Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais
Designação
DesignaçãoEstação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais
Outras Designações / PesquisasMonte da Herdade dos Pombais / Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Estação Arqueológica
TipologiaEstação Arqueológica
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Marvão/Beirã
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- na Herdade dos Pombais- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.469954-7.324531
DistritoPortalegre
ConcelhoMarvão
FreguesiaBeirã
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 26-A/92, DR, I Série-B, n.º 126, de 1-06-1992 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO território correspondente ao actual município de Marvão possui inúmeros testemunhos de ocupação humana, presente na região desde a Pré-história, nomeadamente em termos de expressão megalítica, amplamente estudada ainda no século XIX, por essa figura incontornável dos primórdios do exercício arqueológico entre nós que foi a do geólogo da emblemática Commissão dos Serviços Geológicos, o lente de Mineralogia e Geologia da Escola Politécnica Costa (1809-1889) (Cf. COSTA, F. A. P. da, 1868), ainda que remontem a setecentos as primeiras referências conhecidas até ao momento a monumentos antigos na zona e, em especial, a monumentos megalíticos.
A abundância de testemunhos megalíticos na zona, designadamente de dolmens e menires, resultava, no fundo, da existência de excelentes recursos naturais que permitiam a permanência, no seu território, de diferentes comunidades humanas ao longo de séculos e milénios. Não surpreenderá, por conseguinte, que a maioria dos exemplares desta tipologia arqueológica se encontre maioritariamente implantada ao longo de linhas de água, especialmente do rio Sever, assim como nas proximidades de terrenos pontuados de afloramentos graníticos (COELHO, P. M. L., 1988, pp. 39-45).
Mas, se abundam as tipologias megalíticas, nomeadamente as funerárias - dolmens (ou "antas", como serão localmente mais conhecidos) -, a época romana trouxe à região uma outra notabilidade, certamente decorrente dos recursos cinegéticos existentes, nomeadamente no que a terrenos agricultáveis dizia respeito, razões mais do que suficientes para que se erguessem, tanto no termo de Marvão, como nos actuais concelhos limítrofes, algumas das uillas mais significativas em termos de informação arqueológica. Para além disso, Ammaia constituía uma das civitates existentes no actual Alentejo, englobando S. Salvador de Aramenha e, precisamente, Marvão (ALARCÃO, J. M. N. L. de, 1990, p. 364).
Integrava, por consequência, uma das traves mestras da afirmação do Império romano, que contemplava a implementação de uma política administrativa assente em dois vectores vitais para a sua perduração no tempo: na definição de unidades político-administrativas e no traçado de vias que assegurassem uma ligação permanente e célere entre os principais centros
Não surpreenderá, por tudo isto, que fossem descobertos, já nos inícios dos anos oitenta do século XX, vestígios de uma uilla rustica ("Estação Arqueológica romana da Herdade dos Pombais") justamente nas proximidades do rio Sever e de terrenos propícios à actividade agrícola, utilizada, ao que indica a análise dos artefactos identificados no sítio, entre os séculos I e V d. C..
Dos vestígios identificados na estação arqueológica, sobressaem os correspondentes a uma zona de banhos (termal), localizada nas proximidades de uma necrópole composta de onze sepulcros construídos com lajes, tanto mais que "As villae tinham também, obrigatoriamente, as suas necrópoles." (Id., Idem, p. 488).
Quanto ao espólio recolhido, em resultado da escavação dos sepulcros, dele constam, entre outros materiais, fragmentos de bracelete, anel e brincos em bronze, a par de numismas no mesmo material, assim como contas vítreas e dois exemplares cerâmicos (FERNANDES, I. C. F., 1987, pp. 101-116), especialmente de terra sigillata (de paredes finas) itálica e hispânica (Id., 1983, p. 52), revelando uma população com alguns recursos (Id., 1987, p. 107).
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens9
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roman PortugalALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1988WarminsterPublicado a 1988
"O Reordenamento Territorial", Nova História de Portugal: Portugal das origens à romanizaçãoALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1990LisboaNova Historia de Portugal, 1, pp. 352-382
Noções sobre o estado préhistórico da terra e do homem seguidas da descripção de alguns dolmins ou antas de PortugalCOSTA, Francisco A. Pereira daEdição1868Lisboap. 90
Terras de Odiana. Medobriga, Ammaia, Aramenha, Marvão, 2.ª ed.COELHO, Possidónio Mateus LaranjoEdição1988Lisboa
Portugal RomanoALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1988LisboaLisboa Data do Editor : 1988
"Escavações no concelho de Marvão", Al-madanFERNANDES, Isabel Cristina FerreiraEdição1983Almadan.º 1, p. 52
"Espólio da Necrópole dos Pombais (I)", Actas das 1ªs Jornadas de Arqueologia do Nordeste AlentejanoFERNANDES, Isabel Cristina FerreiraEdição1987Coimbrapp. 101-116

IMAGENS

Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais - Vista parcial de área escavada

Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais - Vista da necrópole

Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais - Vista parcial de área escavada

Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais - Vista das estruturas

Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais - Necrópole

Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais - Sepultura

Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais - Vista geral das escavações

Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais - Vista geral de recinto escavado

Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais - Vista parcial de recinto escavado

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt