Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja do Salvador (integrando uma capela, antigo Passo da Via Sacra)
Designação
DesignaçãoIgreja do Salvador (integrando uma capela, antigo Passo da Via Sacra)
Outras Designações / PesquisasIgreja de São Salvador / Antigo Colégio de Santiago da Companhia de Jesus / Igreja do Salvador / Colégio de Santiago de Elvas / Igreja Paroquial do Salvador / Biblioteca Municipal de Elvas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Elvas/Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo do ColégioElvas Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.878995-7.162252
DistritoPortalegre
ConcelhoElvas
FreguesiaAssunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA actual Igreja do Salvador está erguida no local de uma capela anterior, cuja fundação remontaria ao século XIII, e à presença dos cavaleiros da Ordem de Santiago em Elvas, logo após a reconquista definitiva da povoação. Aí mesmo se veio a erguer um colégio da Companhia de Jesus, conhecido por Colégio de Santiago, em memória da invocação original do local. A construção do colégio foi determinada ainda em 1599, por disposição testamentária de D. Aldonça da Mota, primeira mulher de Diogo de Brito do Rio, mas as obras não começaram antes de meados do século seguinte. Concluída a construção do colégio em c. 1652, segue-se a doação da Ermida de Santiago aos Jesuítas por D. Afonso VI, em 1659, de forma a que se erguesse a igreja, sendo esta inaugurada em 1692. O acto régio ficou recordado num medalhão da fachada do novo templo, onde se pode ler: El Rey D. Affonso VI como grão m(estre) e governador da Ordem de Avis fez m(er)ce com licença do Sumo Pontífice aos religiosos da Compª de Jesus da Ermida de Santiago pª nella se fundar esta igreja Anno de M. DCLIX.
A fachada principal, em empena triangular vazada por um óculo é rasgada por três portas, a central em vão de verga recta, rematado por frontão interrompido por medalhão festonado, onde se pode ler a legenda anteriormente citada, e as duas laterais com frontões curvos. É ladeada por duas torres sineiras. O interior é de nave única, coberta por abóbada de berço lisa. Existem quatro altares nas paredes da nave, com talha seiscentista de qualidade, sobre os quais corre uma galeria com tribunas. Dois outros altares flanqueiam o arco triunfal, de volta perfeita, sobre o qual se rasga um nicho com a imagem de São Tiago, emoldurado por uma árvore hagiológica da Companhia de Jesus, preenchendo todo o tímpano, e enquadrando simbolicamente a capela-mor. Aqui se destaca o altar-mor, em talha dourada de finais de Seiscentos, com representações dos quatro Evangelistas, os emblemas da Companhia de Jesus, e a cruz de Santiago, sob tecto de caixotões. Os bustos de quatro santos da especial devoção jesuíta (Santo Inácio de Loiola, São Francisco Xavier, São Francisco de Borja e São Luís Gonzaga) decoram ainda as paredes da capela.
No corpo da igreja existem dois púlpitos de mármore polícromo, o túmulo dos fundadores, em mármore cinza, integrando o escudo partido das duas famílias, erguido sobre três leões, que se sabe obra de dois canteiros de Borba, António e Manuel Cordeiro, executado em 1702 (KEIL, Luís, 1943).
Na sacristia três painéis com pinturas sobre madeira dos meados do século XVI, representando a Visitação, a Adoração dos Reis Magos e a Apresentação no Templo, com interesse artístico. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPPassos da Via Sacra (cinco), também denominados «capela da Rua de Alcamim», «capela da Rua de Olivença», «capela do Largo da Misericórdia», «capela do Largo São João de Deus», primitivamente na Rua da Cadeia, e «capela da Rua de André Gonçalves»
Outra ClassificaçãoCidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa

IMAGENS

Igreja de São Salvador - Fachada principal [Maria Ramalho 2016]

Igreja de São Salvador - Interior: nave e capela-mor [Maria Ramalho 2016]

Igreja de São Salvador - Interior: pintura mural da parede sobre o arco triunfal com a árvore hagiológica da Companhia de Jesus [Maria Ramalho 2016]

Igreja de São Salvador - Fachada principal da igreja e do antigo colégio [Maria Ramalho 2016]

Igreja de São Salvador - Interior: nave e coro-alto [Maria Ramalho 2016]

Igreja de São Salvador - Interior da capela-mor: retábulo-mor [Maria Ramalho 2016]

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt