Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa da Avenida Central, 118-124
Designação
DesignaçãoCasa da Avenida Central, 118-124
Outras Designações / PesquisasCasa Rolão / Casa da Avenida Central / Casa Rolão (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Braga/Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida CentralBraga Número de Polícia: 118-124
LATITUDE LONGITUDE
41.551207-8.42006
DistritoBraga
ConcelhoBraga
FreguesiaBraga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaPropriedade da família Rolão, que se dedicava ao fabrico de sedas (SMITH, 1973, p. 55), esta casa situa-se na Avenida Central, que corresponde ao antigo Campo de Sant'Ana, uma importante área da cidade, onde também se encontra a igreja do convento dos Congregados e o recolhimento das Convertidas.
O espaço foi aberto durante o bispado de D. Diogo de Sousa e integrou-se na dinâmica renovadora e expansionista deste prelado renascentista. Mais tarde, foram as fachadas cenográficas de André Soares (que desenhou os edifícios referidos) a modificar o Campo de Sant'Ana, inserindo-o na nova corrente tardo-barroca e rococó que caracterizou a cidade, e na qual o arquitecto bracarense foi uma figura essencial. Por outro lado, estas obras denotam a evolução urbana de Braga, que no século XVIII se definia em função dos denominados Campos ou praças.
Muito embora não tenham subsistido documentos que comprovem a autoria da Casa Rolão, esta tem vindo a ser atribuída a André Soares, pois as suas características integram-se plenamente no conjunto de obras deste arquitecto (SMITH, 1973, p. 31). Edificado entre 1758 e 1761, o imóvel revela elementos que se aproximam de outras arquitecturas de Soares, situando-se numa linha de fronteira entre a primeira fase da sua carreira, de cariz rocaille, e o trabalho que desenvolveu em época posterior, de linguagem mais depurada, e da qual a vizinha igreja dos Congregados é um dos melhores exemplos.
A fachada da Casa Rolão apresenta dois andares, de linhas rectas, muito ao gosto da arquitectura civil bracarense do início do século XVIII (SMITH, 1973, p. 31). Todavia, as composições de influência rocaille animam as molduras das portas e janelas que rasgam simetricamente ambos os pisos, emprestando-lhes um movimento que denota a influência "das fantasias das gravuras de Augsburgo", tão utilizadas por André Soares (SMITH, 1973, p. 31). Por sua vez, as pilastras que ladeiam o edifício, com almofadas de grandes dimensões, recordam também a obra deste arquitecto, tal como o entablamento. Remata o conjunto uma balaustrada com vasos laterais, atrás da qual foi acrescentado um novo piso, em época posterior.
Nesta medida, a Avenida Central revela-se um importante local para o conhecimento da obra de André Soares, uma vez que os edifícios da sua autoria documentam diferentes épocas e linguagens, permitindo perceber o sentido do desenvolvimento do seu trabalho.
Rosário Carvalho
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
André Soares, arquitecto do MinhoSMITH, Robert C.Edição1973Lisboa
"SOARES, André", Dicionário da Arte Barroca em PortugalPEREIRA, José FernandesEdição1989Lisboa

IMAGENS

Casa da Avenida Central, 118-124 - Fachada principal

Casa da Avenida Central, 118-124 - Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt