Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja do Convento de Santo António
Designação
DesignaçãoIgreja do Convento de Santo António
Outras Designações / PesquisasConvento de Santo António / Hotel Convento de Alter (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Alter do Chão/Alter do Chão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua de Santo AntónioAlter do Chão Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.197549-7.658296
DistritoPortalegre
ConcelhoAlter do Chão
FreguesiaAlter do Chão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 8/83, DR, I Série, n.º 19, de 24-01-1983 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA construção da igreja do antigo Convento de Santo António, cuja estrutura ainda se mantém anexa ao templo, teve início a 8 de Outubro de 1617, dia em que o Duque D. Teodósio lançou a primeira pedra do novo edifício. Sabe-se, no entanto, que os frades habitavam neste local desde 1614, pertencendo o convento à Província da Piedade.
Não sabemos em que época terá ficado concluída a igreja, mas as sepulturas que se encontram no seu interior ajudam a balizar esta edificação que estaria terminada, muito possivelmente, na década de 1640, pois uma das lápides tumulares data de 1648 (KEIL, 1943, p. 6). São, no entanto, evidentes, todas as alterações introduzidas na centúria seguinte, adaptando este templo ao gosto e linguagem barroca, que se fazia sentir no país e na própria vila de Alter, com edificações tão significativas como a igreja do Senhor Jesus do Outeiro, os diferentes chafarizes ou as muitas casas de habitação, entre as quais ganha especial importância a do Álamo.
A fachada principal sofreu alterações já no século XX, mas podemos observar como originalmente o arco de volta perfeita permitiria o acesso a uma galilé, ainda assim descrito por Luís Keil, em 1943 (IDEM). Foi entaipado em data posterior, abrindo-se um portal de verga recta. Sobre o arco, estão os emblemas da Ordem e, no registo superior, três janelas. As laterais cegas, ou entaipadas em época incerta, são encimadas por uma espécie de frontão contracurvado, em alvenaria. A central, de linhas rectas, é sobrepujada por um painel de azulejos azul e branco, representando Santo António. Sobre a empena, o frontão recortado é flanqueado por duas altas sineiras.
No interior, a decoração é claramente setecentista, e o emblema real sobre o arco triunfal, bem como a abertura da capela do Senhor da Boa Viagem (actual Senhor dos Passos), em 1784, por iniciativa de João Álvares Barreto (aí sepultado) deverá indicar uma nova campanha de obras. Na realidade, o primeiro elemento referido denuncia um concheado próprio da segunda metade do século XVIII, época a que poderão remontar, igualmente, os retábulos laterais e o altar-mor, em mármore branco e negro, com apontamentos a dourado. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa

IMAGENS

Igreja do Convento de Santo António - Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt