Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Bartolomeu de Messines
Designação
DesignaçãoIgreja de São Bartolomeu de Messines
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de São Bartolomeu de Messines / Igreja de São Bartolomeu (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Silves/São Bartolomeu de Messines
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da IgrejaSão Bartolomeu de Messines Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.256998-8.286338
DistritoFaro
ConcelhoSilves
FreguesiaSão Bartolomeu de Messines
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 40 361, DG, I Série, n.º 228, de 20-10-1955 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSão Bartolomeu de Messines é uma povoação de origem árabe, que já existia em 1189, quando os cruzados e as tropas de D. Sancho I conquistaram Silves. Nessa altura, era designada por Mussiene ou Adh-Dhakira Assania (DOMINGUES, 2ªed. 2002, p.114), o que prova estar a povoação devidamente estruturada. Infelizmente, dos séculos seguintes nada sabemos. A igreja medieval que aqui existiu não chegou até aos nossos dias e mesmo a localidade parece ter perdido importância, provavelmente pela sua localização interior e periférica em relação aos principais centros de poder do Algarve tardo-medieval.
Só nas primeiras décadas do século XVI podemos retomar o discurso em relação à sua igreja matriz. Em momento ainda um pouco incerto do reinado de D. Manuel, ou já do de D. João III, mas que poderá bem corresponder aos anos 20-30 (RAMOS, 1996, p.103), o templo foi objecto de uma radical reformulação, campanha que, longe de se limitar a uma actualização estética mediana, foi responsável por uma obra requintada, original e sem paralelo em toda a província do Algarve.
Com efeito, as três naves do corpo da igreja (que tem uns invulgares seis tramos) são separadas, entre si, por arcos de volta perfeita, chanfrados, que descarregam em pilares torsos, de bases e capitéis múltiplos. Esta solução é comparável, apenas, à grande obra de Mestre Boytac em Setúbal e contrasta com a utilização mais comum de elementos torsos manuelinos em colunelos de arcos triunfais ou portais (IDEM, p.103). Na nave Norte, existe um portal lateral, actualmente entaipado, de perfil quebrado e de aduelas chanfradas. É uma peça mais modesta que as colunas do interior, reveladora da economia de meios e sua relação com os elementos mais emblemáticos da construção, circunstância que obrigou a uma certa heterogeneidade formal no mesmo momento artístico.
A campanha quinhentista alargou-se também à cabeceira e, ainda que a capela-mor tenha sido substituída por uma outra mais recente, os dois absidíolos ostentam uma linguagem artística vincadamente manuelina. Manuel Castelo Ramos situou a capela Sul na década de 30, na sequência da dissolução dos formulários manuelinos e sua substituição por outros mais classicizantes. As nervuras quadrangulares, o abandono do naturalismo nos bocetes e as mísulas "estilisticamente diferentes", onde descarrega a abóbada de duplo tramo, são os argumentos invocados para esta datação tardia (IDEM, p.103).
No período barroco, e à semelhança do que aconteceu com outros templos algarvios, a igreja foi alvo de nova empreitada. O portal principal, de arco recto e limitado por duas colunas salomónicas, a que se sobrepõe um entablamento de pináculos nas extremidades enquadrando um grande janelão rectangular moldurado, ostenta a data de 1716, ano provável da conclusão da renovada fachada principal, que integra, ainda, dois janelões rectangulares a ladear o portal e uma empena triangular irregular, definida por volutas. Por essa mesma altura, executaram-se os quatro retábulos laterais da igreja, cujas semelhanças entre si fazem crer terem sido executados por uma mesma oficina (LAMEIRA, 2000, p.191).
Igualmente determinante foi a reforma da capela-mor, que surpimiu a anterior manuelina. Um compartimento rectangular, profundo, antecedido por arco triunfal de volta perfeita que, anos depois, albergou o actual retábulo-mor, obra já rococó, contratada em 1787 ao entalhador farense Manuel Francisco Xavier, segundo um desenho previamente estabelecido (LAMEIRA, 2000, p.292). Pela sua cronologia, é natural que se equacione ter o terramoto de 1755 afectado parcialmente o templo, datando, das décadas seguintes, trabalhos de consolidação.
Já na década de 60 do século XX, a DGEMN promoveu um restauro elementar, substituindo-se os pavimentos de madeira, construindo-se algumas cantarias e demolindo-se partes secundárias que ameaçavam ruir, como o tecto da sacristia. Mais recentemente, há cerca de dez anos, restauraram-se os retábulos laterais.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A talha no Algarve durante o Antigo RegimeLAMEIRA, FranciscoEdição2000Faro
Monografia de São Bartolomeu de Messines (1909), 2ªed.OLIVEIRA, Francisco Xavier d'AtaídeEdição1987Faro
Silves. Guia turístico da cidade e do concelhoDOMINGUES, José Domingos GarciaEdição2002Silves2ªed.
Silves. Guia turísticoDOMINGUES, José Domingos GarciaEdição1958Silves
Corografia ou memoria economica, estadistica, e topografica do reino do AlgarveLOPES, João Baptista da SilvaEdição1841Lisboa
Itinerário do Barroco no AlgarveLAMEIRA, FranciscoEdição1988
"Decoração arquitectónica manuelina na região de Silves (séculos XV-XVI)", Revista Xelb, nº3, 1996, pp.79-142RAMOS, Manuel Francisco CasteloEdição1996Silves
A arquitectura manuelinaDIAS, PedroEdição2009Vila Nova de Gaia

IMAGENS

Igreja de São Bartolomeu de Messines - Portal principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt