Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Convento de São Paulo, sito na serra de Ossa, incluindo azulejos setecentistas que revestem o seu interior, o retábulo fingido da capela-mor, os 2 fontanários em mármore, uma fonte decorativa e os jardins circundantes
Designação
DesignaçãoConvento de São Paulo, sito na serra de Ossa, incluindo azulejos setecentistas que revestem o seu interior, o retábulo fingido da capela-mor, os 2 fontanários em mármore, uma fonte decorativa e os jardins circundantes
Outras Designações / PesquisasConvento de São Paulo da Serra de Ossa
Convento da Serra de Ossa / Convento de São Paulo / Convento de Serra d' Ossa (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Cerca e Jardins do Convento de São Paulo / Cerca do Convento da Serra d'Ossa / Herdade do Convento de São Paulo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Redondo/Redondo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Estrada Municipal 381, Redondo - EstremozSerra d'Ossa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoÉvora
ConcelhoRedondo
FreguesiaRedondo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
Despacho de homologação de 24-05-1977 do Secretário de Estado da Investigação Científica
Parecer de 29-04-1977 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como IIP
Proposta de classificação de 23-01-1976 do proprietário
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA sua fundação encontra-se envolta em diferentes lendas ou tradições, que fazem recuar a origem deste convento até ao século IV (COSTA, 1712, pp. 446-460; DAMÁSIO, 1793). De acordo com estes testemunhos, poderíamos contar quatro fundações conventuais, a última das quais é a que hoje conhecemos. Se as primeiras duas não podem ser comprovadas, sabe-se que no último quartel do século XIV foram muitos os privilégios reais e papais concedidos a esta comunidade. Assim, na primeira metade do século XV estava a ser construída a terceira igreja, sobre as ruínas das anteriores. Contudo, a Congregação dos Monges de Jesus Cristo da Pobre Vida apenas foi aprovada pelo Papa Gregório XIII, por uma Bula de 1578, data a partir da qual se renovou o complexo conventual, dando origem ao actual edifício, pois as obras do século XVIII vieram introduzir, maioritariamente, alterações ao nível decorativo. A comparação entre fontes iconográficas do século XVI e do século XVIII permite concluir que não houve modificações volumétricas significativas (ARRUDA, COELHO, 2004, pp. 25-26).
O mais recente estudo sobre o convento de São Paulo da Serra d'Ossa, da autoria de Luísa Arruda e Teresa Campos Coelho, que temos vindo a seguir, permite traçar uma cronologia de intervenções relativamente rigorosa, funcionando como uma espécie de roteiro de visita. Infelizmente, a dimensão do convento e o valor do seu património integrado não nos permite mais do que uma abordagem introdutória.
Da campanha de obras que decorreu a partir de 1578, chegaram até nós a casa do lavabo (De Profundis), o refeitório, o piso térreo da ala sul do claustro, e a sala das Eleições dos Padres Gerais. Não é conhecido o autor deste traçado, embora a existência de documentação que revela o envio, por parte de D. Teodósio II, de mestres do seu serviço para a Serra d'Ossa, permita equacionar a hipótese deste risco se dever a Nicolau de Frias ou, já numa segunda fase e em substituição do primeiro, a Pedro Vaz Pereira (IDEM; p. 23).
Entre o final do século XVII e o início do XVIII, a intervenção nas diferentes áreas do convento foi faseada, prolongando-se até à década de 1760. Por fim, a última campanha data da segunda metade de Setecentos, coincidindo com a estada dos denominados Meninos de Palhavã (IDEM, p. 25). Incidiu, entre outros espaços, sobre o dormitório da carreira, a portaria nova, ou o jardim das quatro estações.
De linhas sóbrias, numa arquitectura depurada e chã, o convento actualizou-se, no século XVIII, através da aquisição de um vasto conjunto de azulejos que reveste boa parte dos seus interiores e também exteriores (Jardim das 4 estações e Varandas Formosas). Encomendados a artistas lisboetas, é possível identificar algumas das mãos que aqui trabalharam. Tal é o caso do Mestre P.M.P., porventura o mais operoso neste contexto; António de Oliveira Bernardes, que assina o conjunto alusivo ao Cântico dos Cânticos, na capela do Bispo, onde se encontra ainda um tecto com pinturas de brutesco nacional; ou Gabriel del Barco, a quem são atribuídos os azulejos da capela de Nossa Senhora da Conceição.
Na igreja, sagrada em 1798, subsistem fragmentos de azulejos enxaquetados que teriam revestido o templo anterior, e a nave única é coberta por painéis com cenas da vida de Santo António de Pádua, do denominado Mestre P.M.P. As pinturas murais da capela-mor e o brutesco da nave são da mesma época. A talha desapareceu.
Com a extinção em 1834, o imóvel foi vendido em hasta pública, e adquirido em 1870 pela família que ainda hoje é sua proprietária. Entre 1991 e 1993 foi objecto de uma intervenção com vista a transformar-se em unidade hoteleira, pertença desde 2000 da Fundação Henrique Leotte.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens23
Nº de Bibliografias11

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Tratado da Grandeza dos Jardins em PortugalCARITA, Hélder; CARDOSO, HomemEdição1987LisboaLocal de Edição - Lisboa Data do Editor : 1987
Azulejaria em Portugal no século XVIIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1979Lisboa
«Convento de São Paulo da Serra D'Ossa», A Cidade de Évora, nº 55, pp. 149-171ESPANCA, TúlioEdição1973Évora
Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)ESPANCA, TúlioEdição1978LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de PortugalCOSTA, Pe. António Carvalho daEdição1712LisboaOff. de Valentim da Costa Deslandes, 1706 - 1712
Convento de S. Paulo de Serra de OssaARRUDA, LuísaEdição2004Lisboa
Convento de S. Paulo de Serra de OssaCOELHO, Teresa CamposEdição2004Lisboa
Constituições dos Eremitas de S. Paulo da Serra d'OssaSÂO BOAVENTURA, Frei Carlos deEdição1707Lisboa
Chronica dos Eremitas da Serra d'OssaSANTO ANTÓNIO, Frei Henrique deEdição1745
Azulejaria barroca portuguesa: figuras de conviteARRUDA, LuísaEdição1995Lisboa
"Azulejos de Policarpo de Oliveira Bernardes em S. Paulo de Serra d'Osa", Azulejo, n.º 1MECO, JoséEdição1991Lisboa
"O Mosteiro da Serra de Ossa", in O Arqueólogo Português, vol. XXI, pp. 239-44EdiçãoLisboa

IMAGENS

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Fachada principal da igreja. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Entrada para a antiga cerca e convento (e fachada lateral direita da igreja). IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Fachada dos edifícios conventuais. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Terreiro fronteiro à igreja: fonte. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Interior da igreja: capela-mor com pintura mural. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Interior da igreja: coro-alto e sub-coro. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Interior: corredores com painéis de azulejos. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Claustro: arcaria e fonte na quadra central.IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Interior da sala de jantar (antiga capela do Bispo). IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Jardim das Quatro Estações: portal de acesso e painéis de azulejos. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Jardim das Quatro Estações: fonte de espaldar. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.

Convento de São Paulo (Redondo) - fonte no terreiro fronteiro à igreja. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo) - painéis de azulejo da portaria. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo) - claustro. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo) - antiga sala do capítulo. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo) - claustro. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo) - aproveitamento de azulejos na igreja. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo) - altar da igreja - pintura da fase original. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo). DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo) - nave da igreja. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo) - lavabo no antigo refeitório. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo) - fachada principal da igreja. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

Convento de São Paulo (Redondo) - antigo refeitório. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.

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