Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Nossa Senhora da Orada
Designação
DesignaçãoIgreja de Nossa Senhora da Orada
Outras Designações / PesquisasCapela de Nossa Senhora da Orada / Igreja de Nossa Senhora da Orada (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Sousel/Sousel
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de Nossa Senhora da OradaSousel Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.952356-7.678326
DistritoPortalegre
ConcelhoSousel
FreguesiaSousel
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 44 675, DG, I Série, n.º 258, de 9-11-1962 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Igreja de Nossa Senhora da Orada ergue-se no largo do mesmo nome, no local onde D. Nuno Álvares Pereira se teria recolhido em oração antes da célebre batalha dos Atoleiros, travada nos campos entre Sousel e Fronteira, segundo as lendas da terra. De facto, a fundação da vila é tradicionalmente atribuída ao Santo Condestável, embora não exista qualquer dado histórico que o possa provar. Sabe-se apenas que veio a integrar as extensas coutadas da Casa de Bragança, ligando-se assim a história da vila à descendência do Condestável, o que parece justificar a citada lenda da fundação, perpetuada no ciclo azulejar que cobre a nave do templo. A construção original é ainda quatrocentista, embora nada mais pareça restar desse edifício para além da abóbada do sub-coro (KEIL, Luís, 1946), devido às sucessivas campanhas de obras que alteraram a sua feição primitiva, com destaque para a reconstrução setecentista.
Os vãos da fachada principal contribuem para realçar a marcada verticalidade da mesma. Sobre o portal, em mármore e de verga recta, e a eixo com o mesmo, rasgam-se dois janelões, definindo outros tantos registos. Estas janelas são dois vãos bastante alongados, quase meras frestas: o primeiro em arco redondo, e o último, sob a empena, novamente recto. Ao corpo da igreja adossam-se dois menores, o da sacristia, à esquerda da fachada, e o da capela-mor. O muro da fachada lateral direita é vazado por três arcadas cegas, de volta perfeita, abrindo-se uma pequena porta de verga recta no vão da arcada central. A torre sineira ergue-se sobre o plano esquerdo do telhado, coroada por quatro fogaréus e coberta por cúpula constituída por calote e tambor cilíndrico, rematado com um cata-vento e cruz de Avis.
Na nave destacam-se dois altares colaterais de mármore, setecentistas, e as paredes, inteiramente cobertas por azulejos azuis e brancos igualmente do século XVIII. Da mesma época data a capela-mor e o seu retábulo, de talha dourada, bem como o púlpito de mármore de Estremoz. Com os acrescentos e decoração mais tardia convivem ainda diversas campas dos séculos XVI e XVII, com inscrições e datas, bem como a já citada abóbada do sub-coro, de nervuras redondas assentes em mísulas, ainda de feição gótica.
Merecem destaque os painéis de azulejos azuis e brancos de inícios do século XVIII que revestem o registo superior da nave, exibindo cenas da vida de D. Nuno Álvares Pereira, entre uma cercadura barroca. Os restantes silhares de azulejo são de qualidade bastante inferior, encontrando-se aí quadros alusivos a Nossa Senhora da Orada, padroeira da capela, e cenas da vida da Virgem.
Existe ainda uma lápide, com inscrição do século XVII, onde se refere a mitificada fundação da capela por D. Nuno, a sua posterior integração na Ordem de São Bento de Avis a partir de 1509 e até 1645, e o subsequente conflito entre a Ordem e os mordomos leigos que passaram então a administrar o templo. Os nomes destes mordomos e de suas famílias e herdeiros constam das lápides sepulcrais da igreja. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa

IMAGENS

Igreja de Nossa Senhora da Orada - Fachada principal

Igreja de Nossa Senhora da Orada - Enquadramento geral

Igreja de Nossa Senhora da Orada - Fachada lateral

Igreja de Nossa Senhora da Orada - Porta lateral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt