Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho do Cartaxo
Designação
DesignaçãoPelourinho do Cartaxo
Outras Designações / PesquisasPelourinho do Cartaxo (fragmentos no chafariz da Vila) / Pelourinho do Cartaxo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Cartaxo/Cartaxo e Vale da Pinta
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua de São Sebastião (chafariz da vila)Cartaxo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.16307-8.785021
DistritoSantarém
ConcelhoCartaxo
FreguesiaCartaxo e Vale da Pinta
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736627
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNão se sabe, ao certo, quando terá sido construído o pelourinho de Cartaxo. A localidade recebeu foral de D. Dinis, a 21 de Março de 1312 (confirmado por D. João II em 1487) e de D. Manuel I, a 4 de Novembro de 1496. Presume-se que tenha sido a partir desta última data que se edificou o pelourinho, embora os elementos que restem do monumento não permitam qualquer conclusão de índole estilística, nem tão pouco uma reconstituição virtual da sua primitiva configuração.
O que resta dessa obra limita-se a pequenas parcelas do fuste, já seccionadas em tambores horizontais para se adaptarem às novas funções de enchimento de aparelho e de bicas num tanque público. A base (ou parte dela) também parece conservar-se, reparoveitada como apoio de vazilha para água (DGEMN, on-line, 1995).
Em 1889, segundo inscrição comemorativa, os elementos remanescentes do pelourinho foram incorporados na construção do fontanário municipal da vila, obra de carácter mediano, embora de alguma monumentalidade, localizada na Rua de São Sebastião. Este fontanário integra-se num vocabulário estilístico conotrado com o Romantismo, uma vez que o seu espaldar é rematado por ameias neo-góticas. Trata-se, em todo o caso, de uma realização que pretendeu transmitir à população a ideia de um certo progresso autárquico, como se induz pela monumentalidade conferida ao conjunto. Com efeito, o fontanário localiza-se no topo de uma alameda ajardinada, urbanisticamente definida nesse século, e é composto por dois níveis diferenciados: a uma cota mais baixa localiza-se o tanque, de secção semicircular e alimentado por bicas circulares que reaproveitam partes do fuste do pelourinho; o segundo andar é recuado em relação ao anterior, com longa grelha metálica de separação, e é definido por estrutura harmónica de espaldares, o central saliente e com inscrição comemorativa da construção.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt