Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja do Convento de São Francisco de Mogadouro
Designação
DesignaçãoIgreja do Convento de São Francisco de Mogadouro
Outras Designações / PesquisasConvento e Igreja de São Francisco / Câmara Municipal de Mogadouro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Mogadouro/Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar de Rei
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Mogadouro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.340531-6.716237
DistritoBragança
ConcelhoMogadouro
FreguesiaMogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar de Rei
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público)
CronologiaDespacho de homologação de 19-07-1974
Nota: o altar-mor e as pinturas murais da igreja estão classificados como IIP, pelo Decreto n.º 40 361, DG, I Série, n.º 228, de 20-10-1955 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO Convento de São Francisco de Mogadouro terá sido fundado no início do século XVII, e a obra de construção do edifício conventual terá sido iniciada cerca de 1620, tendo como patrocinador D. Luís Álvares de Távora. O estaleiro de obras prolongou-se por toda a centúria e apenas no ano de 1682 a estrutura do cenóbio ficou concluída.
Apresentando evidentes influências do modelo das igrejas jesuítas, o templo de São Francisco desenvolve-se em planta de cruz latina com três naves, capela-mor e sacristia. A fachada de gosto maneirista destaca-se pela verticalidade dos volumes e pela erudição da traça.
Com galilé dividida em três pórticos, possui no registo intermédio um nicho com a imagem do padroeiro, integrado numa moldura com frontão e volutas de gosto flamengo e ladeado por janelas. Do lado esquerdo, ultrapassando a cércea do frontão triangular que remata o frontispício, foi edificada a torre sineira, coroada com pináculos.
No interior, destaca-se o cadeiral do coro-alto, uma excelente obra maneirista repleta de relevos de motivos de grutesco . Nas naves laterais foram edificadas capelas, com pórtico em arco pleno e altares de talha. A nave principal é coberta por abóbada de canhão decorada.
No centro da capela-mor foi edificado o retábulo-mor de talha, atribuído a Francisco Lopes de Matos. Assente sobre dois pedestais de granito, o retábulo de linhas maneiristas divide-se em dois registos de edículas, sendo o conjunto rematado por ático circular. Toda a estrutura é decorada com relevos de motivos fitomórficos e figuras de cabeças aladas, albergando um conjunto de tábuas com representações da vida de São Francisco.
Depois de sofrer dois incêndios que destruíram parte dos anexos conventuais, um nos finais do século XIX, outro na década de 20 do século XX, o convento sofreu obras de reforma e restauro, albergando desde 1971 diversos serviços camarários.
Catarina Oliveira
IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança: arqueologia, etnografia e arteALVES, Francisco ManuelEdição1934Portovol. 9, p. 718
Artistas e Artífices nas Dioceses de Viseu e LamegoALVES, AlexandreEdição2001Viseu
"O Convento de S. Francisco de Mogadouro", Brigantia, vol. II, nº 2/3MOURINHO JÚNIOR, António RodriguesEdição1982Bragança
A talha nos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso nos séculos XVII e XVIIIMOURINHO JÚNIOR, António RodriguesEdição1984Miranda do Douro

IMAGENS

Igreja do Convento de São Francisco de Mogadouro - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt