Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Palácio Gorjão, também denominado «Palácio dos Coimbras», ou «Palácio da Família Cunha Coimbra», onde está actualmente instalado o Museu Regional
Designação
DesignaçãoPalácio Gorjão, também denominado «Palácio dos Coimbras», ou «Palácio da Família Cunha Coimbra», onde está actualmente instalado o Museu Regional
Outras Designações / PesquisasMuseu Municipal de Bombarral - Vasco Pereira da Conceição/Maria Barreira / Palácio Gorjão / Palácio dos Coimbras / Palácio da Família Cunha Coimbra / Museu Municipal do Bombarral (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Bombarral/Bombarral e Vale Covo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça do MunicípioBombarral Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.268906-9.155295
DistritoLeiria
ConcelhoBombarral
FreguesiaBombarral e Vale Covo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
Edital de 15-12-1988 da CM do Bombarral
Despacho de homologação de 22-11-1988 da Secretária de estado da Cultura
Parecer de 10-11-1988 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como IIP
Em 22-09-1980 a CM do Bombarral enviou fotografias e uma planta do imóvel
Em 20-05-1980 foi solicitado à CM do Bombarral o envio de documentação para instrução de processo de eventual classificação
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO palácio Gorjão, também conhecido como palácio dos Coimbras, é uma construção que teve início, muito possivelmente, nos primeiros anos do século XVII, sendo objecto de alterações na centúria seguinte, estas últimas talvez ligadas à figura de Francisco Gorjão Henriques da Cunha Coimbra. O imóvel manteve-se na posse da família (para mais informações sobre os ramos da família ver HENRIQUES; GORJÃO-HENRIQUES, 2006) até ser adquirido pela Câmara Municipal do Bombarral que aqui instalou o Museu Municipal, o Posto de Turismo e, em anexo, a Biblioteca, um auditório e um anfiteatro ao ar livre.
O palácio desenvolve-se numa planta em U, com a zona interna que configura o pátio antecedida, em todo o seu perímetro, por arcadas de cruzaria de ogivas, abertas por arcos de volta perfeita sobre pilares toscanos e, no segundo registo, por alpendrada de colunas toscanas. No corpo central, escadaria aberta nos arcos das extremidades, de aceso ao piso superior.
As fachadas exteriores exibem cunhais almofadados e os dois pisos são separados por um friso. O alçado principal, a Sul, é marcado pela abertura de um portal rusticado encimado pelo brasão de armas dos Gorjões e Cunhas: escudo partido; na primeira os Gorjões em campo vermelho com leopardo de ouro; na segunda, os Cunhas, de ouro com nove cunhas de azul postas três, três e três; bordadura de sete castelos de ouro sobre campo vermelho (TÁVORA, p. 152). A ideia de duas campanhas de obras de épocas diferenciadas encontra eco nas diferenças entre o primeiro e o segundo registo desta fachada, pois os cunhais rusticados desaparecem no piso superior e a configuração dos vãos é muito diferente, correspondendo o primeiro ao século XVII e o segundo ao século XVIII.
Implantado na Praça do Município e na Rua D. Afonso Henriques, isto é, num local central do Bombarral, o Palácio impõe-se pela sua monumentalidade mais do que pelas linhas depuradas e chãs da sua arquitectura, onde apenas se salienta o brasão de armas, em lugar de destaque como símbolo de prestígio e poder dos seus proprietários, e pelo pátio com arcadas.
A colecção do Museu Municipal incluí acervos de epigrafia e heráldica, de arqueologia do concelho, de escultura (formado com as doações de Vasco Pereira da Conceição e Maria Barreira), de um espólio pessoal e literário de Júlio César Machado, do artista bombarralense Jorge Almeida Monteiro, de medalhística e etnologia.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
O Bombarral e o seu concelho: subsídios para a sua históriaRAMOS, Augusto JoséEdição1982Bombarral
Gorjão HenriquesHENRIQUES, Nuno GorjãoEdição2006Lisboa
Gorjão HenriquesGORJÃO-HENRIQUES, MiguelEdição2006Lisboa

IMAGENS

Palácio Gorjão - Fachada principal

Palácio Gorjão - Fachada principal: Portal do corpo central

Palácio Gorjão - Fachada principal: pedra de armas sobre o portal

Palácio Gorjão - Fachada posterior: pátio com arcadas

Palácio Gorjão - Pátio: arcaria do lado norte

Palácio Gorjão - Interior do piso térreo: arcaria da entrada

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt