Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Sousel
Designação
DesignaçãoPelourinho de Sousel
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Sousel (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Sousel/Sousel
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça da RepúblicaSousel Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.952899-7.675518
DistritoPortalegre
ConcelhoSousel
FreguesiaSousel
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA primeira referência a Sousel é feita no documento do foral de Estremoz, dado por D. Afonso III em 1258. A fundação da vila é tradicionalmente atribuída a D. Nuno Álvares Pereira, que se teria recolhido aí antes da batalha dos Atoleiros, justamente decorrida nos campos entre Sousel e Fronteira, embora não exista qualquer dado histórico que o possa provar. De facto, sabe-se apenas que foi elevada a sede de concelho no séc. XVII, e que integrava as extensas coutadas da Casa de Bragança, o que liga a história da vila à descendência do Condestável, parecendo justificar a citada lenda de fundação. D. Beatriz Pereira Alvim, filha de D. Nuno e herdeira da casa mais opulenta do reino, foi a primeira mulher de D. Afonso, filho natural do Rei D. João I, Conde de Barcelos e primeiro Duque de Bragança, fundando-se assim a casa senhorial mais poderosa do reino.
O pelourinho de Sousel ergue-se na actual Praça da República, junto ao edifício dos Paços do Concelho. Trata-se de uma reconstrução de meados do século XX, feita com aproveitamento dos elementos originais. Sabe-se que em 1940 o mesmo se encontrava em fragmentos, guardados nas arrecadações municipais, estando os ferros em poder de um particular, e que a Câmara Municipal tinha nessa altura a intenção de o restaurar e levantar no local original (ESPANCA, Túlio, 1943). Hoje pode-se enfim apreciar o monumento, de clara tipologia quinhentista; a ligação da localidade à Casa de Bragança torna apelativa a hipótese da construção deste monumento datar de c. 1500, quando D. Manuel I, tio de D. Jaime de Bragança, 4º duque, lhe restabelece os títulos e terras do ducado, perdidos aquando da execução de D. Fernando II, 3º duque, sob acusações de traição e conspiração contra o rei D. João II.
O pelourinho, levantado sobre soco de quatro degraus quadrangulares, de arestas salientes e boleadas, consta hoje de uma base paralelepipédica, um fuste oitavado liso, capitel, remate e grimpa. O capitel é constituído por duas peanhas oitavadas e molduradas, em quatro de círculo côncavo, uma invertida sobre a outra, e unidas por anel circular decorado com nervuras helicoidais e botões. O remate consiste num pilarete de secção circular, com o topo arredondado, decorado com nervuras helicoidais, e cingido na base por dois troncos entrelaçados, ao modo das tradicionais representações da coroa de espinhos. No topo estão quatro cabecinhas humanas, dispostas cardinalmente, de cujo centro sai a grimpa. Esta é composta por um eixo de ferro forjado terminado em cruz trifólia, sob a qual se dispõem uma bandeirola e uma pequena esfera armilar. Entre o fuste e o capitel conservam-se os ferros de sujeição, terminados em cabeças de dragão, com as argolas. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Sousel - Vista geral

Pelourinho de Sousel - Remate

Pelourinho de Sousel - Vista geral

Pelourinho de Sousel - Base

Pelourinho de Sousel - Remate

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt