Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima
Designação
DesignaçãoIgreja da Misericórdia de Ponte de Lima
Outras Designações / PesquisasIgreja e Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Ponte de Lima/Arca e Ponte de Lima
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Cardeal SaraivaPonte de Lima Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.767885-8.584583
DistritoViana do Castelo
ConcelhoPonte de Lima
FreguesiaArca e Ponte de Lima
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 35 817, DG, I Série, n.º 187, de 20-8-1946 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada no centro da vila de Ponte de Lima, fronteira à igreja matriz, a Igreja da Misericórdia é um templo seiscentista, edificado sobre uma capela de edificação anterior. O edifício integra um conjunto edificado onde se inserem, também, a casa consistorial e a sacristia, precedidos por um pátio murado com gradeamento de ferro.
A igreja, que se desenvolve numa planta retangular disposta transversalmente, no topo do pátio, é composta pelos volumes da nave e da capela-mor. À esquerda do frontispício, perpendicularmente ao volume da nave, erguem-se os espaços do antigo hospital, que atualmente é ocupado pela Casa do Consistório e por uma farmácia, e a sacristia, no espaço fronteiro.
O frontispício da igreja corresponde à fachada lateral primitiva é marcada pela abertura do grande portal de granito, que exibe uma moldura retangular ladeada por duas colunas toscanas assentes sobre plintos. Sobre a arquitrave foi executado um relevo com a representação da Mater Omnium, enquadrado também por duas colunas toscanas. O portal é flanqueado por duas figuras assentes em mísulas, à esquerda São Roque, à direita Santo Aleixo.
O espaço interior, de nave única, é coberto por abóbada de madeira dividida em vários tramos com falsas ogivas de gosto manuelino revivalista, pintadas com motivos de brutesco polícromos, igual à abóbada da Matriz de Ponte da Barca. No programa decorativo do espaço interior destacam-se ainda o retábulo-mor de talha dourada, e uma representação da Virgem da Misericórdia em madeira, colocada sob o coro, possivelmente talhada para um antigo retábulo do século XVI.
O edifício do antigo hospital desenvolve-se numa planta retangular dividida em dois pisos, apresentando duas fachadas; a principal, virada à rua, é marcada pela abertura regular de janelas em ambos os registos e pela abertura de um grande portal barroco no extremo esquerdo; a posterior corresponde à que se ergue junto à igreja, com estrutura porticada no piso térreo e loggia toscana no andar superior, à qual se acede pela escadaria lateral. Frente a este eleva-se a sacristia, formando um L com a capela mor do templo.
História
A Irmandade da Misericórdia de Ponte de Lima foi fundada em 1530, passando a partir de então a "polarizar e coordenar a actividade assistencial" na vila (Reis: 1997, p. 26).
Duas décadas depois da fundação, no ano de 1551, eram anexados aos bens da confraria o Hospital dos Gafos e o Hospital da Praça, passando este último a servir como sede da Misericórdia; situado junto às muralhas, o hospital possuía na época uma única enfermaria e uma pequena capela, que funcionava no primeiro andar daquele. Dois anos depois, os irmãos mudavam a capela de localização, ampliando o espaço (Idem, p. 27).
No início do século XVII a capela da irmandade ainda mantinha a estrutura quinhentista, mas cerca de 1629 o provedor Diogo Ferraz propôs à Misericórdia fazer uma nova capela-mor a expensas próprias, com a pretensão de se sepultar nesse local, juntamente com a mulher Mécia Pereira, (Idem, p. 52). Depois de aceite a oferta, foi então encomendada a obra a um artista desconhecido, possivelmente mestre de uma oficina local. O projeto resultaria num amplo templo tardo-maneirista. O retábulo-mor de talha, "uma das mais perfeitas obras do género", bem como a tribuna e o frontal do altar, foram executados cerca de 1742 por Miguel Coelho (Idem, pp. 64-68).
Na década de 20 do século XX, com a abertura da Rua cardeal Saraiva, foi truncada a fachada principal do templo, pelo que "foi necessário arranjar uma fachada para a igreja, que seria uma fachada axial, onde se colocou o antigo portal do hospital, substituindo-se a primitiva entrada que seria lateral" (Pinho: 2013, pp. 299-300).
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPIgreja de Nossa Senhora dos Anjos, matriz de Ponte de LimaPonte sobre o LimaTorres de São Paulo e da Cadeia e o pequeno pano de muralha existente entre as duas torres
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias9

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Sobre a iconografia da Mater Omnium: a pintura de intuitos assistenciais nas Misericórdias durante o século XVI", in Oceanus, n.º 35SERRÃO, VítorEdição1998Lisboa
Roteiro da Ribeira LimaAURORA, Conde deEdição1959Porto
Anais Municipais de Ponte de LimaLEMOS, Miguel Roque dos ReisEdição1977Ponte de Lima
História das Misericórdias Portuguesas - Parte IGRAÇA, JoanaEdição2002Texto disponível on-line
Dar aos pobres e emprestar a Deus: as Misericórdias de Vila Viçosa e Ponte de Lima (séculos XVI-XVIII).ARAÚJO, Maria Marta Lobo deEdição2000Barcelos
A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima no passado e no presenteREIS, António MatosEdição1997Ponte de Lima
A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, 1530-1980REIS, António MatosEdição1979Ponte de Lima
Anais Municipais de Ponte de LimaREIS, António MatosEdição1977Ponte de Lima
Itinerários de Ponte de LimaREIS, António MatosEdição1973Ponte de Lima
História das Misericórdias Portuguesas - Parte IGRAÇA, LuísEdição2002Texto disponível on-line
As Casas da Misericórdia: confrarias da Misericórdia e a arquitectura quinhentista portuguesa. Tese de doutoramento.PINHO, Joana Maria Balsa Carvalho deEdição2013Lisboa

IMAGENS

Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima - Vista parcial

Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima - Vista parcial

Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima - Vista parcial

Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima - Vista parcial

Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima - Portal principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt