Cavalo foi alterada, uma vez que este foi parcialmente destruído para a construção do porto de abrigo e da estrada que a ele dá acesso. A fortificação viria a ser classificada em 1978 como de interesse público.
Catarina Oliveira
DGPC, 2021
ProcessoPróximo do Cabo Espichel
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Sesimbra monumental e artísticaSERRÃO, Eduardo da CunhaEdição1986Sesimbra
Sesimbra monumental e artísticaSERRÃO, VítorEdição1986Sesimbra
Faróis de PortugalVILHENA, João FranciscoEdição1995Lisboa
Faróis de PortugalLOURO, Maria ReginaEdição1995Lisboa

IMAGENS

Forte do Cavalo - Acesso

Forte do Cavalo - Vista geral do acesso

Forte do Cavalo - Baluarte e farol (CMS, 2009)

Forte do Cavalo - Vista parcial (CMS, 2009)

Forte do Cavalo - Vista parcial (CMS, 2009)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt