Convento de São Paulo, sito na serra de Ossa, incluindo azulejos setecentistas que revestem o seu interior, o retábulo fingido da capela-mor, os 2 fontanários em mármore, uma fonte decorativa e os jardins circundantes | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Convento de São Paulo, sito na serra de Ossa, incluindo azulejos setecentistas que revestem o seu interior, o retábulo fingido da capela-mor, os 2 fontanários em mármore, uma fonte decorativa e os jardins circundantes | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Convento de São Paulo da Serra de Ossa Convento da Serra de Ossa / Convento de São Paulo / Convento de Serra d' Ossa (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Cerca e Jardins do Convento de São Paulo / Cerca do Convento da Serra d'Ossa / Herdade do Convento de São Paulo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Convento | ||||||||||||
Tipologia | Convento | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Évora/Redondo/Redondo | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Évora | ||||||||||||
Concelho | Redondo | ||||||||||||
Freguesia | Redondo | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto) Despacho de homologação de 24-05-1977 do Secretário de Estado da Investigação Científica Parecer de 29-04-1977 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como IIP Proposta de classificação de 23-01-1976 do proprietário | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9914630 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | A sua fundação encontra-se envolta em diferentes lendas ou tradições, que fazem recuar a origem deste convento até ao século IV (COSTA, 1712, pp. 446-460; DAMÁSIO, 1793). De acordo com estes testemunhos, poderíamos contar quatro fundações conventuais, a última das quais é a que hoje conhecemos. Se as primeiras duas não podem ser comprovadas, sabe-se que no último quartel do século XIV foram muitos os privilégios reais e papais concedidos a esta comunidade. Assim, na primeira metade do século XV estava a ser construída a terceira igreja, sobre as ruínas das anteriores. Contudo, a Congregação dos Monges de Jesus Cristo da Pobre Vida apenas foi aprovada pelo Papa Gregório XIII, por uma Bula de 1578, data a partir da qual se renovou o complexo conventual, dando origem ao actual edifício, pois as obras do século XVIII vieram introduzir, maioritariamente, alterações ao nível decorativo. A comparação entre fontes iconográficas do século XVI e do século XVIII permite concluir que não houve modificações volumétricas significativas (ARRUDA, COELHO, 2004, pp. 25-26). O mais recente estudo sobre o convento de São Paulo da Serra d'Ossa, da autoria de Luísa Arruda e Teresa Campos Coelho, que temos vindo a seguir, permite traçar uma cronologia de intervenções relativamente rigorosa, funcionando como uma espécie de roteiro de visita. Infelizmente, a dimensão do convento e o valor do seu património integrado não nos permite mais do que uma abordagem introdutória. Da campanha de obras que decorreu a partir de 1578, chegaram até nós a casa do lavabo (De Profundis), o refeitório, o piso térreo da ala sul do claustro, e a sala das Eleições dos Padres Gerais. Não é conhecido o autor deste traçado, embora a existência de documentação que revela o envio, por parte de D. Teodósio II, de mestres do seu serviço para a Serra d'Ossa, permita equacionar a hipótese deste risco se dever a Nicolau de Frias ou, já numa segunda fase e em substituição do primeiro, a Pedro Vaz Pereira (IDEM; p. 23). Entre o final do século XVII e o início do XVIII, a intervenção nas diferentes áreas do convento foi faseada, prolongando-se até à década de 1760. Por fim, a última campanha data da segunda metade de Setecentos, coincidindo com a estada dos denominados Meninos de Palhavã (IDEM, p. 25). Incidiu, entre outros espaços, sobre o dormitório da carreira, a portaria nova, ou o jardim das quatro estações. De linhas sóbrias, numa arquitectura depurada e chã, o convento actualizou-se, no século XVIII, através da aquisição de um vasto conjunto de azulejos que reveste boa parte dos seus interiores e também exteriores (Jardim das 4 estações e Varandas Formosas). Encomendados a artistas lisboetas, é possível identificar algumas das mãos que aqui trabalharam. Tal é o caso do Mestre P.M.P., porventura o mais operoso neste contexto; António de Oliveira Bernardes, que assina o conjunto alusivo ao Cântico dos Cânticos, na capela do Bispo, onde se encontra ainda um tecto com pinturas de brutesco nacional; ou Gabriel del Barco, a quem são atribuídos os azulejos da capela de Nossa Senhora da Conceição. Na igreja, sagrada em 1798, subsistem fragmentos de azulejos enxaquetados que teriam revestido o templo anterior, e a nave única é coberta por painéis com cenas da vida de Santo António de Pádua, do denominado Mestre P.M.P. As pinturas murais da capela-mor e o brutesco da nave são da mesma época. A talha desapareceu. Com a extinção em 1834, o imóvel foi vendido em hasta pública, e adquirido em 1870 pela família que ainda hoje é sua proprietária. Entre 1991 e 1993 foi objecto de uma intervenção com vista a transformar-se em unidade hoteleira, pertença desde 2000 da Fundação Henrique Leotte. (Rosário Carvalho) | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 23 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 11 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal | CARITA, Hélder; CARDOSO, Homem | Edição | 1987 | Lisboa | Local de Edição - Lisboa Data do Editor : 1987 |
Azulejaria em Portugal no século XVIII | SIMÕES, J. M. dos Santos | Edição | 1979 | Lisboa | |
«Convento de São Paulo da Serra D'Ossa», A Cidade de Évora, nº 55, pp. 149-171 | ESPANCA, Túlio | Edição | 1973 | Évora | |
Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I) | ESPANCA, Túlio | Edição | 1978 | Lisboa | O vol. II é totalmente dedicado às ilustrações. |
Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de Portugal | COSTA, Pe. António Carvalho da | Edição | 1712 | Lisboa | Off. de Valentim da Costa Deslandes, 1706 - 1712 |
Convento de S. Paulo de Serra de Ossa | ARRUDA, Luísa | Edição | 2004 | Lisboa | |
Convento de S. Paulo de Serra de Ossa | COELHO, Teresa Campos | Edição | 2004 | Lisboa | |
Constituições dos Eremitas de S. Paulo da Serra d'Ossa | SÂO BOAVENTURA, Frei Carlos de | Edição | 1707 | Lisboa | |
Chronica dos Eremitas da Serra d'Ossa | SANTO ANTÓNIO, Frei Henrique de | Edição | 1745 | ||
Azulejaria barroca portuguesa: figuras de convite | ARRUDA, Luísa | Edição | 1995 | Lisboa | |
"Azulejos de Policarpo de Oliveira Bernardes em S. Paulo de Serra d'Osa", Azulejo, n.º 1 | MECO, José | Edição | 1991 | Lisboa | |
"O Mosteiro da Serra de Ossa", in O Arqueólogo Português, vol. XXI, pp. 239-44 | Edição | Lisboa |
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Fachada principal da igreja. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Entrada para a antiga cerca e convento (e fachada lateral direita da igreja). IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Fachada dos edifícios conventuais. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Terreiro fronteiro à igreja: fonte. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Interior da igreja: capela-mor com pintura mural. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Interior da igreja: coro-alto e sub-coro. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Interior: corredores com painéis de azulejos. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Claustro: arcaria e fonte na quadra central.IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Interior da sala de jantar (antiga capela do Bispo). IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Jardim das Quatro Estações: portal de acesso e painéis de azulejos. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo da Serra de Ossa - Jardim das Quatro Estações: fonte de espaldar. IPPAR-Rosário Carvalho, 2006.
Convento de São Paulo (Redondo) - fonte no terreiro fronteiro à igreja. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo) - painéis de azulejo da portaria. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo) - claustro. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo) - antiga sala do capítulo. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo) - claustro. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo) - aproveitamento de azulejos na igreja. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo) - altar da igreja - pintura da fase original. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo). DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo) - nave da igreja. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo) - lavabo no antigo refeitório. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo) - fachada principal da igreja. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.
Convento de São Paulo (Redondo) - antigo refeitório. DRCA-Elsa Caeiro, 2018.