Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Um marco de légua à entrada de Azambuja
Designação
DesignaçãoUm marco de légua à entrada de Azambuja
Outras Designações / PesquisasMarco de Légua na Azambuja (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Marco
TipologiaMarco
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Azambuja/Azambuja
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Azambuja Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.064792-8.878768
DistritoLisboa
ConcelhoAzambuja
FreguesiaAzambuja
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 32 973, DG, I Série n.º 175, de 18-08-1943 (classificou como "Um marco de légua à entrada de Azambuja, ao quilómetro 41,420 da estrada nacional n.º 12-1.ª") (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaQuem entra na vila de Azambuja, pelas imediações do cemitério, depara-se com a existência de um velho marco de légua, mandado construir no reinado de D. Maria I (1844) e que assinalava a passagem de mais uma légua (neste caso a VIII) na antiga estrada real que, vinda de Lisboa, se dirigia a Santarém.
Estilisticamente, é um marco idêntico aos que se conservam no actual concelho de Vila Franca de Xira e edificados na mesma época e com idênticos propósitos. É formado por duas secções diferenciadas: a inferior corresponde a um maciço paralelipipédico regular, de grandes dimensões, com base saliente e terminação igualmente saliente, com duplo friso; a superior, o remate, é uma plataforma piramidal sobre a qual se ergue amplo globo circular que coroa o conjunto e que é, simultaneamente, um relógio de sol.
Na origem, este marco era acompanhado por outros treze, e resultaram do projecto real de beneficiação de uma das mais importantes estradas do país, tendo em vista não só a deslocação de bens e de pessoas, como também a actividade da mala-posta, estrutura que necessitava de estradas em boas condições para uma mais rápida deslocação.
A classificação deste marco, em 1943, foi acompanhada pela classificação de outros monumentos do género, dispersos pelo antigo aro rural de Lisboa (nomeadamente nos concelhos de Vila Franca de Xira e de Alenquer), numa medida legislativa especificamente destinada à salvaguarda deste tipo de património, numa altura em se comemorava um século sobre a sua edificação.
PAF
ProcessoÀ entrada de Azambuja, junto ao cemitério
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Marco de légua à entrada de Azambuja - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt