Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Matriz da Louriceira
Designação
DesignaçãoIgreja de Nossa Senhora da Conceição, Matriz da Louriceira
Outras Designações / PesquisasIgreja Matriz da Louriceira / Igreja Paroquial de Louriceira / Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Alcanena/Malhou, Louriceira e Espinheiro
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo Luís de CamõesLouriceira Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.427478-8.670217
DistritoSantarém
ConcelhoAlcanena
FreguesiaMalhou, Louriceira e Espinheiro
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
Edital de 1-08-1994 da CM de Alcanena
Despacho de homologação de 20-08-1990 da Subsecretária de Estado da Cultura
Despacho de concordância de 6-08-1990 do presidente do IPPC
Parecer de 21-06-1990 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como IIP
Em 6-07-1987 a CM de Alcanena enviou elementos para o processo
Em 14-10-1986 foi solicitado à CM de Alcanena o envio de elementos sobre o imóvel
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA actual igreja matriz de Louriceira, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, foi edificada em 1532, numa campanha de obras patrocinada por Vicente Alves e Maria Eanes. Há registo de que a primitiva matriz existiria desde 1151, e segundo a tradição local as gárgulas que ornamentam o exterior da capela-mor terão sido retiradas da estrutura original.
Da campanha manuelina restou a capela-mor e a capela lateral dedicada a São João Baptista, bem como o portal lateral. Na segunda metade do século XVI, o templo foi ampliado, sendo então construída a nave, e a fachada principal seria terminada já no século XVII.
A estrutura da igreja é composta pelo corpo da nave, ao qual foram adossados a torre sineira, do lado do Evangelho, e as capelas de São Miguel e São João Baptista, do lado da Epístola, e pela capela-mor, desenvolvendo-se em planimetria longitudinal.
A fachada principal apresenta um modelo maneirista de gosto chão com portal de moldura rectangular encimado por frontão triangular interrompido por óculo. Do lado esquerdo foi edificada a torre sineira, dividida em três registos e rematada por coruchéu ladeado por pináculos.
O espaço interior é composto por nave única coberta por tecto de madeira, cujas paredes são revestidas por azulejos seiscentistas azuis e amarelos, que enquadram sete painéis figurativos. À entrada do templo, do lado da Epístola, foi edificada na segunda metade do século XVII a Capela de São Miguel, com retábulo de talha. No espaço fronteiro foi colocada a pia baptismal quinhentista, com taça ornamentada por relevos de motivos ao romano . Junto ao arco formeiro, também do lado da Epístola, está situada a Capela de São João Baptista, antecedida por arco manuelino com vestígios de policromia e coberta por abóbada de cruzaria.
Dois altares colaterais foram erguidos junto à entrada da capela-mor, em talha dourada de estilo nacional. O arco triunfal, que apresenta semelhanças com o arco da Capela de São João Baptista, abre para o espaço da capela-mor, também coberta por abóbada de cruzaria com fechos decorados com relevos. As paredes deste espaço, bem como a abóbada, são revestidas por azulejos de padrão de maçarocas. Ao centro foi colocado o retábulo-mor, de talha dourada de estilo nacional. Destaca-se ainda a lápide armoriada datada de 1560 colocada no pavimento, de gosto maneirista, que indica a sepultura de Lopo Dias Fayn, fidalgo da Casa Real, e de sua mulher. Possivelmente, estes fidalgos patrocinaram a obra de remodelação do templo da segunda metade do século XVI.
Catarina Oliveira
GIF/ IPPAR/ 2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, Distrito de SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1949LisboaLocal de Edição - Lisboa Publicado a 1949 Data do Editor : 1949

IMAGENS

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Matriz da Louriceira - Fachada principal

Igreja Matriz da Louriceira - Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt