Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa onde viveu o Abade de Baçal
Designação
DesignaçãoCasa onde viveu o Abade de Baçal
Outras Designações / PesquisasCasa na Rua do Abade de Baçal / Casa onde viveu o Abade de Baçal (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Chaves/Mairos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Bairro da CarcavelhaMairos Número de Polícia:
Rua do Abade de BaçalMairos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
-7.338651-7.338651
DistritoVila Real
ConcelhoChaves
FreguesiaMairos
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSão poucos os dados conhecidos sobre a casa onde, entre 1889 e 1896 viveu o Abade de Baçal. Francisco Manuel Alves, nasceu em Baçal a nove de Abril de 1865, vindo a falecer na mesma localidade a 13 de Novembro de 1947. Ordenado sacerdote em Junho de 1889, permaneceu sempre cmo pároco da sua terra natal, trabalhando simultaneamente nas suas áreas de investigação, como a história e a arqueologia. Em 1925, foi nomeado director-conservador do Museu Regional de Bragança que, desde 1935 lhe presta homenagem ao ser designado pelo seu nome - Museu Abade de Baçal.
O ano em que se ordenou ficou ainda marcado pela mudança do Abade para a casa que é objecto da presente classificação. Trata-se de um imóvel que se caracteriza por uma enorme depuração arquitectónica. De volumes simples, desenvolve-se em dois pisos, apresentando três fachadas, todas elas com uma particularidade. A que se abre para a Rua de Camões é marcada pela porta que se abre no piso térreo e pelas duas janelas no andar superior. Por sua vez, no alçado que confina com a Rua do Abade de Baçal apresenta uma porta e uma janela, ao centro do alçado. Por fim, na última fachada, desenvolve-se uma escadaria paralela, de acesso ao andar superior onde se encontra duas portas de acesso às salas do interior.
Todos os vãos referidos são rectos, não apresentando qualquer elemento decorativo que os destaque. A única excepção em toda a casa são as esculturas que se observam nos cunhais, como se fossem gárgulas, representando um lobo e uma raposa.
(RC)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt