Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja e edifício da Misericórdia da Azambuja
Designação
DesignaçãoIgreja e edifício da Misericórdia da Azambuja
Outras Designações / PesquisasIgreja do Espírito Santo / Edifício e Igreja da Santa Casa Misericórdia de Azambuja (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Azambuja/Azambuja
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Azambuja Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.070091-8.865986
DistritoLisboa
ConcelhoAzambuja
FreguesiaAzambuja
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 31/83, DR, I Série, n.º 106, de 9-05-1983 (ver Decreto)
Edital N.º 23/82 de 4-05-1982 da CM de Azambuja
Parecer de 4-12-1981 da Assessoria Técnica do IPPC a propor a classificação como IIP da Igreja e edifício da Misericórdia da Azambuja
Proposta de de 24-11-1981 do IPPC para a classificação da Igreja da Misericórdia da Azambuja
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA vila de Azambuja, inicialmente denominada por "Vila Franca", foi fundada por D. Sancho I em 1200, que concedeu a povoação a D. Rolim, um cruzado flamengo. Na segunda metade do século XIII, a vila era governada pelo alcaide Rui Fernandes, que em conjunto com a sua mulher D. Elvira Esteves, executou em 1272 o primeiro foral, que consignava a regulamentação da vida da comunidade, tanto no centro urbano como no seu termo.
O primeiro hospital da vila foi instituído em 1304 por Pedro Estevães do Sobral e sua mulher, Esteva Fernandes, que nesta data fundaram um hospital. Esta hospedaria foi entregue à irmandade do Espírito Santo, que edificou capela própria no espaço adjacente, funcionando em peno nas centúrias seguintes.
Em 1552 os irmãos do Espírito Santo decidiram fundar uma irmandade da Misericórdia em Azambuja, com sede na sua capela. À semelhança do que aconteceu em muitas localidades do país, a Misericórdia foi autorizada posteriormente por provisão régia, passando a administrar os organismos de assistência já existentes na vila. Desta forma, tanto a Irmandade do Espírito Santo como o seu hospital passaram para a alçada da Misericórdia.
O templo da irmandade terá sido transformado posteriormente, talvez já No início do século XVII, segundo um projecto de gosto maneirista. Os espaços da capela e do edifício da irmandade estão dispostos de forma contígua, desenvolvendo-se longitudinalmente.
O templo apresenta um modelo estrutural muito semelhante às igrejas de Misericórdia construídas na mesma época, com planta de nave única, formando um espaço unitário articulado com a capela-mor. A fachada, cuja estrutura apresenta um registo único, possui ao centro um portal de moldura rectangular ladeado por pilastras e encimado por frontão esculpido em 1701, segundo data inscrita no mesmo, rematado por cruz e pináculos e enquadrando o escudo de Portugal ladeado por duas esferas armilares.
Do lado esquerdo da fachada foi colocada a sineira, também rematada por frontão triangular. A fachada lateral do templo apresenta no registo superior duas janelas de sacada, com guarda de ferro e moldura rectangular rematada por friso.
O interior, de nave única, possui coro-alto e púlpito, do lado do Evangelho. O espaço é coberto por tecto de dois panos. Junto ao arco triunfal, decorado com talha dourada, foram edificados os altares colaterais, de talha rococó policroma. A capela-mor, coberta por abóbada de berço, alberga ao centro o altar principal, de talha barroca dourada.
No espaço exterior à igreja subsiste ainda o claustro hospitalar, de planta rectangular com apenas um piso, aberto por arcada de volta perfeita assente sobre colunas toscanas.
Catarina Oliveira
GIF/ IPPAR/ 2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de PortugalCOSTA, Pe. António Carvalho daEdição1712LisboaOff. de Valentim da Costa Deslandes, 1706 - 1712
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaAZEVEDO, Carlos deEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaGUSMÃO, Adriano deEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaFERRÃO, JulietaEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973
Ecos de confraternidade: Hospital do Espírito Santo, Irmandade do Espírito Santo, Irmandade do Senhor Jesus da Misericórdia Santa Casa da Misericórdia de AzambujaPEREIRA, José António MachadoEdição2002Azambuja
"O Concelho de Azambuja nas Memórias Paroquiais de 1758", Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, n.º 91. tomo II, pp. 273-351SOARES, Maria MicaelaEdição1989Lisboa

IMAGENS

Igreja e edifício da Misericórdia da Azambuja - Vista geral (fachadas principal e lateral direita)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt