Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Vicente
Designação
DesignaçãoIgreja de São Vicente
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de São Vicente / Igreja de São Vicente (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Guarda/Guarda
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de São VicenteGuarda Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.540052-7.268242
DistritoGuarda
ConcelhoGuarda
FreguesiaGuarda
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA existência da igreja de São Vicente encontra-se referenciada em vários documentos, pelo menos desde o século XIII. Contudo, este templo, de origem medieval, deveria ser de reduzidas dimensões, pelo que foi reconstruído no século XVIII, por iniciativa do então Bispo da Guarda, D. Jerónimo Rogado de Carvalhal e Silva (1720-1797). Natural desta cidade, o prelado foi Ministro do Santo Ofício e inquisidor na corte, tendo sido transferido de Portalegre para a Guarda em 1772. A igreja, reedificada no ano de 1790, conforme a lápide patente na capela baptismal, dispunha ainda de uma casa de residência, actualmente na posse de particulares.
Na esteira do ambiente definido pelo Concílio de Trento, e pelas subsequentes Constituições Sinodais, que se vivia na cidade desde o bispado de D. Nuno de Noronha e que tanto havia influenciado outras obras de carácter religioso, também a igreja de São Vicente reflecte importantes "especificidades arquitectónicas" decorrentes das referidas Constituições (PEREIRA, 1995, p. 64). Enquadra-se, neste âmbito, a edificação do templo em local afastado das casas, de forma a permitir a passagem das muitas procissões que o período barroco privilegiou.
O traçado da igreja foi da responsabilidade de António Ferreira Rodrigues, que havia estudado em Itália, e era professor de desenho na casa Pia, desde 1781 (RODRIGUES, p. 2000, p. 140). Este, optou por uma planta de nave única e capela-mor rectangulares. Na fachada, ladeada por duas torres, o portal principal é rematado por frontão interrompido e, sobre o janelão, exibem-se as armas do Bispo.
Quanto ao interior, para além do altar-mor de talha dourada, destaca-se o programa de azulejos figurativos que, de acordo com as normas conciliares, transforma os alçados da nave em "suporte de mensagens religiosas ortodoxas" (PEREIRA, 1995, p. 64). De fabrico coimbrão, este conjunto, atribuído por Santos Simões a Sousa Carvalho (SIMÕES, 1979, p. 117), reflecte a originalidade e fantasia que caracteriza os artistas de Coimbra durante o período rococó (MECO, 1985, p. 240). Uma exuberância decorativa que se manifesta, essencialmente, ao nível dos enquadramentos, muito recortados, e que neste conjunto surgem em tons de amarelo e manganês, sendo que nas zonas superiores, a folhagem é verde de cobre (SIMÕES, 1979, p. 117).
Na capela-mor são representados diversos Passos da Paixão, complementados pelos emblemas de martírio sob a janela, e o "(...) fingimento de azulejos, pintura a manganês, da porta da sacristia, muito notável" (SIMÕES, 1979, p. 117). Já a nave apresenta um programa mariano, com vários episódios da Vida da Virgem. Naturalmente, os painéis da capela baptismal, da mesma época e autor, versam a temática do Baptismo.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
GuardaPEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboa
"O barroco do século XVIII", História da Arte Portuguesa, vol.3PEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboapp. 51-181.
Guarda - monografiaRODRIGUES, Adriano VascoEdição2000Guarda
Monografia artística da GuardaRODRIGUES, Adriano VascoEdição1984Guarda3ª edição

IMAGENS

Igreja de São Vicente - Fachada principal

Igreja de São Vicente - Fachada principal: portal

Igreja de São Vicente - Fachada lateral direita

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt