Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Um marco de Légua na EN 12-1 (actual EN 10), ao km. 29,270
Designação
DesignaçãoUm marco de Légua na EN 12-1 (actual EN 10), ao km. 29,270
Outras Designações / PesquisasMarco da VI Légua / Marco da VI Légua (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Marco
TipologiaMarco
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Vila Franca de Xira/Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 10Quinta dos Fidalgos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.00435-8.970658
DistritoLisboa
ConcelhoVila Franca de Xira
FreguesiaCastanheira do Ribatejo e Cachoeiras
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 32 973, DG, I Série n.º 175, de 18-08-1943 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDos doze marcos setecentistas que sabemos terem existido no percurso da antiga estrada real que ligava Lisboa a Santarém, o do Km 29,270 é o que se conserva em melhor estado e o único ainda in situ no actual concelho de Vila Franca de Xira, facto que lhe confere um estatuto singular, na medida em que, do mais vasto conjunto original, é a principal peça que permite uma mais objectiva caracterização destes testemunhos.
Ele marca a Légua VI da via e a sua construção remonta a 1788, por iniciativa da rainha D. Maria I. Na paisagem relativamente árida da região, antes do extraordinário impulso verificado no século XX, o marco sobressaía pela relativa altura que apresenta, reforçada pelo soco de dois degraus e a base cúbica que, ainda hoje, lhe asseguram uma posição dominante sobre a via pública.
Formalmente, compõe-se de três partes claramente diferenciadas. A base, como dissemos, é cúbica. O corpo é constituído por pilar rectangular monolítico, cuja face principal é decorada por moldura de incisão, dentro da qual se gravou uma legenda epigráfica alusiva à edificação do monumento, com a data e as armas de Portugal. Finalmente, o coroamento é de estrutura relativamente complexa, separando-se do corpo por uma moldura com cornija inferior e a inscrição "VI LEGOA"; comporta uma estrutura piramidal quadrada na base, em cujo ponto central se apoia uma esfera de pedra, em cuja face Sul se esculpiu um relógio de Sol, com numeração romana, e a que se associava um gnomon metálico entretanto desaparecido.
Apesar de desfrutar de protecção legal desde 1943, são várias as ameaças que, na actualidade, recaem sobre este marco, a maioria das quais resultante da condição de monumento comemorativo, localizado ao ar livre, em plena via pública de tráfego intenso e sem qualquer possibilidade de criação de uma zona de protecção física. Em altura desconhecida, a propriedade rural que com ele confronta (conhecida como Quinta dos Fidalgos) foi delimitada pelo actual muro, pelo que a face traseira do monumento ficou embebida na cerca. Nas últimas décadas, o constante alteamento do piso viário determinou um progressivo "afundamento" do marco, especialmente pela sua implantação coincidente com a vala lateral da estrada.
Se outros marcos, no mesmo concelho, foram deslocados dos seus locais originais, perdendo-se, em alguns casos, a memória da sua inicial geografia, o da VI Légua conserva uma das mais importantes especificidades deste tipo de obras: o estar ainda no local para o qual foi concebido, conservando, desta forma, praticamente todo o seu contexto.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Estrada de Lisboa a Santarém. Demarcação", Vida Ribatejana, nº especial dedicado a Vila Franca de XiraSARMENTO, ZeferinoEdição1964Lisboa
Monografia de AlvercaPACHECO, José do CarmoEdição1998Alverca
Das gentes e terras do concelho de Vila Franca de Xira. O Corpo e a Alma da Freguesia de Alverca do Ribatejo, 2 vols.GABRIEL, AdrianoEdiçãoAlverca

IMAGENS

Um marco de Légua na EN 12-1 - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt