Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Forte do Pessegueiro, incluindo a ilha do mesmo nome, abrangendo o Forte da Ilha de Dentro
Designação
DesignaçãoForte do Pessegueiro, incluindo a ilha do mesmo nome, abrangendo o Forte da Ilha de Dentro
Outras Designações / PesquisasForte de Porto Covo
Forte de Nossa Senhora da Queimada do Pessegueiro
Forte da Praia do Pessegueiro
Forte da Ilha (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt); (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Forte
TipologiaForte
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Sines/Sines
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Herdade do PessegueiroIlha do Pessegueiro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.833431-8.797704
DistritoSetúbal
ConcelhoSines
FreguesiaSines
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 735/74, DG, I Série, n.º 297, de 21-12-1974 (esclareceu que a classificação abrange o Forte da Ilha de Dentro) (ver Decreto)
Decreto n.º 41 191, DG, I Série, n.º 162, de 18-07-1957 (classificou o Forte do Pessegueiro, incluindo a ilha do mesmo nome) (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
O complexo fortificado da praia e da ilha do Pessegueiro, em Porto Covo, é composto por dois fortes: o Forte de Nossa Senhora da Queimada, também conhecido como Forte do Pessegueiro, implantado num declive rochoso na área sul da praia, e o Forte de Santo Alberto, também denominado Forte da Ilha de Dentro, que foi erigido no centro da ilha do Pessegueiro, frente à costa e numa posição mais a norte em relação ao primeiro.
De planta poligonal estrelada, com dois baluartes poligonais e uma bateria poligonal virada à costa, o Forte do Pessegueiro é envolvido por fosso circundado por muro. No interior, o conjunto de construções está disposto em U, sendo estas cobertas por terraços. A capela, dedicada a Nossa Senhora da Queimada, e a zona de bateria sobre as casamatas ficaram danificadas durante o terramoto de 1755.
O Forte da Ilha de Dentro encontra-se muito arruinado, podendo no entanto perceber-se que obedecia a uma planta estrelada com quatro baluartes triangulares, dispostos simetricamente em cada um dos vértices. As casamatas dispunham-se na zona central da fortaleza, e frente à entrada foi edificada uma ermida, dedicada a Santo Alberto.
História
Fronteiro à ilha com o mesmo nome, o Forte do Pessegueiro foi planeado em 1588 por Filippo Terzi, fazendo parte de um projeto de construção de um porto artificial que faria a ligação entre a ilha e a costa de Porto Covo.
Dois anos depois o engenheiro Alexandre Massay substituía Terzi na direção das obras, sendo então iniciada a edificação da fortaleza, uma vez que o porto artificial estava já em construção. No ano de 1598 Massay ficava encarregue de iniciar a construção do forte de Vila Nova de Mil Fontes, o que fez com que as obras do Pessegueiro fossem interrompidas.
Ao longo do século XVII as obras foram suspensas e reiniciadas diversas vezes, adiando a conclusão da estrutura, que só estaria terminada em 1690, no reinado de D. Pedro II. A estrutura então erigida acabou por apresentar um modelo planimetricamente mais simples do que o desenhado no projeto maneirista original, certamente fruto das alterações vividas ao longo dos cem anos que separaram a traça de Terzi e a conclusão do forte.
Foi também nestes anos finais de Seiscentos que o monarca mandou edificar a fortaleza da Ilha do Pessegueiro, o designado Forte da Ilha de Dentro. Ao construir este segundo baluarte, a intenção da Coroa era reforçar a linha de fogo da defesa costeira de Porto Covo.
As fortalezas terão mantido as suas funções militares até meados do século XIX. Sabe-se que em 1877 o Forte do Pessegueiro foi ocupado pela Guarda Fiscal, que aí se manteve até ao ano de 1942, depois da qual foi abandonado.
O Forte do Pessegueiro viria a ser classificado como de interesse público em 1957, classificação que em 1974 se estendeu ao Forte da Ilha de Dentro.
Em 1983 a DGEMN encetou obras de beneficiação da estrutura; no entanto, uma vez que os espaços não foram reocupados, o forte entraria novamente em decadência. No ano de 2008 voltava novamente a ser intervencionado, fruto de uma parceria entre o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e a Câmara Municipal de Sines.
Catarina Oliveira
DGPC, 2022
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens9
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Castelos e Fortalezas da Costa AzulVICTOR, IsabelEdição
Castelos e Fortalezas da Costa AzulGONÇALVES, Luís J.Edição
Memória paroquial do Concelho de Sines em 1758FALCÃO, José AntónioEdição1987Santiago do Cacem
"Fortificações da costa Sudoeste". Revista Setúbal Arqueológica, vols. 11-12, pp. 301-313NUNES, João António SerranitoEdição1997Setúbal
O território, a paisagem e o património do Pessegueiro. Reabilitar o tempo, o espaço e a matéria (projeto final de Mestrado)PEREIRA, Ana Carolina Cercas Capelo ProençaEdição2020Lisboa
Filipe Tércio. Ingegnere e Architetto em Portugal. 1577-1597. (dissertação de mestrado)RIBEIRO, José António SalazarEdição2016Porto

IMAGENS

Forte do Pessegueiro - Porta principal de acesso

Forte do Pessegueiro - Vista parcial do fosso, no sector Nordeste

Forte do Pessegueiro - Panorâmica da Ilha do Pessegueiro, tirada do Forte de Dentro

Forte do Pessegueiro - Pormenor da abóbada de uma destruída guarita, no interior do sector ocidental do fosso

Forte do Pessegueiro - Reconstrução do cunhal Sudoeste dos compartimentos do piso superior

Forte do Pessegueiro - Esplanada do segundo piso, sobre os compartimentos do forte

Forte do Pessegueiro - Sector meridional do fosso anexo à fachada principal e pormenor da ponte levadiça de madeira que permite o acesso à porta

Forte do Pessegueiro - Interior: sucessão de vãos quadrangulares nos compartimentos do piso superior

Forte do Pessegueiro - Interior: abóbada de ladrilho que cobre o compartimento de entrada no forte

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt