Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Anta 1 de São Rafael
Designação
DesignaçãoAnta 1 de São Rafael
Outras Designações / PesquisasAnta 1 de São Rafael (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Anta - Circuitos Arqueológicos Antas de Elvas
TipologiaAnta - Circuitos Arqueológicos Antas de Elvas
CategoriaArqueologia
Inventário TemáticoCircuitos Arqueológicos "Antas de Elvas"
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Elvas/Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -São Rafael Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.769966-7.193381
DistritoPortalegre
ConcelhoElvas
FreguesiaAssunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaConhecidos desde a segunda metade do século XIX, os monumentos megalíticos da região de Elvas suscitaram sempre o interesse de vários estudiosos. Mas, à medida que fixavam o olhar de especialistas, atraiam também a curiosidade de especuladores, os quais, na sua permanente busca de "antiguidades" vendáveis, calcorreavam de forma incessante o interior do país, adquirindo objectos que pudessem ser facilmente adquiridos por coleccionadores particulares, sobretudo estrangeiros. Não obstante a perda de algum espólio e a sua descontextualização, devemos ao eminente pré-historiador francês Émille Cartailhac (1845-1921) e ao fundador da Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes, J. Possidónio N. da Silva (1806-1896), as primeiras investigações realizadas no terreno neste âmbito, prosseguidas, já no século seguinte, por José Leite de Vasconcelos (1858-1941), Afonso do Paço (1895-1968), Eugène Jalhay (1891-1950), Savory, Octávio da Veiga Ferreira (1917-?) e Abel Viana (?-1964). A sua obra precursora seria coroada com a classificação de grande parte destes exemplares megalíticos como "Monumento Nacional", em finais dos anos trinta, numa altura em que se procediam a várias pesquisas nos arredores de Barbacena, conduzindo-se o espólio exumado para diversas instituições, como nos casos dos museus da Câmara Municipal de Elvas, da Casa de Bragança e Geológico de Lisboa, que, já na década de cinquenta, Georg e Vera Leisner identificaram, desenharam e fotografaram parcialmente.
Classificada como "Imóvel de Interesse Público" em 1997, a "Anta 1 de São Rafael" foi erguida durante o Neo-calcolítico (entre o 4.º e 2.º milénio a. C.) nas proximidades da "Anta 2 de São Rafael", de forma relativamente isolada junto a um monte com visibilidade sobre o rio Guadiana, uma das fontes principais da sobrevivência das comunidades que a fruíam, e onde abundava a caça e a pesca. Escavada ainda por Émille Cartailhac (vide supra) e, subsequentemente, por Abel Viana (vide supra), são apenas visíveis no local quatro dos esteios graníticos que comporiam originalmente a câmara sepulcral, de planta poligonal, dos quais apenas um, com cerca de dois metros e meio de altura, se encontra ainda completo. Quanto ao corredor, remanesceram apenas dois esteios da fiada Norte, enquanto os vestígios relativos à primitiva da mamoa - tumulus - são quase inexistentes.
Actualmente, a anta integra o "Circuito do Guadiana" do roteiro da Arqueologia Portuguesa "Antas de Elvas", concebido pelo IPPAR, com vista a uma maior divulgação deste vasto e específico património construído.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Mais alguns dolmens da região de Elvas (Portugal)", Cronica del 4ª Congreso Arqueologico NacionalDEUS, António Dias deEdição1957Zaragoza
"Mais alguns dolmens da região de Elvas (Portugal)", Cronica del 4ª Congreso Arqueologico NacionalVIANA, AbelEdição1957Zaragoza
Antas de ElvasDIAS, Ana CarvalhoEdição2000LisboaRoteiros da Arqueologia Portuguesa, 6
Antas de ElvasALBERGARIA, João CarlosEdição2000LisboaRoteiros da Arqueologia Portuguesa, 6
"Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen", Madrider ForschungenLEISNER, Georg KlausEdição1959Berlim
"Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen", Madrider ForschungenLEISNER, VeraEdição1959Berlim

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt